BBC LANÇA CANAL em HD para o Brasil

A BBC lança, na próxima segunda-feira (28), o primeiro canal em alta definição da emissora britânica no Brasil.

Por enquanto, o BBC HD está incluído somente no pacote Top HD da Net (ao custo de cerca de R$ 140 por mês) e vai legendar a maioria dos programas. Até o final do ano, quer fazer parte da grade de outras operadoras.

A série “Sherlock”, que traz o detetive mais famoso das histórias de Arthur Conan Doyle para os dias atuais, vai ter a segunda temporada exibida aqui a partir de junho.

É curioso que a BBC tenha pulado a primeira temporada, apesar de os episódios serem independentes.

“Quisemos trazer o que temos de mais novo entre nossas produções”, explica Viviana Rubinstein, diretora de comunicação do braço da BBC que cuida dos canais na América Latina. “Top Gear” também estreia já no 18º ano.

A programação estará dividida por temas em cada dia da semana.

Também haverá shows, programas de aventura em parceria com o guia de viagens Lonely Planet e coberturas de eventos como o jubileu de 60 anos da rainha Elizabeth 2ª no trono britânico e festividades da Olimpíada de Londres.

Pensando na nova lei de TV paga, ainda em regulamentação, o canal vai abrir um escritório no Brasil. A ideia é analisar projetos de conteúdo nacional que se adaptem à linha editorial da BBC.

“Vai ser o primeiro lugar da América Latina onde vamos tentar produzir”, diz Rubinstein, apesar de a BBC já ter aberto canais na Argentina, no Chile e em outros países do continente americano. Depois, essa programação feita no Brasil deverá ser exportada para outras praças.

A BBC hoje já está presente no país com programas jornalísticos em inglês. A proposta do BBC HD é expandir isso para a área de entretenimento, agora em português, e trazer de volta produtos que estão no ar em outros canais.

Por exemplo, “Planeta Gelado” é exibido pelo Discovery Channel. “Terra” já foi apresentado dentro do “Fantástico”, da Globo. “Nosso setor de vendas vai continuar negociando conteúdo. Mas nossos maiores sucessos devem voltar ao novo canal.”

Sem divulgar valores, a emissora afirma que a estreia no Brasil é o maior investimento da rede fora do Reino Unido neste ano.

Foi pensada exclusivamente em canais de alta definição, que têm melhor qualidade de som e imagem, porque “70% do que a BBC produz já é nesse formato”.

Isso também acabou determinando que, ao menos nos primeiros meses, o canal não terá propaganda paga, fora os comerciais institucionais da marca. Acontece que a publicidade no Brasil ainda engatinha na produção em HD.

 

 

http://www.folha.uol.com.br/

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.