Denúncia da Rádio CBN pauta a TV Globo

Após denúncia divulgada pela CBN, a TV Globo repercutiu a notícia de que o Ministério da Saúde suspendeu temporariamente até sexta-feira, 8, concurso para residência médica. A emissora televisiva veiculou reportagem sobre o caso no ‘Jornal da Globo’ na noite dessa terça-feira, 5. A apresentadora, Cristiane Pelajo, credita o furo à rádio antes de chamar matéria de André Curvello.

Na última sexta-feira, 1º, reportagem de Júlio Lubianco, veiculada pela CBN, apontou suspeita de irregularidade em concurso realizado em 16 de dezembro. Oito mil candidatos concorrem a 470 vagas para residências médicas em instituições públicas e privadas que tenham convênio com o Ministério da Saúde. A suspeita foi levantada na quinta-feira, 31, quando as notas foram divulgadas. Vinte e dois candidatos gabaritaram quatro provas, mas tiveram aproveitamento médio de 45% no quinto exame, de clínica médica.

O jornalista da CBN do Rio de Janeiro conta que ficou sabendo do caso por meio de uma conhecida que prestou o exame. “Recebi a dica de uma pessoa que conheço e que fez o concurso. Passei a investigar e a procurar os órgãos, como Ministério da Saúde e Defensoria Pública”.

Para Lubianco, as rádios sempre fazem conteúdo diferenciado, que é repercutido pelo restante da imprensa. “Produzimos materiais de qualidade que são pauta para outros veículos. No formato reportagem, concordo que não acontece sempre, mas fazemos entrevistas que sempre pautam jornais e revistas”.

A tendência, aponta o jornalista, é fornecer informação de qualidade e, cada vez mais, disputar furos com outras plataformas. Ele considera que o rádio é mais imediato que a web, porque o repórter não precisa parar para escrever a matéria. “Não concorremos apenas com a internet, concorremos com todos os veículos. Até porque estamos no online, pensar só no rádio é uma visão muito limitadora, gosto de pensar em uma plataforma multimídia”.

Da mesma forma, a chefe de reportagem da CBN, Maíra Menezes, considera que o rádio veicula reportagens de denúncia e não tem o papel exclusivo de prestação de serviço. “O rádio tem uma função de serviço muito importante, mas não é só um prestador de serviço. Não sei se um dia chegou a ser só isso. A CBN é uma emissora nacional, que debate temas importantes para o país”.

Nesta semana, o repórter da CBN, Robson Sales, continua apurando o caso e fazendo suítes ao longo de toda a programação da emissora e Lubianco, mesmo de férias, garante: “teremos novidades”.

 

 

 

 

 

 

 

www.comuniquese.com.br/

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.