As Maiores Torcidas do Brasil em 2012/Ranking

O Futebol, paixão nacional, reúnem milhões de brasileiros na frente da TV, do rádio, nos estádios e também pela internet que através dos sites, redes sociais e programas de mensagens conversam, debatem, discutem e defendem seu time com toda vontade e paixão, no mundo não há torcida tão apaixonada como a que se encontra no Brasil, garante muitos.
Pesquisa Lance-Ibope [Clique na Imagem para Ampliar]
A única restrição é quando esta paixão vai além dos limites e lamentavelmente vemos cenas de vandalismo, violência e até mortes entre briga de torcedores que de torcedores mesmo não têm nada, pois uma torcida apaixonada sabe respeitar a adversária que também tem sua paixão e a festa consiste justamente nisto, neste clima descontraído de provocação sadia, onde todos se divertem e quem perde entra na festa juntamente com quem ganha para comemorara vitória, lamentar a derrota, porque um jogo termina e se prepara para o outro que começa em breve, um campeonato chega ao fim e enquanto os vencedores levantam a taça os perdedores analisam suas falhas, erros, para começarem uma rígida preparação para a próxima campanha e assim deve ser a torcida brasileira, apaixonada como sempre foi, não deixando que fatos isolados venham atrapalhar o brilhantismo desta festa, e em meio a esta multidão de torcedores, qual time tem a maior torcida?
Lista com as 10 maiores torcidas do Brasil 2012 é o que não falta na internet. Mas todas deixam a desejar pois é feito uma média, entrevista-se um determinado número de pessoas e daí se deduz quais são estas maiores torcidas, o que é contestado por muitos, principalmente por aqueles que não veem seu time entre os primeiros colocados também em número de torcedores.
Confira abaixo algumas destas listas e veja se você concorda ou não:
Fonte: Pluri Pesquisas Esportivas IBGE | Base: Jan/2012
Ranking das Maiores Torcidas do Brasil em 2011-2012
Primeira Lista:
1º) Flamengo 17,2%
2º) Corinthians 13,4%
3º) São Paulo 8,7%
4º) Palmeiras 6,0%
5º) Vasco 4,1%
6º) Grêmio 4,0%
7º) Cruzeiro 3,5%
8º) Santos 2,7%
9º) Atlético Mineiro 2,6%
10º) Internacional 2,5%


Segunda lista:
1º) Flamengo 17%
2º) Corinthians 14%
3º) São Paulo 8%
4º) Palmeiras 6%
5º) Vasco 4%
6º) Cruzeiro 3%
7º) Grêmio 3%
8º) Internacional 3%
9º) Santos 2%
10º) Atlético Mineiro 2%
Encontrou seu time em boa posição? O campeonato brasileiro/2012 está quase começando e é agora que vemos as torcidas explodirem, neste que é um dos principais campeonatos do mundo. Em breve, teremos todas estas torcidas reunidas, em uma só voz, torcendo para a seleção brasileirão, na Copa do Mundo que serão realizada aqui, no Brasil em 2014, será quando o mundo inteiro irá conhecer realmente os torcedores mais apaixonados do planeta.
E assim espera-se que as maiores torcidas do Brasil dêem seu exemplo, dando cartão vermelho para a violência e comemorando com muita alegria seja nos estádios, em casa ou nos bares e lembre-se que o futebol é a coisa mais importante entre as menos importante em nossas vidas.

 

http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/

Comentarios Recentes

  1. Maior mentira isso, pesquisa feita somente sul e sudeste, 3º maior torcida do brasil disparado so vasco da gama, 16, milhoes do torcedores, aonde que a torcida do gremio com respeito ao time, tá perto do vasco, vem aki no nordeste e norte fazer essa pesquisa que vc muda isso….. midia barata….

      1. Bom se depender de voceis da região norte e nordeste o flamengo sempre sera o primeiro,mesmo porque infelizmente não tem time que presta nestas regiões, e o flamengo só è conhecido porque a 50,60 anos atras as rádios dai só sintonizavam rádios cariocas certo!!! Se quiserem ter a certeza disso pergunte para seu pai, avô, enfim alguém mais velho…

          1. NUNCA VI NINGUEM FAZER ESTA PESQUISA EM LUGAR ALGUM. TEM TORCEDOR A BEÇA DO MENGÃO. ESTA PESQUISA É FURADA PAGA PELO CURINTIA.

        1. Falou tudo Alex e eu vou um pouco mais longe no que vc expôs.
          A mídia faz os times crescerem em torcida nestes Estados sem times expressivos no futebol. Para você ter idéia, até aqui em Minas que tem Cruzeiro e Atlético eles passam jogos dos times do Rio/São Paulo. Msotivo disso: Pegar os torcedores do interior que nao tem bom acesso ao futebol e fazer com que eles conheçam apenas times como: “framengo” “curinthias” “SumPaulo”. Por isso estes times estao crescendo tanto e a preferencia deles maior é o curinthians.

          1. palmeiras esta decrescendo fortemente. hoje 21/07/2012 sua torcida ja é menor que a do corinthians, sao paulo e santos na faixa etaria de 14 a 30 anos. no estado sp so ganha da portuguesa e guarani.com times do rj continua a mesma coisa.

          2. Aqui no noroeste alto paranaiba norte de minas tem isso não. Não somos influenciados de maneira alguma aqui a proporção é 40% Cruzeiro, 27% Atletico, 8% Flamengo 10% sem time eo resto outros clubes. Como São Paulo, Corintians, Palmeiras e Gremio o resto nem se ve falar,
            viu.

          3. estas pesquizas sao as maiores mentira em qualquer parte do brasil a torcida do atletico mg e maior quea do cruzeiro e so ver a media de puplico dos campeonato brasileiro

          4. Caro André Luiz o Corinthians não perde tempo com pesquisas pois o dinheiro do Corinthians é para investir em novos jogadores e no crescimento do clube quem deve pagar pesquisa é o Flamengo já que não tem dinheiro para pagar os jogadores kkk agora sabemos onde vai o dinheiro do Flamengo para pagar pesquisas fajutas ….rs

        2. Deixa de ser idiota, se as radios cariocas eram sintonizadas no nordeste a 50,60 anos, com certeza não falava só sobre o Flamengo, mas também sobre o Vasco, Botafogo e Fluminense!

          Se fosse assim era pro Fluminense ter a maior torcida do Brasil, pois é mais antigo que o Flamengo, Vasco e Botafogo!

          O Flamengo tem a maior torcida devido a imigração de torcedores cariocas(oriundos de comunidades carentes)para as regiões norte e nordeste, onde se deu a maior influência da torcida!

          Repare que os times cariocas são mais antigos do que os times paulistas, e mesmo assim o Corínthians, Palmeiras e São Paulo tem torcidas maiores que a do Vasco, Botafogo e Fluminense!

          1. amigo só quero te dizer que a torcida do vasco só é menor que a do Corinthias, são Paulo, Palmeiras e santos dentro do estado de SP. pois fora desse estado ai o Vasco é maior que qualquer um outro desse estado ai. que pena que o nosso Rj é menor em estado e em população, se não vocês iriam ver que nem aí dentro a torcida de vocês seria maior que a do Vascão!!!!!!!!!!

          2. Vc está totalmente enganado. Essa vantagem não tem nada com rádio ou imigraçào. É que no interior do dos estados do nordeste a tv só pega com parabólica. Todos só assitem a programaçào do rio.

          3. A do flamengo cresceu pela mídia mesmo, até cantores como Jorge Ben, Tim Maia e Gil da Bahia, ajudaram nisso. O resto dos cariocas não tem torcida nem lá no RJ, por isso está realidade.
            Agora a torcida do Verdão é muito mais que 17 milhões e, mesmo na 2 divisão, prevalesse as sua tradição!!!
            Há o Palmeiras vai voltar.

        3. É amigo está enganado no nordeste só tem um time, que um dos melhores do brasil a seleção pernambucana SPORT clube do recife . TORCIDA JOVEM DO SPORT É NÓS CONTRA TODOS APENAS OS VEADOS ,LOUCOS E BABACAS TORCEM PARA O FLAMENGO

          1. cara a tua falta de educaçao e prepotencia com relação a esse timinho saco de pancada no campeonato brasileiro que perde 2 finais seguida do estadual (a ultima na ilha no aniversario do time)para un time de terceira divisão,e tu ainda vem com essa babaquisse,cresce e aparece otario

        4. mentira sua tem time sim que presta no norte e no nordeste so que vc é muito caipira e num sabe falar o Sport é um time bom e o Santa Cruz que na SÉRIE D COLOCOU MAIS 40 MIL TORCEDORES no estádio vc é mt caipira e aqui no nordeste a maior torcida naum é flamengo não é o SPORT seu caipira

        5. galera deixem de serem estupidos e ignorantes, falam do nordeste como se fosse superiores a ele,a opinião de voces não vai mudar nada, mais tenho certeza que ficar dizendo que no NORDESTE não tem time que presta é um desrespeito muito grande vem aqui no NORDESTE , no CEARA ver um jogo do FORTALEZA contra CEARA ver se não tem torcida….. seus besta

      2. RAPAZ,
        FIQUE POR DENTRO DO FUTEBOL MEU AMIGO,PALMEIRAS COM MAIS TORCEDORES QUE O VASCO NO BRASIL? TA LOUCO DA CABEÇA NÉ? PONHA UMA COISA NA SUA CABEÇA, TIMES DE SÃO PAULO SO TEM TORCIDA EM SÃO PAULO, ISSO É FATO AMIGO.FAÇA UM TESTE: COLOQUE VASCO E PALMEIRAS OU VASCO E SÃO PAULO EMM QUALQUER REGIÃO DO BRASIL TIRANDO LOGICAMENTE O EIXO RIO-SÃO PAULO E REPARE OS ESTÁDIOS,SÓ ISSO, VAMOS VER QUEM LEVA MUITO MAIS TORCEDORES.COMBINADO?

        1. RAPAZ, NÃO SEJA TÃO BURRO…VASCO COM MAIOR TORCIDA QUE O SÃO PAULO???PIADAAAA..VC’SÓ PODE SER IDIOTA. VASCAÍNO, CARIOCA TEM QUE SER BURRO MESMO…MANÉ.

          1. Seu Burro,se for postar alguma coisa,fale quando tiver razão Idiota Vasco sim que é time,e os times paulistas tem mais tocida só por causa de esta localizado no maior estado do brasil!!!!!!

          2. Esse teu timeco nao tem mais torcida que o Vasco nem aqui nem na china.

        2. Não é o que eu vejo quando ando pelo Brasil. Em Brasília fui comprar uma camisa do Corinthians numa grande loja de material esportivo e vi um cabide com milhares de camisas do flamengo, então perguntei ao vendedor qual camisa era a mais vendida. Resposta: Corinthians. Achei estranho mas ele falou que é carro chefe na loja.

          1. Em Maringá no Paraná também só DA CORINTHIANS E olha que o paraná te bons times,como o CORITIBA E ATLENTICO PARANAENSE….

        3. NÃO FALA BESTEIRA COLEGA, O VASCO TER MAIOR TORCIDA QUE O PALMEIRA É BRINCADEIRA!!!! ACHO QUE VOCÊ ESTÁ VENDO COISAS, TIPO ALUCINAÇÃO, SONHOS, ETC. O PALMEIRAS ENCHE QUALQUER ESTÁDIO DO BRASIL, ESTANDO BOM OU RUIM; LEMBRA-SE DOS JOGOS QUE O PALMEIRAS FEZ NO NORTE DO PARANÁ; PALMEIRAS É SINÔNIMO DE COLÔNIA ITALIANA E, ITALIANO TEM EM TODO LUGAR DO BRASIL; VÊ SE CAI NA REAL BABACA E NÃO FALE BESTEIRA.

