Copa das Confederações: Brasil e Espanha final que a Fifa queria

A final entre Brasil e Espanha era tudo o que a Fifa e os patrocinadores queriam. Fontes na Real Federação Espanhola de Futebol revelaram que uma partida amistosa entre as duas seleções foi negociada por meses.

Mas as delegações foram “convencidas” pela Fifa e por patrocinadores a tentar guardar esse confronto para um jogo oficial, de preferência, uma grande final.

A Espanha foi a campeã da Eurocopa de 2008, da Copa do Mundo de 2010 e da Eurocopa de 2012. Para alguns, esses resultados colocaram a seleção espanhola entre as melhores da história. Mas esse status não seria comprovado se não enfrentassem e vencessem o Brasil, maior campeão da história.

Desde 2011, pelo menos em duas ocasiões, a CBF e a Real Federação Espanhola chegaram a negociar a realização da partida. Mas o projeto foi frustrado, em parte por conta da falta de datas, mas também diante do lobby de dirigentes para que o jogo mais aguardado dos últimos anos não fosse apenas um amistoso, inclusive para garantir a maior renda possível e exposição mundial.

Empresários ligados à CBF confirmaram ainda  que os espanhóis aproveitaram o lobby dos patrocinadores para recusar jogos contra o Brasil, o que chegou a ser interpretado em algumas ocasiões como uma certa prepotência por parte dos campeões mundiais.

Logo, patrocinadores de ambos os lados também encamparam a ideia de não realizar o confronto em apenas um amistoso, justamente para garantir maior publicidade internacional.

A Fifa já indicou que a Copa das Confederações está batendo recordes de audiência pelo mundo, em comparação às outras edições do torneio. O jogo final entre a atual campeã e a maior campeã da história só aumentaria esse recorde, valorizando a competição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.estadao.com.br

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.