Nome de Mané Garrincha no estádio de Brasília é vetado pela Fifa

Bicampeão do mundo pela seleção brasileira em 1958 e 1962, Garrincha está proibido pela Fifa de ter seu nome associado ao estádio de Brasília durante a Copa das Confederações e a Copa-2014.

O ex-craque do Botafogo dá nome ao estádio da capital federal desde a década de 1980. No ano passado, virou lei no DF: o nome da arena é “Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha”.

A Fifa, no entanto, decidiu que, durante as competições que organiza, o complemento “Mané Garrincha” não será permitido. E isso terá de ser respeitado em propagandas e divulgações dos eventos.

A entidade argumenta que as competições são de “interesse internacional” e que deve “manter a consistência dos nomes dos estádios”.

Contudo, outros estádios que também possuem nomes tradicionais, e, em tese, de difícil compreensão semântica para o público internacional, como Maracanã e Mineirão, não sofrerão mudança.

No que depender do governo do Distrito Federal, a Fifa não terá problemas legais em mudar temporariamente o nome do estádio –que sediará a abertura da Copa das Confederações e sete partidas do Mundial em 2014.

Embora o governo tenha afirmado, em nota enviada à Folha de São Paulo, “estar certo de que não haverá necessidade de mudança na arena da capital federal”, projeto de lei enviado semana passada pelo governador Agnelo Queiroz (PT) aos deputados distritais inclui artigo prevendo a troca.

Na prática, é uma manobra para atender a Fifa após derrota política em 2012. Já ciente do desejo da federação de não ter Mané Garrincha vinculado ao nome da arena, Agnelo vetou projeto de lei que assim o batizava. O veto foi derrubado pelos deputados.

Caso o texto agora proposto por Agnelo seja aprovado, abre-se também a brecha para que a Fifa associe o estádio a um determinado patrocinador. A entidade afirma que isso não irá acontecer.

Diz tratar-se de procedimento comum. Cita como exemplo os dois últimos mundiais, na África do Sul (2010) e na Alemanha (2006).

Neste último caso, o exemplo mais específico é a Allianz Arena, moderno estádio do Bayern de Munique, que durante a Copa de 2006 perdeu o nome da seguradora e recebeu um genérico: Arena de Munique.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www1.folha.uol.com.br

Comentarios Recentes

  1. parabéns ao pessoal da 820 que vai ser referência em breve em esportes em goiás. até porque esse pessoalzinho da clube, essa direção não sabe nada de rádio. ei donos da 730, coloquem o paulo francisco na direção dessa emissora que vocês verão o que é na verdade um rádio bem feito. nos moldes de kajuru. isso é a mais pura certeza! do contrário a 730 só tende a cair.

  2. Boa noite

    Éehh… esse pessoal da Fifa, estão mandando mesmo.

    Poderiam aproveitar e pedir para a Dilma resolver o problema da saúde, da violência, do transporte, etc etc.. isso do Brasil inteiro, não só próximo a esses monumentos de obras super super faturadas.

    Me parece que em Salvador, proibiram até vender acarajé nas proximidades(raio de 1 km se não me engano) do estádio.. eles interferem até na gastronomia do país.. é mole?… Mudam até leis existentes no país,entre outros cito a meia entrada.

    O pior é que essa tal de Fifa, faturam muito, com publicidade/ingressos e depois se mandam com o dinheiro, sem gastar quase nada e ainda dando pitaco nos país dos outros.

    Até..

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.