          1. e o vasco é colonia portuguesa, vc quer ver se no brasil tem mais descendentes de portugueses ou de italianos.

          2. É por isso que vascaino é burro o pá, vem dos portugas.
            O Palmeiras tem muito mais torcedores, muito mais títulos, muito mais fama que este tal vasco da gama.
            Eu não conheço nenhum torcedor do vasco na minha quebrada.
            Aliás, em lugar algum. Há tem o Roberto Dinamite né?

        4. é amigo, vc está engana, sou da Bahia e já fiz este teste de torcida, realmente aqui tem muito vascaino, mas a maioria infelizmente é do flamengo, porém tem muitos São Paulinos, inclusive sempre agente faz um brincadeira tentando saber quem tem mais torcida onde nós estamos, e o ranking sempre dá 1-FLAMENGO (INFELIZMENTE), 2-SÃO PAULO, 3-VASCO, 4-CORINTHIANS E AI VAI…. Realmente o corinthians tem muita torcida no estado de SP e isso representa muito no ranking, mas por onde ando no nordeste, o São Paulo é muito forte…

        5. Esse seu timinho ai que se chama Vasco, nem torcida tem, muito menos no próprio estado, então faz um favor, fique quieto. O São Paulo é a 2º torcida do estado de SP e a 3º do Brasil, tendo todas as condições dentro de alguns anos ser a maior do país, não é a toa que é a torcida que mais cresce …

        6. Ja morei em Mato Grosso, e passo sempre pela região centro-oeste, e posso te garantir, a torcida dos times cariocas la e na região sul são bem menores que dos clubes de São Paulo. Mas quando se fala no RJ, ES e nordeste, a maioria é carioca. Moro em Minas e posso te garantir, tem mais torcida dos clubes paulistas que dos Mineiros. Entao pode ter certeza que esta pesquisa é muito válida.

          1. Dudu o que vc disse é a mais pura verdade,eu nasci no paraná e conheço os três estados do sul e aqui quem não torce pros times local ,torce para times paulistas e na grande maioria são corintianos ,quase não vemos torcedores de times carioca aqui no sul,hoje moro no espirito santo e aqui sim tem muito torcedor carioca….

          1. é isso mesmo meu amor da-lhe tricolor!!!! o time da nacao gay assim como eu.

      3. Ele ta louco mesmo o Vasco tem mais torcida do que isso.Todo mundo sabe que Vasco e Flamengo sao as maiores torcidas do Norte e do Nordeste do Brasil.Nessas regioes sao por volta de 67 milhoes de pessoas.Com excessao do Rio Grande do Sul,Sao paulo e partes do Parana as torcidas de Vasco e Flamengo sao as maiores.E porque paulista so porque ve meia duzia de gatos pingados de sua torcida eles acham que teem mais que os outros se enxerga paulistada.

    1. Claro se voce fizer uma pesquiza no norte e nordeste, vai ter mais torcedor do time local do que aos de outros estados,mas lembre o seguinte: existe em todo o Brasil torcedores do Flamengo, Corintians, Sao Paulo e Palmeira etc, um gaucho, paranaense , paulista etc nao irá torcer por nenhum time do nordeste ou norte, porque estes times nao tem expressões nem nacional , nem internacional, enquanto um Gremio, Inter, Cruzeiro ou Atletico Mineiro tem.

      Sou baiano, mas reconheco que o futebol da nossa regiao, fica muito a desejar.

    2. se toda eleição pra presidente fosse obrigado a votar em um time, o vasco tava isolado em 3º, e o flamengo disparava, por muita gente não entender de futebol, ai ja sabe.

        1. meu nome jose alexandrino dos santos natuural da baiha da sidade de anguera a 150 kl de salvador sou tosedor do vitoria mas meu time de coracao e flamengo nao tem par neuma tosida porque u toserdo do flamengo saber toser se time nao tiver bem chega a final de brasileirao i perde nao chega ter agumas violencia com nu estado de sao paulo e so porisso u flamengo e u maior em tocida do mundo flamengo e unico time que torsedor nao tem rivalidade com us otro trosedores a tosida e da paz sempre vae se asi mas uma vezes flamengo flamengo flamengo flmengo f f ffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff

          1. aprende escrever o mane depois vc tecla;;;; SOU CRUZEIRENSE E A VERDADEIRA LISTA E ESSA:
            FLA:35 MILHOES
            COR:26 MILHOES
            BAMBI:18 MILHOES
            PAL:15 MILHOES
            VAS:13 MILHOES

          2. pelo amor de Deus meu amigo… vai ler um livro, ir para a escola qualquer coisa que lhe ensine a escrever… MEU DEUS!! o cara escreve até ‘cidade’ com ‘s’ ahhhh… para!!! só poderia ser flamenguista!!!

          3. José de que Flamengo vc esta falando?,aquele que só existe nos seus sonhos kkkkkkkkkkkkkkkk..
            Dizer que a torcida do flamengo é da paz vc ta brincando né ?kkkk

          4. torcida mesmo o são paulo não tem…..tem muito simpatizante, que finge que torce, pra não ficar de fora das conversas na firma….mas não tem amor pelo time….

          1. É isso aí, se alguém está com dúvidas sobre a imensidão de torcedores na NAÇÃO RUBRO-NEGRA, então entra no site da fifa, e em qualquer outro site de futebol, lá sempre terá o FLAMENGO, como a maior torcida do mundo….agora vcs ficarem brigando não tem nem lógica, nós flamenguistas, não vamos perder tempo discutindo isso né….abrass

          2. O flamenguinho só é a maior torcida do brasil por causa dos cabeças de cocos(nordestinos), por que se não teria uma pequena torcida que nem a dos times do rio, aqui é São Paulo F C, o maior clube do futebol Brasileiro, sem duvidas…

          3. Aff Digo eu pra vc Levi Lopes….só acredito que a torcida do flamengo é a maior, quando essa pergunta estiver na pesquisa do IBGE e cada Brasileiro responder ela,ou mais Fácil quando sua torcida lotar um estadio no japão como fez a torcida do Corinthians !!!!

    3. Essa pesquisa é claramente manipulada.
      Se voce procurar pelos resultados de qualquer enquete feita na internet voce vera que a torcida do Vasco é mto maior q as torcidas de gremio,cruzeiro,inter,santos,etc.
      a verdade é q comparando todas as enquetes de internet (as principais), consegui identificr q a torcida do flamengo pe 2,3 x maior q a torcida do Vasco,a do corinthians é quase o dobro,a do sao paulo é 30% maior,a do palmeiras tem mais ou menos o mesmo tamanho e a dos outros times nao chegam nem na metade de torcedores vascainos.

      1. QUERO DIZER QUE QUEM ACHA QUE O VASCO ESTÁ NA 3ª COLOCAÇÃO DE TORCIDAS DO BRASIL É UMA TOLICE E UMA INVERDADE, POIS, ACREDITAR SOMENTE NUMA OU OUTRA REDE SOCIAL INDIVIDUAL DE RANKING DE TORCIDAS NÃO QUER DIZER NADA; O QUE VALE MESMO É PERGUNTAR DE PESSOA A PESSOA PARA QUEM ELE TORCE, E AÍ SIM VERÁ QUE O PALMEIRAS É GRANDE NO BRASIL.

          1. Vergonha é o Flamengo que nos últimos dois anos vem apresentando um futebol ridículo ,e só não cai pra segunda divisão porque é amparado pela toda poderosa Rede Globo ,PORQUE COM ESSA PELADA QUE ELES VEM MOSTRANDO EM CAMPO NÃO SERVE NEM PARA TERCEIRA DIVISÃO KKKKKK ISSO SEM FALAR NAS DIVIDAS E SALÁRIOS ATRASADOS DOS JOGADORES ….

      2. teem-se que se levar em conta que a regiao sudeste, especialmente o estado de sao paulo,e´a mais rica do pais,entao ela concentra um maior numero de tecnologias com acesso a internet.E se mesmo assim a massa vascaina marca presença nesses debates on-lines e´porque nao e´tao pequena como muitos pensam e o VASCO tem 70% de sua torcida fora do Rio de Janeiro.

      1. Ae seu vascaino de merda, acho melhor você se informar melhor. Vcs nunca conseguiram passar o meu São Paulo nas pesquisas… O palmeirinha quem sabe…

    4. o vasco só perde pro fla e o gambá !!! sou capixaba e aqui só dá vasco e flamengo . só conheço 2 corinthiano e 1 palmeirence aqui . e no nordeste a mesma coisa .

    5. concordo mano isso ai é a midia que so sabe inventar
      onde q o santos vai ficar em 8º e o santa cruz kkk nem se fla o gremio ganhando deles??! a midia so publica mentiras

    6. Flamengo, corinthians, são paulo, palmeiras e outros clube do sul e sudeste podem ter 137694239581034593842 de torcedores mas, 99% deles não são torcedores verdadeiros. São torcedores de pesquisas que nunca vão ao estádio. dizem “Sou torcedor” mas não sabe o nome de nenhum jogador do time. Tenho um amigo que se diz São paulino aqui em recife e ele nasceu em SP. Perguntei a escalação do time e ele falou “Só conheço Rogério Ceni e Kaká”. Esse é o nível de torcida dos times do Sul/Sudeste. Aqui em Recife é diferente! Temos poucos torcedores mas temos os mais fiéis, que conhecem o time, acompanham o time… E aqui cerca de 70% da população torce pelos times do estado, diferentemente dos outros estados nordestinos.

  2. vasco tem uma grande torcida no nordeste dividindo o coraçao dos torcedores com o flamengo
    assim como o palmeiras que é o time do estado de sao paulo que tem maior torcida no nordeste
    sou vascaino de coraçao e digo que meu time juntando norte nordeste sul sudeste e centro oeste do brasil é a 4 torcida do nosso pais empatada com a do palmeiras

      1. Cara No Nordeste sem duvida nenhuma, o VASCO tem mais Torcedores ao lado do Flamengo… Principalmente no Maranhão aqui o Vasco Domina… PODE CRER. A MAIORIA DA POPULAÇÃO É VASCAÍNOS E FLAMENGUISTAS!

      1. – Uhuuu !!! Palmeiras o maior do Brasil !!!
        – Filhinho , acorda , tá na hora de ir pra escola !
        – Ah , mãe , logo agora que eu estava tendo um sonho tão legal…

        Faz favor … Parmerinha Série B não é o maior nem no bairro da Barra Funda , quanto mais no Brasil …

  3. PQ OS TIMES DO NORTE NÃO ESTÃO NA LISTA, SE BATEM RECORDE DE PÚBLICO NACIONAL NO ESTÁDIO MANGUEIRÃO. O ÚLTIMO FOI DE MAIS 35 MIL TORCEDORES, HÁ MAIS DE 10 DIAS!

    1. Não tem nada haver encher estádios, o clube de futebol que é grande em seu Estado e que não encher um estádio pelo menos algumas vezes pode fechar as portas. Um estádio em média cabe 35 mil pessoas, isso até clubes pequenos tem.
      Sou corintiano e estou satisfeito com o crscimento da minha torcida, mas eu acho que deveria sim ter uma pesquisa sobre os times do NOrte, mas isso é a falta de interesse de mercado, tlves existe pouca procuraem se saber esses numeros. Infelizmente.

    2. deixa de ser idiota só pq o mangueirao enhce com mais de 35 mil. desde quando mangueirão é time e o que importa é torcida nao recorde de estadio se fosse assim SANTA CRUZ E SPORT eram lideres de publico o que importa É TORCIDA e daleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee SPOOOOOOOOOOOORT

      1. Porque os times locais são segundos times, quando questionados, os moradores respondem que seus times do cração são os do centro do país.

