Cinegrafista da TV Goiânia/Band é preso por PM quando filmava acidende

O cinegrafista da TV Goiânia/Band,Marco Antônio Tavares, foi preso agora a tarde quando filmava um acidente ocorrido no Parque Amazônia. O momento em que ele foi algemado pela polícia chegou a ser transmitido ao vivo pelo programa Chumbo Grosso que estava sendo apresentado por Batista Pereira.
Pelo que foi informado pela emissora, o cinegrafista Marco Antônio estava na área demarcada pela polícia, fazendo as imagens com a devida autorização do policial militar responsável, assim como outros profissionais da imprensa. Entretanto, durante a transmissão, um segundo policial o retirou do local e ele foi então, algemado e encaminhado ao 8º Distrito Policial. A Polícia Militar, em contrapartida, informou que a referida área era proibida e que ele não respeitou às determinações policiais.

O cinegrafista ficou detido das 02h30min as 05hs da tarde e quando foi liberado participou ao vivo do programa Brasil Urgente/Goiás com Joel Datena. O cinegrafista fazia imagens de um acidente que aconteceu na Avenida Feira de Santana, envolvendo uma viatura do Batalhão de Choque da Polícia Militar. O veículo capotou após colidir com uma moto e deixou cinco pessoas feridas. A prisão gerou polêmica nas redes sociais e tanto público quanto profissionais da imprensa de diversos veículos goianos estão manifestando indignação com o fato.

Veja o vídeo da prisão:

http://youtu.be/ocAcQZ84hEo

O secretário da Segurança Pública e Justiça, João Furtado, afirmou, por meio de nota enviada à imprensa lamentar o fato ocorrido envolvendo o cinegrafista da TV Goiânia/Band, “O secretário determinou que seja verificado se ouve violação do Procedimento Operacional Padrão e abuso de poder ou se o profissional de imprensa cometeu os crimes de desobediência ou desacato”, diz.

O secretário disse ainda respeitar o trabalho da imprensa como fiscalizadora dos atos das forças que compõem a Segurança Pública.

No fim do texto, o secretário pede a compreensão sobre a necessidade de respeito às orientações técnicas das autoridades competentes, pois a preservação dos locais onde ocorreram crimes ou acidentes.

“É fundamental, inclusive, para garantir a segurança de profissionais e da população em geral. Essa observação vale tanto para fatos que envolvam veículos oficiais quanto particulares”, conclui.

Veja a nota na íntegra:

“O secretário da Segurança Pública e Justiça, João Furtado, lamenta o fato ocorrido na tarde desta quinta-feira (9/8), envolvendo o cinegrafista da TV Goiânia/Band, e informa que já determinou a apuração do ocorrido.

O secretário determinou que seja verificado se ouve violação do Procedimento Operacional Padrão (POP) e abuso de poder ou se o profissional de imprensa cometeu os crimes de desobediência ou desacato.

João Furtado reitera que respeita o trabalho da imprensa como fiscalizadora dos atos da SSPJ e das demais forças que compõem a Segurança Pública.

Por fim, o secretário pede a compreensão de toda a sociedade sobre a necessidade de respeito às orientações técnicas das autoridades competentes, pois a preservação dos locais onde ocorreram crimes ou acidentes é fundamental, inclusive, para garantir a segurança de profissionais e da população em geral. Essa observação vale tanto para fatos que envolvam veículos oficiais quanto particulares”.

 

Comentarios Recentes

  1. É um absurdo! Acho que o bom senso cabe em todo lugar. Não sei se o cinegrafista estava errado ou não. Mas, deveria ter sido levado em consideração que ele assim como aqueles policiais, estava ali trabalhando. Não estava fazendo turismo pela cidade. Outro absurdo é ter algemado um cidadão que, como já disse estava trabalhando. Sabemos que não é bandido e que não representava risco a ninguém. Portanto, eu pergunto: por que algemar?!
    Outra coisa que não entende: por que haveria a necessidade de tomar os equipamentos da emissora?

    É uma falta de respeito. A imprensa tem que ser mais respeitada. E o pior de tudo isso é ver que a falta de respeito foi cometida justamente por quem deveria garanti-la!!!

  2. EU penso porque pede curso superior para ingresso na PM, se um policial nao precisa nem saber respeitar os direitos do cidadão ou da liberdade de imprensa imagina fatos mais agravantes, curso superior pra que? primário ta bom, isto acontece porque não vemos punição por parte de integrantes da PM, fazem e acontecem e não é a primeira vez, a imprensa goiana so pode mostrar o que acontece quando a polícia prende, mas quando o fato acontece com a policia nao pode ser mostrado, a corregedoria tem que apurar com mais rigidez.

  3. Creio que o cinegrafista invadiu o perímetro do isolamento do local do acidente, sendo assim o mesmo cometeu um crime, tipificado no C.P. e por isso o motivo da sua prisão. A questão do ato de algemar e devido a resistência do mesmo no momento da prisão e isso não é de forma alguma motivo para tanto “alarde”, isso ocorre tanto para segurança do conduzido como para a equipe que está conduzindo o preso.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.