Oportunidades para publicidade no Brasil com chegada da Copa do Mundo de 2014

Os esportes fazem parte da rotina dos brasileiros, tanto que, no País, sete em cada dez pessoas acompanham partidas do gênero ao menos três vezes por semana, de acordo com a pesquisa Consumer Watch Latam, feita pela Kantar Worldpanel. O levantamento aponta também que 85% da população brasileira acompanha a Copa do Mundo, considerado o campeonato mais importante entre os esportes.

Com a proximidade da Copa de 2014, as discussões sobre as oportunidades para as marcas ganham volume, já que a expectativa de bons resultados é grande. Segundo a pesquisa da Kantar, para 29% dos brasileiros, essa será uma Copa mais alegre por ter um país latino-americano como sede, assim como para 22% haverá mais motivação entre os envolvidos e 20% acreditam que os latinos terão mais acesso ao evento. Em contrapartida, 4% da população acredita que a Copa será mais desorganizada e 3% entendem que será mais insegura e perigosa por acontecer no Brasil.

Apesar de alguns indicadores pessimistas, há um sentimento em sua maioria de otimismo em relação a este momento, porém com um clima de muita pressão. É o que aponta uma pesquisa qualitativa da Firefly Millward Brown, empresa parceira do IBOPE no Brasil, segundo a qual prevalece a intenção de mostrar ao mundo os valores culturais do brasileiro, com alegria e otimismo, apostando na realização de um grande evento.

De acordo com o estudo da Millward Brown, as empresas devem refletir sobre o alto investimento para participar da audiência do evento. Assim, se faz necessário o planejamento a médio e longo prazo, pois muitos espaços são comercializados com anos de antecedência.

O planejamento estratégico também é essencial com a escolha adequada da modalidade e/ou do esportista em que investir. Para isso, é preciso definir e se adequar aos  objetivos de comunicação da marca, como a visibilidade que se quer  alcançar   ou a construção de posicionamento perante o público. Os valores e propostas da marca também devem estar adequados aos valores e propostas essenciais do time, esporte ou esportista patrocinado.

 

 

 

 

http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/default.aspx

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.