Pesquisa mostra que 69% da população ouve rádio diariamente

Um estudo intitulado “Democratização da mídia” feito pela Mark Sistemas de Pesquisas a pedido da Fundação Perseu Abramo, (braço acadêmico do Partido dos Trabalhadores – PT), mostrou que 79% da população pesquisada ouve rádio, sendo que 69% desse total acompanha o veículo diariamente. O resultado é menor apenas que o da TV aberta, que conta com 94% da população. A margem de erro prevista é de 2 pontos percentuais para os resultados com o total da amostra e varia de 3 a 5 pontos percentuais para os resultados nas macrorregiões brasileiras.

Tendo por objetivo principal investigar as percepções da população brasileira sobre os meios de comunicação, a pesquisa abordou temas como o conhecimento sobre o grau de concentração da mídia e sobre o regime de concessões das TVs e rádios, a penetração da internet, a percepção sobre a neutralidade dos meios e opiniões sobre sua regulamentação, com destaque para como diferentes setores sociais se vêem representados, em interesses e imagens, pelos meios que consomem. A empresa que realizou a pesquisa colheu 2.400 entrevistas junto a uma amostra representativa da população brasileira com 16  anos e mais, cobrindo as áreas urbana e rural de 120 municípios (estratificados em pequeno, médio e grande porte), das cinco macro-regiões do país.

O rádio foi o segundo veículo mais consumido pelos pesquisados. De acordo com o levantamento, 79% disse que ouve rádio. Desse total, 69.2% ouve diariamente, 14.3% ouve de 3 a 5 vezes por semana, 13% ouve de 1 a 2 vezes na semana, 2% ouve a cada quinze dias e 1.6% ouve mensalmente. Dos 94% que assistem TV aberta, 87.1% o fazem diariamente.

A pesquisa tem números parecidos com os que foram divulgados pelo Ibope Media em julho, em pesquisa realizada pelo Target Group Índex. Este levantamento mostrou que 73% dos brasileiros escutaram rádio nos últimos sete dias. Esse número corresponde aos brasileiros que vivem nas principais capitais e regiões metropolitanas do Brasil. A pesquisa foi feita em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.

Ao todo, entre julho de 2011 e agosto de 2012, foram realizadas 20.736 entrevistas com pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE, com idades entre 12 e 75 anos. A representatividade é de 49% da população brasileira entre 12 e 75 anos ou 71 milhões de pessoas. De acordo com o levantamento, nas rádios AM e FM, as músicas aparecem no topo da lista dos mais ouvidos (92%). Na sequência estão os noticiários locais (46%) e os nacionais (36%).

O pesquisa aponta ainda que 32% dos ouvintes que afirmam ter escutado com frequência os boletins de trânsito e 30% os de tempo. Noticiários policiais foram ouvidos por 27%, noticiários internacionais por 21% e programas de entrevistas por 20% dos ouvintes. Já os comentários esportivos e programas religiosos atraíram, ambos, 16% do público.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://tudoradio.com

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.