Durante cobertura de manifestação em São Paulo Jornalistas são presos

Nesta quinta-feira, 13, o repórter Piero Locatelli, da revista Carta Capital, e o fotógrafo Fernando Borges, do portal Terra, foram detidos durante a cobertura do quarto protesto contra a redução da tarifa do transporte coletivo no centro de São Paulo.

De acordo com a Carta Capital, a Secretaria de Segurança Pública de SP ficou sabendo da prisão do repórter pela redação. O órgão informou que o jornalista foi preso porque estava com um frasco de vinagre na bolsa – usado como neutralizante dos efeitos de bombas de gás lacrimogêneo -, mas que ele será liberado do 78º DP. Outros 68 foram detidos e levados para um ônibus da PM parado próximo ao Teatro Municipal.

Mesmo portando crachá de imprensa, o fotógrafo Fernando Borges também foi detido. O Terra informa que ele foi levado pelos policiais e passou cerca de 40 minutos junto com outros manifestantes, de frente para a parede, mãos nas costas e cabeça baixa. Após revistarem seus pertences e documentos, o profissional foi liberado porque “não portava vinagre”.

Após a série de episódios de violência envolvendo profissionais da imprensa na cobertura das manifestações, a classe cogita acionar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.