Decisão da Copa do Brasil a partir de 2014 deve ser em jogo único

A decisão da Copa do Brasil, tradicionalmente disputada em dois jogos desde sua criação, em 1989, pode mudar a partir de 2014. A exemplo do que acontece na Europa com a Liga dos Campeões e a Liga Europa, a final pode passar a acontecer em jogo único e com um estádio pré-definido antes do início da competição.

A informação é de Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que falou sobre o assunto na Câmara dos Deputados, em Brasília, na última quarta. Segundo o cartola, o principal objetivo da medida é dar mais uso a arenas onde o futebol não é tão desenvolvido. A proposta, no entanto, ainda está longe de virar realidade.

“Existe uma hierarquia que deve ser respeitada. A CBF não pode exigir que uma federação de determinado estado aceite jogar suas partidas num estado diferente do seu”, disse Virgílio Elísio à Agência Câmara.

O dirigente esteve na Câmara para participar de um seminário sobre o legado dos estádios da Copa de 2014, organizado pela Comissão de Turismo e Desporto da casa. Durante todo o evento, a grande preocupação demonstrada pelos parlamentares foi quanto ao que aconteceria com as arenas de jogos após o Mundial.

A ideia de Virgílio Elísio, além de proporcionar um jogo de grande porte em um local descentralizado, ainda agradaria a TV. A transmissão do jogo único, segundo o cartola, já foi até aprovada pela atual detentora dos direitos de transmissão do torneio. “A Globo adorou”, segundo ele.

Esta seria a segunda grande mudança no regulamento da Copa do Brasil. A partir do ano que vem, os clubes que disputam a Libertadores voltam a jogar também o torneio nacional. De acordo com regulamento divulgado no ano passado, eles entram apenas na quarta fase da Copa do Brasil, que passaria a ter 86, em vez de 64 clubes.

 

 

http://esporte.uol.com.br

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.