Segundo Presidente da FGF Serie C deve começar nesta semana

Após um mês de incertezas, brigas jurídicas, prejuízos e angústias, a novela em relação ao início da Série C pode estar perto de um fim. Quem garante é o presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), André Pitta. Segundo o dirigente, a terceira divisão do Campeonato Brasileiro começará no próximo fim de semana. Entretanto, ele ainda não sabe quando a CBF oficializará a decisão.

– Isso ainda não é oficial, mas tenho essa informação desde a semana passada. Para mim é segura, agora pode acontecer alguns percalços durante a semana e isso não se concretizar. Mas de zero a dez, eu diria que as chances são de oito – comentou Pitta.

O presidente da FGF preferiu não revelar qual seria o mecanismo jurídico utilizado pela CBF e pelo STJD para autorizarem o início da competição. A Série C só continua paralisada devido à briga jurídica com o Treze-PB, que após várias reuniões com a entidade máxima do futebol brasileiro, decidiu manter as ações na Justiça comum reivindicando uma vaga na Terceirona.

– Prefiro não entrar nesse mérito. Tem duas alternativas, mas na verdade existem alguns fatores jurídicos, que se eu adiantar como é o pensamento, pode atrapalhar no final – disse André.

O dirigente goiano declarou que ainda não sabe se a CBF planeja indenizar os clubes participantes da Série C devido ao prejuízo que tiveram durante o período inativo. Segundo ele, a CBF ainda discute como será a tabela da competição. O torneio pode começar a partir da rodada em que estaria atualmente, ou se ajustar com as partidas que estavam previstas desde a primeira rodada, que aconteceria no dia 27 de maio.

Entenda o caso

O Treze tenta, através de medidas judiciais, a vaga que pertence ao Rio Branco para disputar a Série C do Brasileiro. No ano passado, a equipe acriana, após ter o seu estádio interditado pelo Ministério Público, acionou a Justiça Comum e acabou desclassificada da competição. Um acordo posterior com a CBF, no entanto, permitiu o retorno do clube.

Como ficou na quinta colocação da Série D, o Galo da Borborema se sentiu prejudicado e, por isso, ingressou com uma ação pedindo a vaga junto ao STJD, onde foi derrotado por unanimidade. Sem saída, o alvinegro paraibano ‘apelou’ para a Justiça Comum e conseguiu uma liminar, expedida pela juíza da 1ª Vara Cível de Campina Grande, Ritaura Rodrigues, para disputar o campeonato. A liminar em seguida foi mantida pelo desembargador Genésio Gomes Pereira Filho, do TJ da Paraíba.

Já o Brasil de Pelotas perdeu seis pontos na Série C do ano passado e, por isto, ficou em último lugar e acabou rebaixado. O clube entrou com ação na Justiça Comum querendo reaver os pontos e assim se livrar do rebaixamento. Se isto acontecesse, quem cairia seria o Santo André.

 

Globo.com

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.