    1. Olha eu sou corintiano e vejo que a torcida do Santos tem aumentado sim, mas o Santos tem um problema, que nuitos santistas não entendem e ficam com raiva quando eu falo, talvez por analizarem mais pelo sentimento. O Santos é muito atrelada a eras de grande jogadores, existem mais uma identificação com o jogador que com o clube, exemplos era Pelé, era Robinho, era Neymar, eu vi isso e vejo de novo, vi crianças imitando o Robinho e as pedalas, mas depois que ele saiu não havia uma indentificação com o clube e vi alguns desses passarem a torcer para Corinthians ou São Paulo. Ou seja é mais um modismo uma sensação do momento, o jogador leva mais indentificação que o clube, só que o jogador não joga pra sempre ele sai e o clube fica.
      Falta uma indentificação clubstica, o que acaba havendo com o Santos muitas vezes é momentos de eras de jogadores que viram moda.

      1. sou da bahia e sou vascaino tive em são paulo a algum tempo e as camisas de clubes q mais circulam e do corinthians e a do são paulo e andei por muitos lugares praticamente se divide entre corinthians e são paulo santos e palmeiras quase não se ver, tive tambem em sorocaba e o fato segue corinthians e são paulo são mesmo mais populares em todas as classes sem restrição, palmeiras tem sempre um grupo de torcedores concentrados em algum canto aqui na bahia não muito diferente são paulo e corinthians tem muitos torcedores palmeiras ja fica bem colocado junto com o vasco, ja a torcida do flamengo e mesmo a maior e isso não se discute.

    1. engraçado, moro no ABC PAULISTA, EM MAUÁ, saiu a para ir trabalhar, vejo um monte de santista, busco minha filha na escolinha vejo um monte de santista, vou jogar bola com uns amigos, tem um monte de santista, aonde trabalho contando só os homens, somos a maior torcida, vou ao paraná na férias, varias familias santistas, e fazem uma pesquisa vejo que o meu PEIXE não está nem entre as 5 maiores torcidas, é só posso imaginar que essa é a retaliação por não ser de uma capital, mas tudo bem santista vive de história e títulos do passado e do presente, não precisamos de mais nada!

          1. Ricardo e Augusto,

            Em 5º não, mas pelo menos em 6º, acho que é sim.
            Em 2014 vcs vão ver o SANTOS em 4º lugar fácil.

          2. Esperem e verão, se a pesquiza for seria, Santos FC quarta maior torcida do Brasil em 2014 ou 2015

          3. 4a. maior torcida do Brasil é a do Santos … Só esqueceram de dizer que é do LITORAL do Brasil … Porque querer dizer que em Mauá Santos é maioria , é o mesmo que dizer que o CRB de Alagoas marcou mais gols que o Manchester United em 2012 e por isso é melhor …

      1. Você não pode achar que o País se baseia só no seu ambiente e sua região, qual é a população do lugares que você foi? O Brasil tem quase 200 milhões de pessoas, só por que viu muitos santistas em sua volta não quer dizer que existem muitos no resto do país.

      2. Olha já vi o Luiz Alvaro falando sobre isso. 1º A pesquisa feita não engloba a baixada Santista (Santos, Praia Grande, Guarujá e etc.).

        2º O Santos FC pode não ter a maior torcida mas temos a 4º maior receita do futebol brasileiro ficando atrás do 1º Corinthians, 2º São Paulo 3º Internacional.

        A torcida do Flamengo fica em 5º Lugar considerando a a maior parte de sua torcida fica no norte onde as pessoal não consomem produtos do seu clube.

        Podem pesquisar no google sobre as receitas.

        1. sonha mais cara
          o marketing do flamengo é o 4 maior do mundo contando clubes do mundo inteiro (até da europa)se o flamengo existe até hoje é por causa do dinheiro que ganha do marketing da camisa e da tv. traduzindo: depende da torcida pra “sobreviver”

          1. simmmm…. e onde estão aplicados esses valores de um clube com o 4º maior marketing do mundo??? no bolso do Ronaldinho G. do Atletico – MG?? e o estádio do Flamengo?? e o centro de treinamento?? e os salários em dia??? realiza meu irmão… o flamengo só tem torcedor… mas é pobre d+… o marketing do flamengo se fosse tão bom teria pelo menos um estádio modesto como o do eterno vice VASCO… Saudações do SOBERANO!!! SPFC!!!

      3. Caramba, sera que só eu então que não conheço mais do que dez santista. Santos é o time dos idosos e por isso não cresce mais ou seja, a tendencia é só diminuir mais ainda …

    2. a torcida do flamengo é gigantesca. ela é 2,3 x maior q a torcida do Vasco,entao se tem 33 milhoes de flamenguistas, tem tb 14 milhoes de vascainos. as principais enquetes de internet apontam esses numeros.
      podem procurar no google, q vai ver mais ou menos essa diferença

  4. amigos reflitam um pouco,
    tds vcs se dizem homem, e falam que gostam de mulher,
    mais na realidade vcs estao brigando por 11 jogadores homens e mais os reserva e os tecnicos, pq la nao tem nenhuma mulher

    amigos o que e isso, la so tem um monte de homem correndo atras de uma bola, ou pelo menos falam a verdade, que na realidade vcs gostam e dos homens que correm atras da bola, e nao de uma camisa que tem um nome e um numero

    1. Nossa que comentario mais bobo e idiota. no minimo deve ser um cara sidentário que nunca praticou um esporte ou teve a emoção de torcer para o seu time e se emocionar. Aqui esta se falando de esporte, não tem nada haver o que você disse.
      Pelo que você falou quem parece não gostar de mulher é você.
      Você sabe que falou besteira, tanto que nem se indentificou.

  5. O Vasco 3 Maior torcida com certeza! mas para tirar a duvida só fazendo uma votação obrigatoria ,pra saber quais são as maiores torcidas do Brasil!Está pesquisa é uma fraude!!!

    1. cara, é so voce pegar as principais enquetes de torcidas e fazer uma pequena conta de cabeça e vera q a torcida do flamengo é 2,3 x maior q a torcida do Vasco,entao tem 7 milhoes de vascainos faltando nessa pesquisa.diminuiram a torcida do Vasco pela metade nessa pesquisa

  6. essa pesquisas sao uma palhaçada, nunca a tor cida do vasco foi menor que a do sao paulo, aqui no nordeste o vasco e terceiro ou quarto.

  7. Sou vascaino e acredito que o vasco tenha no minimo uns 12 mil~hoes de torcedores….
    e o bahia tem mais torcida q o botafogo e do que o spot facil

    1. O Bahia só tem mais torcida do que o Sport dentro da Bahia porque no Brasil inteiro a torcida do Sport é bem maior. O bahia é um clube decadente e sem estrutura. Se continuar assim até a torcida do Vitória vai passar a do Bahia em Salvador. Assim como aconteceu em Pernambuco, que a torcida do Sport ultrapassou a torcida do Santa Cruz.
      O Sport é o maior clube sócio esportivo do norte/nordeste, com estádio próprio e tem o melhor CT do nordeste. O Bahia não tem sede, não tem estádio proprio e o CT do Jahia está sulcateado e além disso fica a mais de 70 km de Salvador. Isso sem falar na queda do Bahia para a serie C, lugar que o Sport nunca esteve.

  8. Meus deus que abisurdo a torcida do sporte e maior do que a do Bahia kkkk .nos nordestinos sabemos a verdade , so deixe eu ganhar o capeonato baiano 2012 pra vc ve o que e torcida 10 anos na fila de espera não aguento mais.

    1. kkkkk,passou onde ai na sua cidade pode ser né o manézão,”mano” a pesquisa ainda da colher de chá pra voces pq o flamengo pela fifa já tem mais de 35 milhoes de torcedores,onde voce sonha e delira mesmo que arrumaram 8 milhoes de torcedores pra passarem a gente, acha que é assim né que gente nasce igual xuxu na cerca,não pensa que Flamengo tem torcida no Brasil inteiro e no mundo e que os filhos se tornam flamenguista e assim em diante,não são nem o segundo do mundo,perdem até pras dois mexicanos,voce vai morrer seus filhos e seus netos e nunca verão seu time chegar nem perto de torcida do FLAMENGO,DELIRA AI COMO Meu IRMÃO DELIRA CONTINUA SONHANDO AI SIM DEVE SER MAIOR SUA TORCIDA QUE A NOSSA!!!

      1. Flamengo é a maior torcida de torcedores de Radinho de Pilha do Brasil que nunca viram os jogadores e ainda acham que Zico ainda ta jogando! kkkkkkkkkk

    2. passou.. ai voce acordou né cara. o flamengo tem mais de 10 milhoes de torcedores de vantagem de vcs, ai vcs ganham 10 milhoes de torcedores do dia pra noite, cinceramente cara pra alguem dizer uma coisa dessas devia voltar pra escola pra vida inteira, devia ser um crime dizer uma mentira dessas meu deus. FLAMENGO sempre a maior do brasil e do mundo !!!

      1. Nunca me peguntaram para que time eu torço,e eu nunca conheci e nem conheço uma unica pessoa que já tenha respondido essa pergunta ,por qualquer enquete que seja,então como eles sabem que o Flamengo tem a maior torcida ,isso não passa de palhaçada da rede Globo mais cuidado Flamenguista logo a rede Globo cansa de vcs já que vcs estão fazendo só cagada no futebol….

  9. SINCERAMENTE ESSES NUMEROS TEM GRANDE EQUIVOCO MESMO,HÁ UNS 5 ANOS NO MINIMO O FLAMENGO JÁ TEM MAIS DE 32 MILHOES DE TORCEDORES,O QUE TERIA ACONTECIDO SÓ MORRE FLAMENGUISTA NO BRASIL,MORRERÃO POR VOLTA DE 4 MILHOES DE TORCEDORES SÓ DO FLAMENGO,NÃO NASCE NENHUM,SINTO,MAIS INDISCUTIVEL TODOS SABEM QUE EH NOSSA A MAIOR TORCIDA DO MUNDO,PESQUISA FIFA APONTA O FLAMENGO COM MAIS DE 34 MILHOES EM 2010 COMO A MAIOR TORCIDA DO MUNDO,DIFERENÇA DE QUASE 9 MILHOES DE TORCEDORES EM RELAÇÃO AO CORINTHIANS QUARTO NO RANKING MUNDIAL DA FIFA PERDENDO PARA DOIS TIMES MEXICANOSE AQUI COM MENOS DE 30 MILHOES,TÃO MATANDO MUITO FLAMENGUISTA NÃO ACHA NÃO MEU CARO,SOU DO SUL DE MINAS E FORA OUTRAS REGIOES POR ONDE ANDO A IMENSIDÃO DE TORCIDA DO FLAMENGO É COISA JAMAIS VISTA NO MUNDO ,COMO A DO CORINTHIANS,MAIS ISSO SÓ NO ESTADO DE SP EM ALGUNS POUCOS OUTROS,MAIS NADA NEM SE QUER COMPARADO COMO O FENOMENO QUE É A TORCIDA DO CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO,VENHAM AQUI NA NOSSA REGIÃO POOR EXEMPLO QUE É UMA DAS REGIOES MAIS POPULOSAS DE MINAS E FAÇAM UMA PESQUISA,ACREDITO QUE QUSE CINQUENTA POR CENTO DO SUL DE MINAS SEJA FLAMENGUISTA E ESSE NUMERO AUMENTA EM ALGUMAS CIDADES,SAUDAÇOES RUBRO NEGRAS!!!!

