Rádio está presente em 80% dos lares brasileiros segundo pesquisa do IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2012. O levantamento apontou um avanço na posse de alguns bens duráveis em relação ao ano passado. Um exemplo é a geladeira, que nesta pesquisa mostra que 96,7% dos brasileiros contam com pelo menos uma, contra 95,8% do ano passado. Já o aparelho rádio está presente em 80% dos domicílios, levando em conta que a pesquisa não considerou os aparelhos de telefonia celular que sintonizam FMs.

O número mostra que ainda é grande o número de casas que contam com pelo menos um aparelho de rádio. O número de pessoas que ouvem rádio é ainda maior, levando em consideração a grande oferta de telefones celulares que são sintonizadores de FMs, além dos rádios instalados em veículos. Segundo dados da Anatel, o Brasil conta com mais de 200 milhões de celulares habilitados.

A pesquisa também mostra um aumento no número de residência com computadores. O levantamento atual mostra que 46% dos lares contam com um computador, sendo que 40% deles estão conectados à internet. Aproximadamente 83,0 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade acessaram a Internet nos três meses anteriores à pesquisa, contra 77,7 milhões no ano anterior, um avanço de 6,8% (5,3 milhões de novos internautas).

Os contingentes de internautas e as respectivas variações percentuais anteriores a essa foram: de 2009 para 2011 (77,7 milhões de pessoas, 14,4%) e de 2008 para 2009 (67,9 milhões de pessoas, 21,5%). De 2011 para 2012, houve aumento do contingente de pessoas que acessaram a internet, em todos os grupos etários, especialmente nas faixas até 29 anos de idade, em que o contingente aumentou 3,4%. Nas faixas acima de 30 anos de idade esse crescimento foi de 11,2%.

Em uma pesquisa realizada recentemente pela Fundação Perseu Abramo, (braço acadêmico do Partido dos Trabalhadores – PT), mostrou que 79% da população pesquisada ouve rádio, sendo que 69% desse total acompanha o veículo diariamente.

De acordo com o levantamento, 79% disse que ouve rádio. Desse total, 69.2% ouve diariamente, 14.3% ouve de 3 a 5 vezes por semana, 13% ouve de 1 a 2 vezes na semana, 2% ouve a cada quinze dias e 1.6% ouve mensalmente. Dos 94% que assistem TV aberta, 87.1% o fazem diariamente.

O número das pessoas que ouvem rádio é semelhante ao dos que contam com rádio em casa. Além disso, o rádio ainda é o veículo de comunicação mais confiável para a população brasileira.

 

 

 

 

 

 

 

 

http://tudoradio.com

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.