Record será única TV aberta do Brasil a exibir os Jogos Olímpicos

Nesta segunda-feira (23/07),  o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres Sebastian Coe inaugurou oficialmente o centro de imprensa que reunirá os meios de comunicação no Parque Olímpico durante a cobertura do evento.

Com bom-humor, durante a inauguração o presidente brincou ao pedir aos jornalistas presentes no evento  que estejam “iluminados” durante a cobertura dos Jogos.

A estimativa é que cerca de 6,2 mil jornalistas circularão pelo centro de imprensa de 29 mil km². A estrutura possui cinco salas de conferência com capacidade para 850 pessoas.

A Record será a única TV aberta do Brasil a exibir o maior evento esportivo do mundo.
Entre os dias 25 de julho e 12 de agosto de 2012, a Record vai exibir todos os detalhes das 29 modalidades esportivas que compõem o programa olímpico. Além de exibir os emocionantes e acirrados confrontos pelo lugar mais alto do pódio, a emissora vai realizar uma ampla cobertura jornalística do evento ao mostrar os principais acontecimentos dos Jogos em seus telejornais: “Jornal da Record”, “Fala Brasil” e “Domingo Espetacular” serão apresentados, ao vivo, de Londres. O programa “Esporte Fantástico” e o “Hoje em Dia” também vão exibir reportagens especiais com as estrelas do evento e os bastidores e curiosidades da competição.
As disputas entre os melhores atletas do mundo serão exibidas, ao vivo, diretamente das arenas esportivas. Narradores, comentaristas e repórteres vão acompanhar de perto cada detalhe do evento.

A cobertura olímpica da Record contará com três satélites exclusivos e uma transmissão totalmente em HD.

A emissora montou uma grande estrutura para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres: 35 toneladas de equipamentos saíram do Brasil e desembarcaram na Inglaterra. Serão oito câmeras exclusivas equipadas com lentes de grande alcance, 20 câmeras de externa, seis câmeras de estúdio, 18 ilhas de edição, dois swicthers de produção, duas mesas de corte de vídeo com mais de 40 entradas simultâneas, duas mesas de áudio com mais de 200 canais de entrada, matriz de vídeo para suportar mais de 100 sinais simultâneos, câmeras portáteis, mochilinks, quatro unidades de produção com transmissão via satélite e matriz de comunicação com 224 portas. 500 metros de cabo serão lançados nos locais de competição para geração de conteúdo exclusivo e 10 mil metros de cabos foram utilizados para a instalação de todo o sistema.

Para o transporte dos sinais de Londres para o Brasil e vice versa, a Record vai utilizar a tecnologia de vídeo via fibra ótica e satélite. Em alguns estádios também será utilizada esta tecnologia associada à transmissão sem fio para receber retorno de vídeo.

A Record prepara ainda um telão interativo touch screen com recursos de vídeo e análises gráficas. O recurso tecnológico será utilizado durante toda a cobertura do evento. Serão produzidos conteúdos exclusivos para serem exibidos em uma tela de 100 polegadas. Os resultados das competições serão atualizados em tempo real. Dentro das aplicações será exibido um mapa 3D de Londres onde o apresentador poderá interagir linkando os locais de eventos com entradas ao vivo dos repórteres.

A cobertura contará também com câmeras robóticas para interação dentro da Vila Olímpica na área dos atletas brasileiros. Uma unidade móvel ficará no centro de treinamento dos atletas durante os Jogos – com câmeras sem fio conectadas via fibra ótica disponibilizando conexão bidirecional de áudio e vídeo.

Para a transmissão do futebol serão disponibilizadas duas unidades móveis transmitindo via satélite: uma sediada no hotel da seleção brasileira e outra itinerante cobrindo os jogos diretamente dos estádios.

Uma quarta unidade móvel fará a cobertura de Londres para mostrar o comportamento das torcidas e os fatos que acontecem fora das arenas esportivas.

Outro diferencial dessa cobertura será o estúdio de vidro, o Glass Studio. Uma inovação tecnológica para controle da intensidade de luz externa e reflexos. Os telejornais da emissora serão exibidos, ao vivo, do local.

Uma das grandes novidades da Record será a exibição dos Jogos Olímpicos em 3D nas salas de cinema do país. A emissora pretende exibir cerca de 60 horas de competições em 3D. Ao todo, são mais de 150 salas da rede Cinépolis com a tecnologia espalhada pelos mais importantes estados do Brasil.

Durante o período de disputa dos Jogos Olímpicos, a Record vai oferecer ao seu telespectador uma grande variedade de atrações. Além da ampla cobertura da Olimpíada, a emissora continuará exibindo os seus programas de entrevistas, auditório, entretenimento, filmes, séries, reality shows, desenhos e novelas.

RECORD NEWS:
A Record News será transformada praticamente num canal olímpico, com 320 horas de programação dedicada exclusivamente aos Jogos Olímpicos. Serão aproximadamente 20 horas diárias de transmissão, a maior parte ao vivo.

A proposta é abrir espaço para as modalidades que não terão espaço na Record, oferecendo assim uma alternativa ao telespectador, que terá assim outras opções.

A programação jornalística também terá algumas alterações.

Em clima pré-olímpico, até o dia 25 de julho, início das Olimpíadas, o Esporte Record News, apresentado por Janice de Castro, passa a ser exibido no estilo mesa redonda, com a presença de narradores e comentaristas da emissora e atletas convidados.

Heródoto Barbeiro vai ancorar o Jornal da Record News diretamente de Londres, do início ao fim do evento, às 21h.

Serão exibidos ainda boletins de 15 minutos durante todo o dia, apresentados por Janice de Castro, Rodrigo Hinkel e Fabiana Panachão.

PROGRAMAS EXIBIDOS AO VIVO DE LONDRES:
Jornal da Record – Apresentado por Ana Paula Padrão
Fala Brasil – Apresentado por Roberta Piza
Domingo Espetacular – Apresentado por Paulo Henrique Amorim
Esporte Fantástico – Apresentado por Mylena Ciribelli
Hoje em Dia – Apresentado por Celso Zucatelli

NARRADORES:
Álvaro José
Otávio Muniz
Eduardo Vaz
Lucas Pereira
Mauricio Torres

COMENTARISTAS:
Fernando Scherer – NATAÇÃO
José Eduardo Savoia – FUTEBOL
Luisa Parente – GINÁSTICA
Magic Paula – BASQUETE FEMININO
Maurício Lima – VÔLEI MASCULINO
Oscar Schmidt – BASQUETE MASCULINO
Renê Simões – FUTEBOL FEMININO
Romário – FUTEBOL MASCULINO
Popó – BOXE
Robson Caetano – ATLETISMO
Rogério Sampaio – JUDÔ
Virna Dias – VÔLEI FEMINÍNIO

APRESENTADORES:
Ana Paula Padrão
Celso Zucatelli
Mylena Ciribelli
Paulo Henrique Amorim
Roberta Piza

REPÓRTERES:
Adriana Araújo
Adriana Bittar
Alex Mendes
André Tal
Bruno Piccinato
Carlos Dorneles
Claudia Reis
Cleisla Garcia
Gudryan Neufert
Heloisa Villela
Jean Brandão
Rodrigo Vianna
Thaís Furlan
Vinícius Dônola

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.