  10. Engraçado isso né na mesma pesquisa dois mapas diferentes no de cima aponta o Flamengo com 33,2 milhoes de torcedores e no debaixo ”matam” 4 milhoes de torcedores,engraçado mais ainda é que esses mesmo 33,2 milhoes de torcedores nossa torcida já possuia há alguns anos atrás,puxa vida que decepção meus amigos Flamenguistas viraram corinthianos???? ah vão pentear macaco quem fez essa pesquisa que coisa mais imunda e nojenta deviam ter vergonha na cara pois ta na mesma a fraude disso isso querendo rebaixar o FLAMENGO E PROMOVER ESSE TIME DE VARZEA QUE SONHA QUE É CAMPEÃO DO MUNDO ATÉ HOJE!!!

  11. a maior sacanagem do futebol brasileiro é falarem que a torcida do corinthians é menor que a do flamengo pois a maioriaque diz ser flamenguista são nordestino que tem 2 times ja os corintianos são fieis de verdade .me responda qual é o time lucra mais no brasil qual vende mais camisas e que é mais popular no brasil. tudo o que acontese no futebol brasileiro é em torno do timão.a inprensa vive em torno do timão.ate quando voces vãõ levar esta mentira adiante en….

  12. Quero ver a proxima pesquisa. O Santos era setimo ou oitavo em 2002, aí ganhamos titulos adoidado e passamos a ser a nona maior torcida. Se ganharmos tudo esse ano, talvez fiquemosem decimo lugar KKKK. PESQUIZINHA FDP ESSA

    1. os caras fazem pesquisa só nas capitais, esses FDP querem derrubar o SANTOS, somos 3º maior torcida na Timemania, e eles me aparecem com essas pesquisas compradas… SANTOS CONTRA TUDO E CONTRA TODOS…

      1. Isso memo Romulo, agora acabamos de ganhar mais um Campeonato ( o paulista 2012), será que vamos cair pra decimo lugar, pois quanto mais ganhamos titulos, mais eles escondem nossa torcida. São uns FDP

    2. Olha já vi o Luiz Alvaro falando sobre isso. 1º A pesquisa feita não engloba a baixada Santista (Santos, Praia Grande, Guarujá e etc.).

      2º O Santos FC pode não ter a maior torcida, mas temos a 4º maior receita do futebol brasileiro ficando atrás do 1º Corinthians, 2º São Paulo 3º Internacional.

      A torcida do Flamengo fica em 5º Lugar, considerando que a maior parte de sua torcida fica no norte do país onde as pessoas não consomem produtos do seu clube.

      Podem pesquisar no google sobre as receitas.

  13. Com todo o respeito ao Norte e Nordeste do Brasil, que é lindo: que povo mais sem personalidade!!!
    Na falta de times expressivos em seus estados, somados a “lavagem cerebral” da Globo pelos times do RJ (diga-se Flamengo e Vasco) e Band (Corinthians), eles não pensam em engrandecer as suas próprias equipes regionais, igualmente expressivas e digo, até mais empolgantes. Idolatram o eixo Rio/São Paulo em detrimento de seus próprios estados. Deviam ter mais amor pelos seus estados e por sua região, como fazem os Sulistas. Essa submissão é ridícula!!!
    Vejo comentários anteriores como “a maior torcida do norte/nordeste é do Bahia seguida do Vasco”. Será que temos tantos cariocas assim no Brasil, ou são outros Baianos torcendo por um time do RJ, que só acompanham pela TV??? E o Vitória/BA???
    Ainda assim, de que adianta o Flamengo ter “duzentos milhões de torcedores” se não tem nem mesmo estádio, e tem médias de público inexpressivas (Flamengo – 9o lugar em 2011, com apenas 16 mil por jogo, conforme http://globoesporte.globo.com/platb/pombo-sem-asa/2011/11/08/ranking-atualizado-de-media-de-publico-dos-100-clubes-das-series-a-b-c-e-d-santa-cruz-segue-com-folga-na-ponta/)? Não sou Santista, mas, por exemplo, este time tem 8 nacionais, 3 Libertadores, 2 mundiais e é apenas a 8a torcida do país, segundo esses dados totalmente questionáveis. Apesar disso, cada jogo é um espetáculo, com torcedores “FIÉIS” sempre lotando o seu estádio e até o Morumbi, nas finais que disputa seguidamente. Seu maior ídolo é “somente” Pelé! Assim também é no Sul, com Grêmio e Inter e suas fanáticas torcidas acompanhando as equipes. Paraná, com times até menos expressivos que Bahia, Sport etc., mas com torcidas fanáticas e que igualmente, acompanham suas equipes, e sentem orgulho dos times de seus estados.
    É preferível um time de 60 mil torcedores assíduos, que 35 milhões, “da boca para fora”, que não ajudam o time em nada.
    Esses rankings não tem nenhum fundamento, sendo apenas informações tendenciosas a fim de dar mais ibope para Corinthians e Flamengo.

    1. concordo com vc,o santa cruz tem uma média de 35mil a 40mil torcedores por partida.Não é possível q ele esteja em décimo sexto lugar,quem escreveu esse ranking não entende de torcidas ou não gosta das torcidas nordestinas,para mim esse ranking não passa de uma piada kkkkkkkk.(Ohh Auvaro Maia tem certeza que vc estar por dentro das torcidas brasileiras?se vc estar,poxa vc ta mal informado se atualize nós estamos no século xx1…

    2. Nunca menospreze o povo do Norte Nordeste do Brasil.Seu comentario foi profundamente racista e narcisista,procure saber de onde voce descende, talvez seus ascendentes tenham vindo do Nordeste ou do Norte do Brasil,senao de algum outro pais a bem pouco tempo,portanto nao insulte ao povo que e genuinamente brasileiro.

  14. sou flamengo !
    quantos nordestinos tem aui e torçem para
    o corinthians, time de segunda divisão …
    res´peitem o mengão seus filhos de uma égua…
    dá lhe flamengo , kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. Pra mim o que vale é torcida de campo, torcedor de pratileira não conta .

    O que deveria ser feito são estatistica dentro de campo, publico por jogo.

  16. Que bacana não é, fazem uma pesquisa fajuta (se é que fazem.)no Rio e em São Paulo para definir as maiores torcidas do Brasil e tá tudo certo. Eu não conheço e nem conheci ninguém que tenha respondido a alguma pesquisa em relação a futebol. Agora em relação à pesquisas de audiência e de pleito eu mesmo participei. Engraçado, não?

  17. Corinthiano é engraçado né… rsrs qual é a real população de São Paulo? Sim porque segundo essa pesquisa a soma das torcidas de Corinthians e São Paulo, ultrapassa a casa dos 40 MILHÕES! Sinal queridos que pra chegar a 25 Milhões de Corinthianos a pesquisa também ouviu corinthianos de todos os estados brasileiros e pra ser sincero de que adianta ter a maior torcida se nós corinthianos e flamenguistas não chegamos nem perto das conquistas dos trombadinhas da vila e dos bambis do morumbi?! Acorda aê bando de xarope! Até parece que todos os corinthianos citados na pesquisa moram no Estado de São Paulo! Faz-me rir!!! Saudações Rubro Negras!!!

    1. Sem contar que é a quinta maior torcida de São Paulo, só perde pros quatro grandes, é só dar pelo menos 25% de carga de ingressos pra torcida do Flamengo que ela vai aos estádios Paulistas, reconheço a força da Fiel, mas a torcida do Flamengo também precisa ser respeitada! Falam muito da invasão de 1976, mas omitem a invasão rubro negra que existe até hoje em São Paulo! SRN

      1. AI AI VIU……QUANTAS VEZES VOU TER QUE REPETIR PRA FLAMENGUISTA AQUI EM SÃO PAULO.VOCÊS TÊM A QUINTA TORCIDA DO ESTADO DE SP POR CAUSA DA MIGRAÇÃO, O BANDO DE ANARFA.VOLTEM PRA ESCOLA ESTUDAR GEOGRAFIA.NÃO É PAULISTA TORCEDOR DO FLAMENGO, É MINEIRO,CARIOCA PRA CACETE QUE MORA AQUI NO ESTADO,NORDESTINO PRA CARACA, E NORTISTA.ACHAR UM PAULSITA DA GEMA TORCEDOR DO FLAMENGO É O MESMO QUE ENCONTRAR CARIOCA TORCEDOR DE TIME DE SÃO PAULO…..ACORDEM SEUS SOBERBOS…….

  18. oia pra mim aki no norte e nordeste e simples sabe quem e a maior torcida faz um pesquisa de publico nos estadios e vc vai ver q a maior torcida e a do santa cruz,clube q estava a tres anos na serie D e agora vai disputa a serie C “ano passado na final da serie D o santa cruz colocou 60 mil pessoas mesmo perdendo o titulo pra o tupi e a media do clube no campeonato foi de 35 mil pessoas…e esse ano vai casa cheia o ano todo e daqui a dois anos vamu estar na seria A e vcs vao ver o que torcida,o que amor a o clube o q e paixao de verdade…,”sempre vou ti amar ,nunca vou ti abondonar sanitnha” rumo a seria A

  19. flamengo sempre teve teve e sempre terá a maior torcida não só do brasil mas, também de todo o mundo , o flamnego não se limita a uma só região como o caso do corhintians , mas o flamnego é uma paixão nacional por isso é o maior.lá fora todos conhecem o mengão do brasil vlew

  20. É brincadeira perder para a torcida do Vila Nova,Avaí,Portuguesa, Guarani, Figueirense.O maior time do norte (Clube do Remo) que nos seus últimos jogos teve uma média de 27.000 pagamentos, é brincadeira, quem fez esta pesquisa, esqueceu do norte.(Confirmei o que todos os Paraenses já sabiam.”O Pará não é Brasil”

  21. O VASCO DA GAMA, SEMPRE É PREJUDICADO NESTAS PESQUISAS DE ARAQUE,A MAIOR TORCIDA DO BRASIL E DO MUNDO É MESMO A DO VASCÃO DA GAMA!COM MAIS DE 39.000.000 DE TORCEDORES!SÓ NO BRASIL!O RESTO É INVENÇÃO DA MÍDIA(globo)!

    1. 39 milhoes acho muito dificil, nem Corinthians, nem Flamengo tem isso tambem. Pelo menos 30% da população nao liga pra futebol e há muito mais regionalização do que imaginam. Não adianta fazer pesquisas nos grandes centros, criar estimativas a nivel nacional e depois contar quantos milhoes. Só um senso oficial vai revelar a verdade, os times de Norte e Nordeste devem ter sim muito mais torcedores do que dizem, enquanto os primeiros colocados devem estar mais equilibrados e bem reduzidos.

    2. E verdade palmeiras e sao paulo so tem torcida em sao paulo.eles inventaram que tem muita torcida no centro oeste,mas,acontece que nessa regiao tem apenas 12 milhoes de pessoas contra 16 milhoes no norte e 50 milhoes no nordeste onde predominam torcedores do Vasco e do Flamengo,mesmo assim quando o Vasco joga no centro oeste a torcida do vasco divide o estadio,mesma coisa com o Flamengo,enquanto que corinthians,sao paulo e palmeiras quando vao jogar la a torcida tem que vir de sao paulo.Esquisito como todo mundo sabe disso, a midia em especial,mas ninguem da um pio parece que ninguem enxerga aqueles onibus chegando de sao paulo.a verdade e que so Vasco e Flamengo tem torcidas expressivas no Brasil o resto e torcida de busao.por isso tenham vergonha na cara pesquisadores tendenciosos e mau-carates.

