99,5 FM reassume liderança na pesquisa Ibope em Goiânia

O mercado de Goiânia vive um panorama de disputa que há muito tempo não era observado no FM local. Na última década foi acompanhada a manutenção de posições por parte de rádios importantes da cidade, situação que foi alterada a partir de 2012 com o acirramento da disputa por colocações e pela liderança. O panorama atual da audiência local baseado no período 05h-00h (todos os dias e locais) da pesquisa do Instituto Ibope comprova isso: nova mudança na liderança geral, além de evoluções de rádios importantes no ranking goiano. A 99,5 FM se destaca mais uma vez ao reassumir a primeira colocação, situação contrária da pesquisa anterior que apontou outra FM como líder em Goiânia e região metropolitana.

Está acirrado: não é a primeira vez que há inversão de posições entre as duas primeiras colocadas. A atual líder 99,5 FM e a vice-líder Terra FM 104.3 estão travando uma disputa acirrada dese o ano passado, se alterando nas primeiras colocações. Além do panorama de grande disputa, o mercado FM de Goiânia também observa uma elevação da média de audiência das primeiras colocadas, onde há mais rádios próximas do “teto” da pesquisa. As duas primeiras colocadas seguem acima dos 40 mil ouvintes por minuto na média do período 05h-00h (todos os dias e locais), colocando rádios como 99,5 FM e Terra FM entre algumas das estações de maior audiência média do rádio brasileiro (isso quando comparado esses números com índices de rádios de outras capitais e praças importantes). E a tendência de disputa deve permanecer para os próximos resultados.

A Positiva FM 98.9, emissora popular cujo carro-chefe é a música sertaneja, também foi destaque na medição. A rádio registrou na atual pesquisa uma de suas melhores marcas em Goiânia, sendo também uma das responsáveis pelo aumento das médias de ouvintes por minuto no mercado goiano (já que a FM chegou a ampliar em aproximadamente 10 mil ouvintes por minuto em sua média na comparação com resultados de anos anteriores). O resultado posiciona a Positiva entre as rádios mais ouvidas do mercado de Goiânia e, ao lado da Paz FM 89.5, participam efetivamente nesse aumento da média de audiência local. A “irmã” de grupo da Positiva, a Interativa FM 94.9 (atual líder no segmento jovem/pop), também se destacou ao melhorar novamente a sua média de audiência no 05h-00h (todos os dias e locais), assegurando a sua posição no público onde atua e permanecendo entre as mais ouvidas de Goiânia.

O atual panorama também aponta uma melhora na média da CBN FM 97.1 e um novo crescimento da Mix FM 102.1 (rádio que ainda está no início de sua medição, mas que já ganha posições nos principais períodos da pesquisa). A Mix “surgiu” na pesquisa passada, emissora que foi inaugurada em 29 de abril deste ano. A pesquisa é válida pelo trimestre maio a julho deste ano.

Sobre o panorama O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://tudoradio.com/

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.