Governo Dilma cai oito pontos percentuais segundo o Ibope

Dados da pesquisa do Ibope Inteligência, realizada a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontam queda na popularidade da presidente Dilma Rousseff.

A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 11 de junho, e reflete o momento anterior à intensificação das manifestações populares no país, e ao evento de abertura da Copa das Confederações, ocasião em que houve vaias à Presidente.

O estudo indica que a avaliação do governo da presidente como ótimo ou bom cai oito pontos percentuais, passando de 63% em março deste ano para 55% nessa última edição.

Já o percentual dos brasileiros que consideram o governo da presidente ruim ou péssimo chega a 13%, voltando ao patamar do primeiro ano do mandato. Em março de 2013, esse índice era de 7%.

Segundo o levantamento, a aprovação à forma de governar de Dilma também diminui, chegando a 71%, ante os 79% registrados anteriormente.  Em consequência, a desaprovação atinge 25% nesta edição, antes era 17%.
Outro indicador que apresenta queda na pesquisa é a confiança na presidente, passa de 75% em março para 67%.

Considerando as três medidas em conjunto (avaliação, aprovação e confiança) e comparativamente à pesquisa de março deste ano, notam-se quedas mais acentuadas entre mulheres, eleitores cuja renda familiar supera os 10 salários mínimos, e aqueles que residem na região Sudeste do país.

A atuação do governo é desaprovada pela maioria da população em seis das nove áreas avaliadas: segurança pública (67%), saúde (66%), impostos (64%), combate à inflação (57%), taxa de juros (54%) e educação (51%).

Destaca-se a atuação no combate à inflação pelo maior aumento de desaprovação – 10 pontos percentuais – neste último período. As áreas que obtêm maior aprovação continuam sendo combate ao desemprego (52%),  combate à fome e à pobreza (60%) e  meio ambiente (55%), embora também tenha havido piora (57%, 64% e 57% de aprovação em março deste ano, respectivamente).

Nesta edição, a percepção do noticiário sobre o governo também ficou mais negativa. O percentual da população que considera as notícias recentes desfavoráveis sobe de 11% para 19% e o da parcela que as considera favoráveis cai de 38% para 22%. Todavia, a maioria dos entrevistados (40%) as considera nem favoráveis nem desfavoráveis ao governo.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada de 08 a 11 de junho, em 142 municípios do país. Ao todo foram entrevistados 2002 eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o grau de confiança 95%.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www.ibope.com.br

Comentarios Recentes

  1. Bom dia

    Parabéns ao povo pela manifestação de insatisfação.
    Seja o partido ou governo que for, tem que sofrer o crivo da população mesmo.
    Até que enfim, o povo está acordando para esse fato de defender partido tal ser o bom e os adversários sejam os ruins. O povo quer é serviços e respeito dessa turma. Esses partidos na maioria dos filiados estão interessados em benefícios próprios.
    Ficam prometendo fundos e mundos e não cumprem nada.
    O transporte por exemplo, nem tanto é o preço ser aumentado, mas o que pega é o péssimo serviço oferecido..
    Ai vem a saúde e segurança pública(devido as leis)um caos.
    Esses governos que ai estão, tanto federal como estadual (go), são governos que estão no poder a mais de 15 anos.. se não melhorou nada ou mínimo na qualidade de vida do povo nesse tempo, então é porque a intenção deles são outras, menos o bem da população. O pior é que nenhum deles poderão colocar a culpa no antecessor, visto que foram eles próprios ou gente colocada por eles.

    Aqui está se gastando uma fortuna em propagandas de forma ostensiva em toda mídia.. será que corresponde a realidade???? Está sobrando dinheiro para gastar tanto assim???? Além disso ainda patrocina determinados blogs(sei lá quanto paga), de pessoas que se dizem jornalistas, que só falam bem do governo, e sempre mau dos opositores.. isso mostra a postura/ética do governo e desses pseudos jornalistas blogueiros.

    E a Dilma em seu discurso (não que eu seja a favor) falando dos problemas de quebradeiras ocorridos na manifestações, dizendo que isso é uma coisa inaceitável…
    mas espera ai… quando ela ela estava na trincheira contra o poder dominante, as atitudes dela e da sua companheirada foi educada a ponto de não quebrar, não matar, não sequestrar, não roubar?????
    Longe de eu ser a favor ou contra determinado regime, o que quis mostrar foi somente um paralelo de duas situações em a mesma pessoa pensar completamente diferente em uma mesma situação.. vai depender em que lado ela está.

    Que a nação acorde e pressionem mesmos esses políticos… que os acompanhem nas votações, verificar o que estão fazendo.. o povo que também proponha leis através de baixo assinado e por ai vai.. tem que ser assim para mudar.

    O problema aqui não é dinheiro, pois a arrecadação é monstruosa, carga tributária como a maior do mundo ou entre as duas mais… A corrupção que é o mal maior.. e é isso que a população tem que focar, pressionando cada vez mais os políticos a tomarem atitudes contra essa roubalheira.
    Se Deus quiser ainda vamos chegar lá e ter um país mais justo.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.