  22. 1º FLAMENGO RJ 46.398 5,5

    2º CORINTHIANS SP 39.737 4,71

    3º SANTOS SP 32.856 3,89

    4º SAO PAULO SP 30.487 3,61

    5º PALMEIRAS SP 27.505 3,26

    6º VASCO DA GAMA RJ 27.483 3,26

    7º GREMIO RS 27.290 3,23

    8º INTERNACIONAL RS 26.090 3,09

    9º FLUMINENSE RJ 22.830 2,7

    10º BOTAFOGO RJ 22.576 2,67
    Tô falando que o Santos sempre é prejudicado nessas pesquizas ridiculas, olhem aí a prova.

  23. Pra bem da verdade, tambem não acho que somos a terceira maior, más no mínimo a sexta maior torcida, isso nós somos, em breve,a quarta. Saudações Santistas.

  24. A verdade é , que essa pesquisa so é feita na regiao sudeste onde se tem a maior e mais populosa cidade do brasil que é sao paulo , o vasco detem a segunda maior torcida do nordeste atra somente dos mulambos flamenguistas . então sendo assim temos se não a terceira a quarta maior torcida do brasil , ah e quase esquecendo que em santa catarina o vasco domina , e no norte tbm como em manaus , fica a dica né !

  25. pesquisas de farsas,,nao acrdito q O SANTOS esta em 9 lugar,,

    somos 8 milhoes de torcidores e estamos colados no vasquinho e porquinho

    2015,,estaremos em 4 lugar com 11 milhoes de torcedores

    SANTOS RUMO AO TETRAAAAAAA

    1. vasquinho?.esse teu time so tem torcida em santos e olhe la.400 mil pessoas e menor que Macapa aqui so tem vascaino e flamenguista.So aqui em Macapa tem mais vascaino que santista em todo o Brasil.

  26. putz ninguén fala do fluzão a torcida pode não ser das maiores mas e concerteza de longe a mais apaixonada mais da metade dos flamenguistas que conheço não liga pra futebol a outra metade se tiver perdendo para de ver a do vasco só sabe chora a do palmeras tirar sarro a do santos falar do neymar e assim vai então parem de falar que as 3torcidas mais apaixonadas torcidas são flu corinthians e bahia.

  27. Times que coloca mais torcida em seus Estadios
    Independente do Adversario ser forte ou fraco

    Bahia ,Santa Cruz e Sport

    Corinthians e Flamengo (só coloca em jogos decisivos, veja em jogos normais)

  28. eu nao sei aonde a torcida do palmeiras é tao grande assim,nao vejo nenhum palmeirense gritar gol,nao vejo quase ninguem com a camisa,nao ganham titulos a 12anos e aonde que o palmeiras é tao grande assim

  29. A maior torcida do dos times de Norte/Nodeste é a do Bahia. Vasco nunca teve torcida mais numerosa, que a do Palmeiras, na cidade onde moro chove camisas de corinthians , são paulo e Palmeiras (além da do Bahia e Vitória).

    1. Parem de colocar esse negocio de Norte/Nordeste aqui no Norte as maiores torcidas regionais sao sem duvida as do Remo e a do Paysandu e nacionais a do Vasco e a do Flamengo.

  30. Posso estar exagerando, mas se a Bahia fosse uma potência econômica e televisiva a maior torcida do Brasil seria a do Esporte Clube Bahia.

    Nasci no Rio de Janeiro , morei 5 anos em São Paulo e vou dizer uma coisa não vi torcida mais fanática e apaixonada por um time de futebol que a do Bahia.

    E impressionante o amor que esses caras demonstram, volta e meia sai nos jornais daqui ” Torcedor do Bahia morre de infarto”.

    Então como RIO e SP tem Globo, Band, Record, RedeTV, aí fica dificil um time como o Bahia ter a maior torcida do Brasil.

  31. pra min,a maior torcida,nao se expressa em quantidade e sim em amor ao seu time,e e quando o seu time esta na pior fase, e que vemos qual e a maior!!!! força vila nova futebol clube ,porque a sua torcida nao pode ser a maior,mais sim a mais vibrante,e nos vilanovensse ,nao temos paixao,porque paixao e passageira ,nos temos amor!!!!

  32. Cruzeiro é 5º… Podem ir em todas as regiões do Brasil em especial Centro-oeste e um pedaço do norte e verá que temos torcida.
    Eu fui na Bahia 2 vezes ano passado e encontrei baianos e capixabas cruzeirenses, mas o que me deixou mais puto foi pelo simples fato deste estado ter Bahia e Vitória, dois grandes times do futebol e ver a TV transmitir jogos de times de SP e RJ. É por isso que no Nordeste e até no interior de Minas tem muita torcida deste eixo, afinal só conhecem e acompanham estes pela tv.

  33. Na verdade as emissoras de TV influenciam muito no futebol brasileiro principalmente a Rede Globo, é só você olhar atentamente a programação dela ao redor dos anos, repare que ela sempre enfatiza o Flamengo em tudo.

    No Rio Grande do Sul temos dois times extremamente vencedores em vários tipos de copas e campeonatos, e por que eles não estão no topo de maiores torcidas, em Minas temos o Cruzeiro que tem muitos títulos também.

    Fato, o importante no Brasil não é quantidade de títulos que um time ganha e sim o quanto ele da de audiência para as emissoras maiores desse Brasil.

  34. PASSEI POR MUITOS LUGARES DO NERDESTE E PUDE VER DE PERTO O GRANDE NUMERO DE TORCEDORES DO VERDAO, É CAMISA PRA TODO O LADO, DETALHE: ELAS NAO ESTAVAM EM PROMOÇÃO COMO AS DO SAO PAULO, CORINTHINAS E FLAMENGO NÃO. VAMOS LA PALMEIRAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  35. o só pra começa a torcida do corinthians nao é a maior mas eu so digo q ela nao tem 25 milhoes de torcedores nao, de 10 brasileiros sendo sao paulino,santista ou ate palmeirense 8 sabe que a torcida do corinthians tem mais de 30 milhoes de loucos entao essa tabela ta errada e desde quando a torcida dos bambis ta em 3 lugar do ranking pra mim a do vasco que tem que tar em 1 lugar mas uma coisa eu deixo claro igual eles falaram la em cima nos comentarios a do flamengo so popular porque em uns anos atras as radios so era do rio e é claro que ela so ia falar do time do rio e falou muito do fla….. vaiii corinthians ate morrer

  36. Eu gostaria de saber porque nos mapas do google, perto do Estádio São Januário tem uma descrição “Clube de Regatas Vasco da Gama (Vice)”? Isso não seria um tipo de preconceito?

    1. Concordo com voce isso e preconceito,eles de veriam colocar uma descriçao na gavea tambem dizendo”casa do vice do Vasco”.consulte a historia do Vasco e veras que o flamengo perdeu mais de cisoes pro vasco que o Vasco pro flamengo.

  37. Na minha opinião essas pesquisas não servem para nada afinal o q importa não é o tamanho da torcida, mas sim o amor e a paixão desta por seu clube e isso é impossível d ser medido!!! /+/

  38. Esse negócio de remo ser maior do que o Paysandu, só existe na cabeca da mídia paraense, pois o remo já foi maior que o Papao,atualmente nao é mais.A torcida do Paysandu aumentou tanto desde a década de 90, e hoje está espalhada pelo Brasil,sendo o maior time do norte

  39. alias, ta certo o remo colocou mais gente no estadio no parazao,e a do papao nao.mas segunda que comecou o brasileirao ,a a hora do vamo ver,a torcida do papao encheu a curuzu ,mais de 15 mil no campo ,e a do remo so 4 mil

  40. A Torcida do Flamengo é a maior, nao moro no Rio, moro no ES, e a torcida do Vasco acho que fica em 3º Lugar o São paulo nao tem mais torcida que o Vasco nem aqui e nem na China, a torcida do Corinthians leva bandeirao no pacaembu pra dizer que sao 30 milhoes, pura balela, entao o Flamengo tem 45 milhoes..

      1. Ta enganado ze ruela a torcida do Vasco e maior.isso e coisa daquele diretor do sao paulo que cansou de comprar juizes e times inteiros pro sao paulo ser campeao de 2006 a 2008 e agora ele anda manipulando essas pesquisas.

  41. Corinthianos, sempre querendo se sobresair nas pesquisas, que na certa foi manipulada!

    Eu não entendo, o próprio IBGE alguns anos atrás mostrou que o Flamengo tem cerca de 35 milhões de torcedores e agora quer dizer que 6 milhões de pessoas deixaram de ser Flamenguista?

    Porque nas pesquisas dos anos anteriores apontaram o Flamengo com 35 milhões de torcedores e agora só tem 29 milhões?

    tem alguma coisa errada nessa pesquisa que na certa foi manipulada!

  42. Oque eu tenho a dizer a todos vcs é que a torcida do corinthians é a torcida mais fiel, louca e apaixonada que qualquer torcida do nosso país, então falando bem o mal o importante é que o todo poderoso timão está crescendo a cada dia e é capaz de logo logo o corinthians alcançar ou até mesmo ultrapassar a quantidade de torcedores do flamengo, lembrando que o corintiano não vira ele nasce corintiano, e é unico nao tem terceiros que torcem para times fracos e falam que seu segundo time é o fla, chega de bla bla bla né pessoal, admitem que o timão é uma dos times de clubes de futebol mais valioso do mundo e não precisa pagar pau pra ninguém!!!!!!!!!!

  43. Discordo do corinthiano , todos os 4 times de maior torcida do Brasil dão audiencia absurda, é só globo mostrar um dos quatros que a audiencia explode.

    E ja tinha passado da hora do corinthians ganhar a libertadores.

  44. SOU DE SANTA CATARINA, SUL DO BRASIL, AQUI SE TOMA CHIMARRÃO E TEM NEVE. AKI NAO TEM SAMBA, MAS NA TV, GLOBO E BAND, SO SE VE COISA DE RIO E SAO PAULO, INCLUSIVE NO FUTEBOL.

    EXEMPLO DISSO: ENQUANTO O FIGUEIRENSE ESTA JOGANDO CONTRA O GREMIO PELA SERIE A, A TV PASSA JOGOS DE CORINTHIANS E DE FLAMENGO (BAND E GLOBO) MESMO ASSIM SOU COLORADO, POIS O INTER É NA MINHA OPINIAO, A MAIOR EXPRESSAO DA NOSSA CULTURA.

    POREM, A MAIORIA DAS PESSOAS NAO SAO ANALITICAS E CRITICAS COMO EU, ELAS SIMPLESMENTE ENGOLEM A MERDA QUE A TV MOSTRA. AI ESCOLHEM UM DOS TIMES DE RIO E SAO PAULO P TORCER. CORINTHIANS E FLAMENGO SAO TIMES TIDOS COM “DO POVAO”, POR ISSO, HÁ MAIOR IDENTIFICAÇÃO COM OS DOIS EM OUTRAS REGIOES.

