É comemorado hoje o dia do Rádio

Hoje é comemorado o Dia do Rádio. A data foi escolhida em comemoração ao aniversário de Roquete Pinto, considerado “Pai do Rádio Brasileiro”. Em 1923, Roquete inaugurou a primeira rádio do Brasil, a Sociedade do Rio de Janeiro. Vale lembrar que a primeira transmissão de rádio no país já havia acontecido o dia 7 de setembro de 1922, para um discurso de Epitácio Pessoa, na época presidente do Brasil, que este ano comemorou 90 anos.

Segundo fontes históricas, o inventor do rádio foi Guglielmo Marconi, com a criação do “telégrafo sem fio” em 1896. A invenção do italiano proporcionou o desenvolvimento do rádio que conhecemos hoje. Porém é de conhecimento nacional que o rádio poderia ter nascido no Brasil, em 1894, pelas mãos do padre e cientista gaúcho Roberto Landell de Moura, com o desenvolvimento de um aparelho semelhante ao telégrafo de Marconi, transmitindo e receptando sinais em São Paulo, mais precisamente da Avenida Paulista até o bairro de Santana (Zona Norte da capital paulista).
Informações dão conta que somente em 1900 Landell conseguiu mostrar publicamente o seu invento, dando brecha para que Marconi ficasse conhecido como inventor do rádio.
Panorama atual
Hoje, com a utilização de várias faixas e formatos de radiodifusão, o Brasil se vê as vésperas de definir sua entrada em mais uma era da história do rádio: o rádio digital que  em nosso país segue indefinido.
O governo federal segue debatendo sobre qual padrão será adotado, testando dois modelos. O IBOC (padrão norte-americano) e o DRM (europeu). Várias emissoras brasileiras seguem em testes com os padrões europeu e americano, além de estudos sobre os benefícios e malefícios dos dois padrões.
O Blog  parabeniza a todos os profissionais que atuam no Rádio, veículo que comemorou 90 anos de história, atravessando guerras, revoluções e ditaduras sem nunca deixar de fazer a sua principal função: a de informar e entreter.
Com informações do Tudo Rádio.

Comentarios Recentes

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.