Clássico não terá torcida única, mas MP pede suspensão de organizadas

A proposta de ter torcida única nos clássicos entre Goiás e Vila Nova pelas semifinais do Goianão foi rejeitada, por unanimidade, em reunião na tarde desta quarta-feira no Ministério Público do estado (MP-GO). A medida foi sugerida pela Secretaria de Segurança Pública, mas não foi levada adiante. Entretanto, no encontro desta quarta voltou a pedir a proibição da entrada das torcidas organizadas nos estádios goianos.

O MP protocolou uma Ação Civil Pública pedindo a suspensão por 240 dias das atividades da ‘Força Jovem Goiás’ e da ‘Torcida Esquadrão Vilanovense’. A torcida do Atlético-GO ‘Dragões Atleticanos’ também foi lembrada pelo MP, que pediu a suspensão do grupo rubro-negro por 30 dias. A torcida ‘Sanque Colorado’ não entrou no pedido porque não possui CNPJ, e é tratada como uma ‘torcida pirata’ pelo MP.

Se a Justiça aceitar o pedido de liminar, estará proibido o uso de vestimentas, faixas, cartazes, bandeiras, instrumentos musicais ou qualquer outro meio que possa identificar as torcidas nos estádios de futebol ou em reuniões dos membros neste período.

Em janeiro deste ano, o Ministério Público fez um pedido semelhante, mas com suspensão de apenas 30 dias, que foi acatado pela Justiça. A decisão durou até o dia 13 de março. O MP espera que a decisão para o pedido atual saia até esta sexta-feira. A reunião no MP contou com representantes da Polícia Militar, Polícia Civíl, Federação Goiana de Futebol e Agência Goiana de Esportes e Lazer (Agel).

Outras decisões

Durante a reunião desta quarta, também ficou definido que menores de 12 anos só entrarão no clássico do próximo domingo, entre Vila Nova e Goiás, acompanhados por maiores de idade. Ficou definido também que será cobrado de todos os torcedores que forem ao Serra Dourada deverão apresentar documento de identificação pessoal na entrada.

A polícia deve disponibilizar um efetivo de 500 homens para o clássico. A reunião também discutiu estratégias para intensificar o policiamento principalmente nos arredores do Serra Dourada, e nos terminais de ônibus. Somente em 2012 morreram três torcedores vítimas de confrontos entre torcidas. No ano passado foram cinco assassinatos decorrentes de brigas entre torcidas.

 

Globo.com

Comentarios Recentes

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.