Sindicato dos Jornalistas divulga nota de repúdio contra Diário da Manhã

O Jornal Diário da Manhã viola o Estatuto da Criança e do Adolescente, fere a ética jornalística e desrespeita toda a sociedade. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás torna público seu veemente repúdio à publicação, feita pelo jornal Diário da Manhã, na capa de sua edição de 14 de março de 2013, de fotografias de um estupro de uma criança, ocorrido num praça pública da cidade de Quirinópolis. As fotografias são reproduções de um vídeo feito por uma moradora da cidade e que faz parte do inquérito instaurado pela Delegacia de Polícia do Município. O jornal e seus jornalistas têm o dever de levar informações de interesse público a toda sociedade goiana. Este dever não inclui o direito de expor crianças que têm suas identidades protegidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. A desfiguração do rosto – recurso utilizado na reportagem – não impede que a criança seja identificada, principalmente pelos que possam ter algum tipo de convivência com ela. Mas as imagens reproduzidas pelo jornal Diário da Manhã não desrespeitam somente a vítima e seus familiares; desrespeitam a toda a sociedade goianiense. A exposição de tamanha violência não tem outra justificativa a não ser a do lucro fácil com a venda de jornais. O jornal – e quem decidiu pela publicação das fotografias – feriram o Código de Ética do Jornalista Brasileiro que, em seu artigo 11, estabelece que o jornalistas não pode divulgar informações “de caráter mórbido, sensacionalista ou contrário aos valores humanos, especialmente em cobertura de crimes e acidentes.” O jornal fere a ética e os princípios do Jornalismo. Também abusa das liberdades de expressão e de imprensa ao violar os direitos constitucionais da cidadania. Infelizmente, o caso em voga não se esgota em si. Práticas semelhantes já ocorreram e podem voltar a ocorrer na produção pseudojornalística da grande imprensa – principalmente em jornais e programas de rádio e TV popularescos que não se pautam pela informação de interesse público e não se preocupam em respeitar a dignidade humana. O Sindicato dos Jornalistas de Goiás – entidade sindical sem poder para fiscalizar o exercício profissional do jornalismo – chama a atenção de toda a sociedade para a imperiosa necessidade de criação do Conselho Federal de Jornalistas e seus respectivos Conselhos Regionais para que casos como este possam ser investigados e os responsáveis punidos por seus pares. Defendemos as liberdades de expressão e de imprensa, defendemos o direito do cidadão à informação e não podemos compactuar com o desvirtuamento do imprescindível papel do jornalismo para as sociedades democráticas. Por isso mesmo, condenamos práticas que não dignificam o jornalismo e a categoria dos jornalistas.

Goiânia, 14 de março de 2013. Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás.

Comentarios Recentes

1. CONCORDO DA NÃO COMPCTUAÇÃO DA CLASSE, MAS QUERO VER SE A ENTIDADE TEM CORAGEM JURIDICA DE PUNIR A EMPRESA E FAVORECER OS FAMILIARES DA CRIANÇA COM AÇÃO JURIDICA, SENDO ESTE O CORRETO E O PROPRIO MINISTERIO PUBLICO DEVERIA TOMAR AS PROVIDENCIAS.

Adicionar Comentario