    AGORA, Á TODOS QUE NAO SAO DE RIO OU SAO PAULO, DEIXEM DESSA PREGUIÇA MENTAL, PENSEM NOS MOTIVOS PELOS QUAIS TORÇEM PARA UM CLUBE QUE ( Á PRINCIPIO) REPRESENTAM OUTRA CULTURA, OUTRA REGIAO. ISSO EM DETRIMENTO Á SUA PROPRIA REGIAO. ESSA TV SUFOCA NAO SO OS CLUBES DE SUAS REGIOES, MAS TODA A DIVERSIDADE CULTURAL, ATE O JEITO DE FALAR, AS GIRIAS DAS PESSOAS ESTAO SENDO MOLDADAS PELA MIDIA RIO-SAO PAULO. EXEMPLO DISSO E A LAVAGEM CEREBRAL QUE AS NOVELAS DA GLOBO FAZEM. É PURA INFLUENCIA CARIOCA. O INTERESSE DELES E CENTRALIZAR TODA A MIDIA EM RIO- SO PAULO, INCLUSIVE NO QUE TANGE AO FUTEBOL. POIS SE O BRASI INTEIRO TORCER PARA OS CLUBES PAULISTA E CARIOCAS, ELES CONSEGUEM ATINGIR A AUDIENCIA DE TODO O BRASIL TRANSMITINDO UM U DOIS JOGOS. SE ELES RESPEITASSEM CADA REGIAO, TERIAM QUE DIVIDIR A PROGRAMAÇAO EM VARIOS JOGOS, O QUE DARIA MENOS LUCRO. ISSO E SO UM EXMPLO A VANTAGEM QUE ELES GANHAM SOCANDO GUELA ABAIXO A PROGRAMAÇAO DE RIO E SAO PAULO EM TODO O BRASIL. O PIOR É QUE OS BOBOS AI NO NORDESTE, NORTE E ATE AKI NO SUL SE DEIXAM INFUENCIAR E TORCEM POR QUEM OS OPRIME CULTURAMENTE.
    AI FICAM AI DISCUTINDO QUEM TEM A MAIOR TORCIDA, OU SEJA, QUEM CONSEGUIU INFLUENCIAR MAIS IGNORANTES.
    POR QUE O CRUZEIRO OU O INTER POR EX. NAO TEM TORCIDA NO NORDESTE?? POR QUE A GLOBO NAO MOSTRA JOGOS DE NENHUM DOS DOIS A NAO SER QUANDO ELES ENFRENTAM UM DOS CARIOCAS OU PAULISTA. E MESMO NESSE CASO, A TRANSMISSAO E OS COMENTARIOS SAO DESTINADOS A TORCIDA DO CLUBE CARIOCA OU PAULISTA, O QUE GERA MAIOR IDENTIFICAÇAO POR PARTE DOS TELESPECTADORES.

    PORTANTO, LAMENTO MESMO DIZER ISTO MAS E A REALIDADE: VCS SAO UM MERO PRODUTO DE MIDIA

    E PARA FINALIZAR, NAO IMPORTA O TAMANHO DA TORCIDA, POIS COMO ARGUMENTEI ACIMA, ISSO NAO E NECESSARIAMENTE UM MERITO. JA QUE NESTE PAIS INFELISMENTE A MAIORIA DAS PESSOAS SAO POBRES CULTURALMENTE E IGNORANTES.
    EX. DISSO É O FATO DE LATINO, LUAN SANTANA, MICHEL TELO, CALIPSO ENTRE OUTRAS MERDAS SEREM OS “ARTISTAS” MAIS RECONHECIDOS E QUE MAIS VENDEM DISCOS. POUCOS SAO OS BONS QUE TEM ALGUM RECONHECIMENTO.

    SOU COLORADO, TEMOS NO MAX. 7 MILHOES DE TORCEDORES, E ESTA OTIMO, QUE BOM QUE O MEU COLORADO NAO TEM OS 32 MILHOES DO FLAMENGO OU CORINTHIANS, QUE BOM QUE FOI O CORINTHIANS QUE GANHOU E ACEITOU UM TITULO BRASILEIRO FRAUDULENTO EM 2005, POR QUE SE FOSSE O INTER, EU TERIA QQUE DEIXAR DE TORCER PELO COLORADO, ASSIM COMO FARIA A MAIORIA DA NOSSA TORCIDA, POIS AKI SE PREZA POR VALORES, PELO QUE O CLUBE REPRESENTA, E NAO NO SUCESSO APENAS, OU PIOR, NAS VANTAGENS QUE ELE CONSEGUE TIRAR.

    REFLITAM.

  45. Apesar de tudo o q ocorre, em Santa Catarina,no estado todo, segundo pesquisas, Gremio e Inter lideram, em função da serra e do oeste, pois no litoral tem mais torcedores de times cariocas

    1. Cara vc disse tudo no seu comentario, sou carioca e não torço pra time nenhum , hoje moro numa cidade do interior da Bahia , é um absurdo o que se ve por aqui, gente que um dia usa a camisa do Vitória e outro a camisa do corinthinas , gene que um dia usa a camisa do Bahia e no outro a do São Paulo.

      OU seja torcedores de momento.

    1. Impossivel o SPFC e uma realidade, a torcida cresce independente dos titulos, e se tratando de SPFC, os titulos virao, por ser disparadono maior clube da america latina.

  46. isso é pura pesquisa encomendada, para se ter uma idéia e maior torcida com sócios no sul do Brasil, era o internacional e hoje na atualidade é a do coritiba.

    1. Concordo com você. Conheço todo o Brasil e estou sempre viajando. A torcida do Sport é bem maior que a torcida do Fluminense e Botafogo. E quando comparado aos clubes do Norte e Nordeste, não tem como comparar, a disparidade é imensa. Isso é resultado do crescimento do clube que é o maior e mais estruturado do norte/nordeste e um dos maiores do país. Clubes como Santa Cruz e Bahia já tiveram, realmente, uma grande torcida mas devido aos péssimos resultados dentro de campo durante decadas, acabaram refletindo na diminuição de suas torcidas. Mas isso é sazonal.

  47. Quem foi a ”personalidade” que disse logo acima que SP é o maior estado do Brasil e por isso ele possui mais torcida? Se fosse por isso os times do Amazonas (que é o maior estado do brasi) teriam disparado a maior torcida. Infelizmente o flamengo possui maior torcida por um unico fator. A globo( sua maior pela saco) transmite seus jogos pq dos times cariocas (coincidencia que a globo é originalmente carioca, que coincidencia?) o flamengo era o time que o falecido dono da globo torcia(outra coincidencia). Ai o que acontecesse, uma musica se torna famoso no brasil apartir do momento que ela toca muito, um politico ganha uma eleiçao quando aparece muito em publico. O flamengo so possui a maior torcida porque a nossa querida globo transmitia e transmite preferencialmente os jogos deste.Por mais que ele perca, se tiver jogo dele no horario de quarta a noite ou domingo a tarde o jogo transmitido é dele (e agora tem até novela,outra coincidencia).
    O brasil é um país que pela a escolha de alguns politicos, mesmo que estes no passado tenha sofrido impeachment, e por algumas musicas estarem no top da midia(mesmo que essa musica nao tenha nenhum pingo de conteudo, como acontece com algumas) mostra que a maioria de sua populaçao possui baixa capacidade de raciocino critico, nao sabe avaliar acarretando a escolha de politicos corruptos, de musicas sem conteudo. É um problema social que se reflete na politica, na musica, no futebol, onde houver midia, vai existir pessoas influenciadas, pessoas que torcem para um time por torcer, pessoas que querem a aceitação da maioria e seguem o que a maioria aderiu, sem questionar o porque torce pra tal time. Essa pesquisa é uma faca de dois gumes. Se essa pesquisa for refeita e junto com a pergunta de qual time voce torce fosse feita a pergunta PORQUE VOCE TORCE PRA ESSE TIME? com certeza absoluta mais de 80 % dos flamenguistas iriam dizer: NAO SEI.
    Só para concluir, sou palmeirense de coraçao desde meus 10 anos de idade, antes disso eu era obligado a torcer pelo flamengo, pq meus pais eram flamenguistas, mas apartir do momento que passei a pensar critico, analisei todos os times, toda a historia deles e o palmeiras me cativou, sinto orgulho do meu time, por ter sido o primeiro time brasileiro campeao mundial, o uncico time brasileiro que virou seleçao( se nao acredita pesquisa no wikipedia), nao foi dois ou tres jogadores, mais o time inteiro incluindo os reservas, o time com o maior numero de titulos em competicoe nacionais e o UNICO a ter conquistados todas elas que participou, so nao tem titulo no campeonato carioca pq claro ele nao participa dele. Um time que mesmo sem estrelas vindas da europa como o famoso R.10, adriano, ronaldo, conseguiu conquistar o titulo da copa do brasil, seu segundo titulo e o quarto de seu tecnico, que pra nao esquercer levou a seleçao ao penta campeonato mundial com um goleiro de qual time? quais eram os reservas dele mesmo?
    Tenham uma boa tarde

  48. aqui em teresina um sao paulo tem a seguda maior torcida os galinhas sao a 5 força agora time de minas ou do sul povo aqui nao sebe nei q times sao esses.

  49. Essas pesquisas são muito concentrada nas capitais do sudeste. Se fosse realizada no centro oeste e nordeste e interior, o Palmeiras seria o terceiro.É nitido que no Nordeste os clubes cariocas(Flamengo e Vasco) possuem mais torcida mas, com certeza dos times de São Paulo o Palmeiras é o que tem mais toricda no Nordeste. Observem que houve um acidente em uma laje em Aracaju, durante comemoração do Go do Palmeiras, estava lotada com mais de 200 Palmeirenses. Corinthians tem muita força na capital paulista.

    1. É ISSO AÍ PALMEIRENSE.
      ESTOU COM VOCÊ!
      O PALMEIRAS É DE LONGE O 3º COLOCADO NO BRASIL.
      AQUI NO MT O PALMEIRAS ENCOSTA NO FLAMENGO E CORINTHIA.
      QUEM É DO MT SABE QUE O PALMEIRAS TEM MUITA TORCIDA NO MATO GROSSO.
      DÁ-LHE PALMEIRAS.

  50. Assustador o nível intelectual do debate, bem como o da ignorância reinante.

    A massa ignária e semi-analfabeta, mal sabe redigir. Que tristeza.

    Mas, vamos aos fatos:

    1) para o ignóbil que citou o site da FIFA, basta acessá-lo e encontrar a seguinte informação: a maior torcida do mundo é a do Barcelona, com cerca de 63 milhões de torcedores (o Flamengo é vice com 34 milhões). O texto abaixo foi extraído do site da FIFA:

    Clube de Regatas Vasco da Gama x Flamengo

    Clássico dos milhões e das multidões

    O extenso território brasileiro é a casa de mais de 190 milhões de pessoas e cerca de 800 clubes profissionais de futebol. Surpreendentemente, mais de um quarto desses habitantes, boa parte dos quais é quase que geneticamente apaixonada pelo esporte, é composta por torcedores de apenas dois times: Flamengo e Vasco. E embora essa rivalidade tenha sido superada pelo Fla-Flu no passado, o Clássico dos Milhões é que vem se estabelecendo como o maior do Rio de Janeiro.

    2)portanto, acreditar no que diz a Rede Globo sobre estatísticas, é coisa própria de quem não raciocina: dizer que o Palmeiras e o São Paulo têm torcidas maiores que a do Vasco, é coisa de paulista débil mental.
    É lugar-comum que, o Flamengo tem 33 milhões de torcedores, o Vasco 26 milhões (59 milhões no total estimado – ver artigo na wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A1ssico_dos_Milh%C3%B5es), e apenas depois vêm os demais).

    Sobre a farsa da Globo com o Flamengo, é só assistir esse vídeo esclarecedor:(http://www.youtube.com/watch?v=4dARNDmquL0)

    c)Se o Brasil tem 200 milhões de habitantes, como é possível que Corínthians, Palmeiras e São Paulo tenham esse amontoado de torcedores? É simples explicar: a Rede Globo, sempre ela, precisa conquistar o mercado de São Paulo, e vive criando factóides através do IBOPE, e coisas semelhantes, para inflar o ego da paulistada, e é apenas isso…ganhar mercado, anunciar, vender e aumentar a audiência..o futebol agora é um produto, e como tal é tratado, nem que para isso seja preciso mudar a verdade, e criar mentiras para atender aos próprios interesses comerciais…

    d) No confronto direto entre Vasco x Flamengo em decisões, o Vasco venceu 29 e o Flamengo 24.

    e) Nas disputas de partidas finais em geral, a história aponta o Flamengo com 40 vice-campeonatos e o Vasco com 36.
    Para quem quiser conferir os itens ”d” e ”e”, segue o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A1ssico_dos_Milh%C3%B5es.

