Fifa emite nota para defender criação de nomes do mascote da Copa

O departamento de comunicação da Fifa emitiu um comunicado em que defende as três opções de nomes para o mascote oficial da Copa de 2014. Após críticas contra as denominações disponibilizadas, a entidade informa que chegou a cogitar a votação aberta à população brasileira, mas a ideia acabou descartada em razão de complicações jurídicas.

Amijubi, Fuleco e Zuzeco são os nomes disponibilizados pela Fifa para batizar o tatu-bola, animal escolhido para ser o mascote do Mundial no país. Apesar de manifestações de estranheza a respeito das alcunhas sugeridas, a entidade informa que já conta com mais de 115 mil votos registrados.

“Quando o primeiro plano foi elaborado, chegamos a cogitar um procedimento aberto pelo qual membros do público poderiam sugerir nomes. No entanto, esse procedimento não foi possível devido à complexidade do registro de diversos nomes e da legislação de propriedade intelectual. Mesmo assim, como queríamos muito que os brasileiros pudessem desempenhar um papel ativo no batismo da mascote, decidimos realizar algo inédito e oferecer algumas opções para votação”, manifesta a Fifa através do comunicado.

Segundo a Fifa, as opções de nomes para o tatu-bola tiveram que passar por um processo de análise pensando especificamente sobre o caráter internacional de pronúncia.

“Como todo dono de animal de estimação sabe, escolher um nome adequado não é fácil. Batizar uma mascote oficial é ainda mais complicado, pois a denominação precisa ser totalmente nova e inovadora, e nós simplesmente não podemos evitar essas exigências jurídicas. O nome também precisa ser relevante e pronunciável não apenas em um país, mas no mundo todo”, argumenta a entidade.

No comunicado a Fifa volta a discorrer sobre as referências de ecologia na criação dos nomes sugeridos. A entidade ainda se explica diretamente ao torcedor que pedia um termo de batismo mais simplificado para o animal.

“Vimos vários comentários e sugestões de que a mascote deveria se chamar simplesmente Tatu-Bola. Porém, como já explicamos, essa possibilidade não existe devido a restrições jurídicas”, diz o comunicado.

A votação para batizar o tatu-bola prossegue no endereço: http://mascot.fifa.com/voting.php. O anúncio do nome do tatu acontecerá em 25 de novembro, durante o Fantástico, na TV Globo.

 

 

 

 

Uol.

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.