    E, percebam que essa não é a minha opinião, esses são os fatos…Podem xingar à vontade, latir feito os cães, mas a verdade não vai mudar por esse motivo. Lamento, mas vocês têm sido iludidos por muito tempo, e deve ser difícil aceitar a verdade…deve ser duro descobrir a própria estupidez e conviver com isso.

    Vejam o verdadeiro VICE!!!!!!!!

    http://www.youtube.com/watch?feature=fvwrel&v=aEsatOivQfY&NR=1

    1. Que essas pesquisas sao manipuladas e que pouca gente sabe e´verdade.Ja´vi muitos falando que o VASCO tem a terceira maior torcida no Norte do Brasil e isso nao e´verdade.Fato e´que muitos vascainos que nao sao daqui acreditam nisso e ate´divulgam esse fato como verdadeiro.Na verdade o VASCO briga pau a pau com o flamengo inclusive vencendo-o em alguns lugares.Moro em Macapa´e aqui nao existe uma terceira torcida,dada a quantidade de torcedores desses dois times.Para quem duvida,quando voces estiverem nas redes sociais procurem contactar as pessoas que moram na regiao Norte e perguntem sobre o assunto.

  51. BOA NOITE COMPANHEIROS VAMOS COM CALMA LEBRESI QUE A TOSIDA DO BAHIA TAMBEM E MUINTO GRANDA PESQUSA FEITA COSTATO QUE EM SAPAULO A E A QUITA 5 MAIO E TANBEM E A MAIO DO NORTE NORDESTE EA QUE SEMPRE ESTA GANHADO COMO A MELHO TOCIDA DO BRASIL ISSO VOCESIS NAO PODEM FALANADA OK .ASS FRANCISCO DOS SANTOS ALCANTARA .SALVADOR BAHIA.

  52. O VASCO TEM A VERDADEIRA MAIOR TORCIDA, DO RIO, DO BRASIL E DO MUNDO COM MAIS DE 39.000.000 DE TORCEDORES NA VERDADE!ESSAS PESQUISAS SÃO MENTIROSAS!DÁ-LHE VASCÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  53. moro aqui em Teresina e a torcida do PALMEIRAS é disparado maior que a do Vasco, só ficando atrás da torcida do Flamerda e empatados com a dos Bambis e a dos Gambás!!!!!Dá-lhe Verdão!!!!!!!!!

      1. so na cabeça desses torcedores mulambentos dos times cariocas que pensam que aqui no nordeste eles maioria(com exceção realmente do flamengo).De resto so da torcedores dos tres da capital paulista!!!!!!

  54. Com certeza, o maior campeão do Brasil, recém campeão da Copa do Brasil, o Palmeiras é quem está em terceiro lugar em torcida. Basta andar por qualquer canto do Brasil, pelas ruas, praças, seja onde for, se vê muita gente com a camisa do Palmeiras. Isto mesmo no período de vacas magras. Imagine agora que acabou de ser campeão. Quem viaja, sabe.

  55. Não acredito nesse ranking mas de qualquer maneira até nisso o Santos faz história e explico porquê.O Santos proporcionalmente teria a maior torcida pois é o único grande que não está sediado numa capital, Vejamos a população da Grande São Paulo é de 19 milhões de habitantes portanto o Corinthians teria como torcida menos que 1 vez e meia a sua cidade, muito pouco perto do Santos (proporcional repito). Santos tem 419 mil habitantes portanto o Santos acumula torcedores 13 vezes a população da sua cidade sede, por isso não me importo com quem se delicia em dizer tenho mais ou tenho menos,o que importa é a história de cada um e nesse quisito estou muitoooooo satisfeito, quanto ás empresas de marketing pra mim são imbecis, o que adianta ter uma porrada de favelado que só compra camisa em cameLô o que o clube vai ganhar com isso? tenho orgulho de não ter como torcedores do santos bando de louco, favelado e gambá, não presta pra porra nenhuma é igual bactéria.Outra coisa a torcida do rubro negro tem que dividir por dois Flamengo e FRAMENGO portanto duas equipes distintas.

    1. Parabens cara, otimo comentario, tambem acho isso, sempre falei : O unico grande que não é de uma capital de Estado, tornou-se um GIGANTE.
      Da-lhe SANTOS FC

  56. peixão………… o maior de todos
    peixão………… o maior de todos
    peixão………… o maior de todos
    peixão………… o maior de todos
    peixão………… o maior de todos
    peixão………… o maior de todos

  57. SAUDAÇÕES TRICOLORES… SOBERANO SEMPRE!! SPFC!!! Quando não tem como nos atacar inventam qualquer coisa… já disseram que não poderemos ter a taça das bolinhas quando é nossa de direito pq o único e legítimo 6x campeão brasileiro somos nós…. ai inventão unificação dos titulos… então passe para o SANTOS a taça quando ele disputava tava não sei lá o que com 3 times e era campeão…. mas o SÃO PAULO como 3ª maior torcida do brasil todos tem que engolir, e não queremos ser 1 e nem 2 maior porque como podem notar são times que vivem de favores politicos e com uma repleta coleção de ‘ESTADUAIS’ conquistados a força e ajudo de arbitragens mau intencionadas… SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, mais que um time, ETERNO SOBERANO!!!

    1. voçes tao E loucos em relaçao ao nordeste essa historia de times do sul ja era bahia ceara e sport sao as maiores do nordeste senpre estao com seos estadios lotados ceara a maior do nordeste

  58. Palmeiras eh a minha vida..e não importa a quantia de torcida q ele tem..oq importa eh q EU torço pra ele..e estarei junto com o verdão para sempre….torcedores de verdade são aqles q estao com o time qndo o time tá mal..e não qndo está para ser campeão…PALMEIRAS MINHA VIDA É VC!!!…olee porcooo..olee porcooo

  59. KKKK,Até parece man..
    o Santos é um dos times que ficará entre as 4 maiores torcidas do mundo até 2014,isso foi dito pela FIFA Em 2010,até o Santos chegará a Quase 25,3 Milhões de Torcedores,ou seja 17% de toda a população do Brasil,Junto ao Santos ficará O Vasco,Grêmio e Uma possível (Internacional),certo..
    …Isso ai é de das temporadas 2012-2013,mais vamos ver a Temporada 2014-2015,Aguardem.

    OBS : O Santos não tem 2,5 Milhões,e sim 5,2 Milhões,e fica entre as 6 Maiores torcidas do mundo,Os torcedores não comparecem na Vila por que não acreditam no Santos sem Neymar,mais quando o santos engrenar,e ficar embalado,Vila Belmiro vai lotar todos os jogos (rodadas),Escutem oque o Profeta Rone está falando,eu digo,então vai acontecer. Eu digo que o Santos tem 5,2 Milhões,por que isso foi a torcida do Santos no tempo em que ganhou a Libertadores,é contando com Japonês,Africano,Inglês etc… Obrigado por me dar uma chace de comentar,agora vamos ver em 2014.

  60. Olha,eu não acredito nesse Ranking de jeito nem um,sinceramente pode-se perceber que o Grêmio está na frente do Vasco,ou o Santos da Frente do Cruzeiro,mais em 2014 o Santos vai Além,tão além que ficará entre as 4 maiores torcidas do Brasil,e 17 do Mundo,Isso por que o Santos vai trazer a geração campeã do Brasileiro de 2002 (Robinho e Diego) Juntamente com a Geração do (Neymar,Victor Andrade,F.Anderson) e etc.. e lembrando que o Santos ainda pode trazer o Kaká ou Malouda Kaka do Real Madrid e Malouda do Chelse,e um grande jogador que pode chegar para ocupar a camisa 10 do PH Ganso (o baleado) é o Riquelme,Valdivia ou Montillo. Um desses será o novo camisa 10 do Peixe em 2013.

  61. aff Santos nem torcida tem kkk…oq importa é o Verdãaoo…ele siim eh a minha vida! e esse ano vmos calar a boca do povinho q fala q “o verdao ja caiu”…eu confio no verdão ateh o fim..e sei q a kda jogo, os jogadores darão a vida!! vamos pra cima deles verdãao!!!!!

  62. Esses time vale bosta nenhuma nao , pessoas deveriam ter vergonha di torcer pru corintias e u resto de lixo dos times paulistas , e flamengo e u resto de cacu , esses fudidaoo! Tem a arbitragem a favor !

  63. Man na boa esse negocio ai sei nao ein .. eu acho o seguuinte..minha opiniao ” eu sou de campinas sp e acho qq a torcida do flamengo só tem muuitas torcidas assim por causa da boa parte dos nordestinos… tem mais flamenguista do qq no proprio rj , conheço algumas pessoas de la qq torcem pro flamengo e sei tbm qq a torcidas do flamengo e do proprio vasco tbm sao muito grandes por esses estados..mais tem metade qq torcem pro palmeiras tbm !! e outra pela globo tbm qq influencia muuito , puxa saco do caramba do flamengo.. e do proprio vasco tbm..aqui msm na globo só passa jogo desses dois times e por isso la no nordeste a torcida desses dois times sao muuito grande segundo vcs!Só poor esses lados msm qq sao..e por serem mais transmitido com frequencias.. mais se vc pegar os torcedores do brasil inteiro . vai ser dificil dizer qual torcida realmente é a maior..pq esses dois times terem mais midias por la do qq no proprio rj ..mais na moral,nem por isso vao passar a do corinthians..pra mim fica dificil vc analisar e ver realmente qual é msm a maior do brasil pq essas pesquisas ai é uma brincadeira neh pow ‘ mais na moral corinthianos e flamenguistas vc encontra em qualquer lugar do brasil ; e isso nao se discuti ‘ e pra mim o sao paulo vem em terceiro lugar depois vem o palmeiras e o santos.. Mais só sei qq em #sp corinthians doomina sem mais..

  64. Como pode isso..Vimos frequentemente as torcidas paraense lotar estádios esse ano, levando 40 mil torcedores aos estadios e nem se quer parece nesse rank..Como poder explicar que Remo e Paysandu nao entram nessas listas..Cara, vê se pode isso.Um estado com 8 milhoes de pessoas e nem um pelo pelo menos aparece nessa lista, quando O estado do Ceará e Pernambuco que tem quase as mesmas populações que o Pará tem dois clubes cada um..Pura falta de informação dessa pesquisa..

    1. Ainda temos outros exemplos…Goiás, Santa Catarina tem menos população que o Pará, e ainda sim conseguem por 2 clubes nesse rank com Goias e VIla NOva, Avai e Figueirense..Pura sacanagem mesmo…

  65. Galera… parem de chorar! Contra números não há argumentos!

    Concordo com tais números… e se eles são consequencias de manobras para induzir o norte e nordeste a torcerem para o eixo RJ-SP não importa!

    De fato, tais times possuem mais torcidas sim… e na sequencia entram aqueles times ganhadores de títulos como Cruzeiro, Inter, Grêmio e outros!

    No Brasil, ou o time está no eixo RJ-SP ou ele tem que ser vencedor, campeão! Não adianta ficar ladrando aos quatro cantos que possuem torcida se não tiverem representatividade nacional e internacional. Vejam bem clubes como Altético-PR, Atlético-MG, Sport, Bahia… são times com torcidas expressivas, mas times modestos, sem grandes conquistas, sem um currículo realmente imponente! Por isso figuram nas posições baixas do ranking!

    FUTEBOL É EMPRESA… E EMPRESA VIVE DE LUCROS E CONQUISTAS!

    Deixe essses timinhos chorarem enquanto os nossos ganham títulos!

  66. http://globoesporte.globo.com/platb/teoria-dos-jogos/category/pesquisas-de-torcida/

    Eu mostro as pesquisas que li. O Vasco é a maior mentira que existe !!! Possui a 2° maior torcida do Norte,mas perde para o Fla(28%)e Cor(10%) no Nordeste. O Vasco possui 9% das preferências no Nordeste e o São Paulo vêm logo atrás com 8%. Em todos os estados do Norte e Nordeste, O Flamengo lidera. O Corinthians, o Vasco e o São Paulo se revezam na vice liderança, dependendo do estado.
    A maior torcida do Nordeste não é Bahia nem Sport, que são fortes apenas em seus respectivos estados.
    O Palmeiras, coitado, ano após ano, perde mercado entre as torcedores.
    Reparem como Corinthians e São Paulo são os que mais crescem entre os jovens de 16-24 anos. O Santos cresce um pouco e o Palmeiras cai bastante.
    A tendência é cada vez mais o Corinthians se aproximar do Flamengo. O São Paulo está tranquilão em 3° lugar e não será ultrapassado, ao menos, pelos próximos 20 anos. O 4° lugar está entre Palmeiras e Vasco, só que o Vasco está mais estabilizado, enquanto o Palmeiras perde cada vez mais seu espaço.

  67. Pra que discutir tamanho de torcida? O nosso país entrará numa recessão econômica após torrarem os bilhões com Copa do Mundo e as Olimpíadas. Deveriam é discutir formas de impedir essa iminente catástrofe no nosso país.

    1. O Santos cresce em torcida, em mídia, em faturamento, mas não proporciona segurança aos jogadores. Possui um estádio defasado que impede a entrada de uma ambulância. Que vergonhaaa!!!

  68. ´´éeeeeeeeeeeeee-cruzero-eeeeeeeeeeeeeeeeecruzero-é-cruzzzzzzzzerrrrrrrrrrrrrrrrroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!

  69. ESSES TIPOS DE PESQUISAS.EU ACHO UMA BESTERIA,PRA MIM NUNCA IREI MIM IMPORTAR A QUANTIDADE DE TORCEDORES QUE O PALMEIRAS TENHA .PORQUE ACHO SE A TORCIDA DO PALMEIRAS DIMINUIU E A DA AQUELES DO MORUMBI AUMENTO,ESSES NUNCA MERECIA USAR O MANTO ALVIVERDE POR QUE EU SEREI PALMEIRENSE NAS SERIS A,B,C,OU D, PRA MIM O QUE MIM IMPORTA E SER PALMEIRAS ONTEM HOJE E AMANHA , CADA TIME VIVAR SEU MOMENTO CONQUISTA ,O NOSSOS SERA IMENSOS VAI PALMEIRAS…

  70. boa noite,

    esse negocio de contar torcedor que paga pau pra times fora do seu estado não da ne, aqui na capital paulista so nordestino que torce pro flamengo, vasco, da ate nojo, isso não é torcedor e sim paga pau, torcida mesmo é a docorinthians que tem 15 milhoes so em são paulo! maior torcida do mundo e mais fiel disparaaadoooo

  71. Gente nao da para contestar o que esta descrito no ibope, entre acreditar no ibope e no data folha,, e na opiniao de torcedores, acredito nos institutos.

    A pesquiza esta muito coerente.

    Vamos aos fatos:
    Sem duvida as torcidas do flamengo e corinthians sao as maiores.
    E fato que a torcida do $PFC e realmente a terceira, aqui em SP e gritante o numero de saopaulinos, no interior idem, no interior do PR, MS, MT, GO, idem, no sul de MG tb, no nordeste tb tem muito saopaulino, isso e fato.

    A torcida do palmeiras estagnou, e esta decrescendo, principalmente nas regioes mais pobres, a torcida do palmeiras ficou mais eletizada. Nao ha mais imigrantes italianos , os bisnetos ou tataranetos de italianos ja nao tem mais aquela identidade em relacao a sua origem. As pessoas mais pobres, que moram na pereferia, nao tem em seus sobrenomes o italiano, sao na esmagadora maioria Silva, Souza, Aparecidos e Aparecidas.

    O vasco sofre o mesmo processo, trata se de um time que torcida tb estagnou, no RJ, 70% e flamengo, vasco tem seus 20% botafogo e flu dividem o que sobrou.

  72. flamengo não é torcida e sim símpatizantes, moro em sp e vejo so nordestinos com camisa de flamengo, isso não conta, nem sabem falar!! torcida mesmo é do timão que cresceu na raça sem apoio de radinho nos anos 50!! mesmo com 23 anos na fila a torcida explodiu de crescer, isso é unicooo!!!

  73. Na minha opinião a torcida do São Paulo em breve será maior que do corintians. Mas o que interessa mesmo é saber que a torcida do GUARANI manda em Campinas, mesmo estando na série B. Da-lhe Bugre!!!

  74. A porcentagem das torcidas até pode estar correta, mas tenho certeza absoluta que a quantidade de pessoas que não torce para nenhum time é bem maior que esta, tem muita gente que não gosta de futebol.

  75. PESQUISA RIDÍCULA E VASCAÍNOS RIDÍCULOS,PRA COMEÇAR A TORCIDA DO SÃO PAULO NUNCA SERÁ MAIOR DO QUE A DO PALMEIRAS,RS RS E A DO VASCO ENTÃO MELHOR NÃO PERDER TEMPO.

  76. Incrível como o CUrintia compra até pesquisas, conseguem aumentar a torcidinha regional deles e conseguem matar mais Flamenguistas do que o Nazismo matou na segunda guerra, mas mesmo assim somos e sempre seremos os maiores e o verdadeiro time do povo.

  77. Lotamos qualquer estádio do Brasil sem precisar levar caravanas, pois nossa torcida é imensa em qualquer lugar, só que como os adversários sabem da nossa força não têm coragem de dividir os assentos dos estádios, a diferença do Flamengo para o cu.rintia é que não precisamos invadir com caravanas, pois estamos em todos os lugares, não somos um time regional como o paulista é, somos o time da Nação, o verdadeiro time do povo, e temos a quinta maior torcida na Grande São Paulo, a maior torcida no Nordeste, Norte e Centro Oeste. Somos os maiores e sempre seremos.

  78. O SÃO PAULO, SÓ AINDA, NÃO PASSOU PARA O 2 LUGAR NO RANKING PORQUE, O SPFC ESTACIONOU NESSES 4 ANO, SEM GANHAR TÍTULOS. MAS QUEM SABE O SPFC GANHANDO ESSE TÍTULO DA SULAMERICANA, ALCANCE MAS UM POUQUINHO O CÚRINTHIANS. PARA MIM OS 3 NO RANKING, SÃO ESSES, FLAMENGO, CÚRINTHIANS E SÃO PAULO, E O RESTO É PIADA, CHUUUUUUUUUUUUUUPA, RAPAZIADA DO MAL!!!

  79. todas pesquisas são mentirosas.o vasco só perde pra esses paulistas filho da…. dentro de são paulo,vai em qualquer outro lugar do brasil até no inferno seus filhos da…. que a torcida do vasco é imensamente maior que qualquer outro paulista que vive de imprensa principalmente essa bandeirantes que não tem nem profissionais competentes pra saber comentar um jogo se quer mostram ao vivo que torcem pra essa bosta do cúrinthians vem aqui no norte e nordeste que vocês vão correr.pesquisa sem credibilidade pra vocês não existe norte e nordeste seus filho da ….. parem de mostrar mentiras porra!

  80. quanto paulista alienado, pela madrugada. as maiores torcidas são fla e vasco. saiam de são paulo e façam suas pesquisas quando viajarem.essas pesquisas são feitas por paulistas e paulista não gosta dos times do rio.só os times de são paulo crescem e as outras encolhem . inveja histórica.

  81. Meu deus quanta merda vocês dizem e acreditam em tudo no que os outros falam, Palmeirenses parem de falar merda, sabe porque o vasco tem mais torcida que o palmeiras? porque todos os jogos fora do RJ exceto São Paulo, a torcida do vasco comparece aos estádios em peso em quanto a de vocês só ficam enfiadas em SP. Porra ficam acreditando em pesquisa de ARAQUE bande de bestas a unica coisa que se sabe é que Flamengo e Corinthians dominam, possivelmente o 3º lugar é disputado por vasco e São Paulo, acho que meu SAO PAULO GANHA POR POUCA COISA. agora fikar inventando coisas é foda!

  82. Sou de Santa Catarina e não tenho duvidas é uma pesquisa com muitos erros. No nordeste pondera Flamengo e Vasco e aqui no sul a torcida do Vasco é a maior. Os times de São Paulo tem torcida penas em seu estado….fora as torcidas são muito pequenas. Já Flamengo e Vasco não. Tem torcida em todos os estados, até mesmo em São Paulo.

  83. Torcidas do norte e nordeste sâo muito grande mas nessas pesquisas nunca falam dos times daqui.A imprensa ta toda ai pesquisas fajutas aqui no meu parazao a maior é o nosso PAPÂO,depois vem nosso fregues remo e somente a segunda opçâo sao os times dai e o mengo é o primeiro, o corinthians só é o segundo pq todos os malacos daqui, pensa em todos os malacos de Belém torcem pra ele e depois vem o meusegundo time Santos.

  84. “Pesquisas” mentirosas! Viajo pelo Brasil, de carro, e posso dizer que o BOTAFOGO tem, pelo menos, o dobro desses “números” que lhe querem imputar! Roubam o Glorioso até nas tais “pesquisas” inventadas, maquiadas, e tb nas tais “medições dos índices de audiência”! Uma vergonha! Se a torcida do BOTAFOGO fosse do tamanho que tentam lhe imputar, a Globo não mexeria na sua “grade”, aumentando o número de transmissões de jogos do Glorioso! E a Globo não joga prá perder, visa o lucro! Simples assim!!!!

  85. Acho que os vascaínos tem algum problema todas às vezes que vão falar que tem muita torcida usam o Flamengo. Acordem vascaínos vocês já eram. Perderam a 3ª posição para o São Paulo há muito tempo. parem de ficar usando o Flamengo para dizer que tem muita torcida, bando de bestas.

  86. são paulo mais torcida que o vasco? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. só podia ser um paulista ou flamenguista falando isso. vão fazer um estádio para vcs. puxa saco do são paulo.

  87. ak em minas é da seguinte forma:
    1º Cruzeiroooooooo TÍTULOS: 2 BRASILEIRO, 4 COPAS DO BRASIL, 2 LIBERTADORAS, 2 SUL MINAS 2 RECOPAS ETC.

    2º mequinha (america mineiro)

    3º Cascudo (patetico minero)CACHORRO ACHADO NO MATO (CAM) TITULOS: 1 BRASILEIRO 1 LIBERTADORES KKKKKKKK

  88. hahahha FAZ-ME rir. Que pesquisa mais fajuta. Desde quando a torcida do palmeiras é maior que a vascaína? hahahahahahaha, aqui no Nordeste só dá Vascão. Palmerense é só em SP e olhe lá… Norte e Nordeste têm a cruz de malta no peito, mermão. E olha que a região é extensa demais. E NUNCA, nunquinha a torcida do grêmio estará próxima a do Vasco. Só os sulistas torcem pra esse time (e ainda dividem com o inter). hahahahah

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.