Classes C, D e E também já estão migrando do Orkut para o Facebook

Mudança nas redes sociais. Em agosto, o Facebook ultrapassou pela primeira vez o então líder Orkut em número de usuários no Brasil. De acordo com dados compilados pelo Ibope Nielsen Online e divulgados neste sábado, o site mais popular do planeta, comandado por Mark Zuckerberg, somou 30,9 milhões de internautas no Brasil, contra 29 milhões do rival Orkut, controlado pela Google.

De acordo com especialistas, o Facebook já atrai a atenção dos usuários das classes C, D e E. E, assim como aconteceu com os internautas das classes A e B, parte do público já busca alternativa ao Orkut.

Em terceiro lugar, segundo o Ibope, aparece o Twitter, que também manteve tendência de crescimento no Brasil, com 14,2 milhões de usuários únicos em agosto. No mês passado, a internet brasileira somou 45,4 milhões de usuários ativos, uma alta de 1,2% em relação ao mês anterior e avanço de 9,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Com isso, o Facebook conseguiu alcançar 68,2% dos internautas que acessaram a rede no trabalho e em domicílios, informou o Ibope. O Orkut somou fatia de 64%; e o Twitter, 31,3%.

– Já era esperado que o Facebook se tornasse líder em audiência no país. A base de usuários do site cresceu mais de 200% no último ano, contra 25% do Orkut. Em março, por exemplo, eram 18,5 milhões de usuários no Facebook, contra 32,1 milhões no Orkut. É por isso que anunciar no Facebook está cada vez mais caro – diz Clovis Heynor, especialista em novas mídias da CH Consultoria.

Sites especializados já haviam mencionado a possibilidade de o Facebook ter superado o Orkut, mas a confirmação pelo Ibope foi feita neste sábado. O Orkut, no entanto, vem reagindo e mudando a cara de sua rede social. Enquanto investe no YouTube e na nova rede social Google+, a empresa mudou o logotipo do Orkut, que ganhou cor rosa, e aposta em transmissões ao vivo, como shows de música e eventos esportivos.

A Google afirmou neste sábado que há espaço para concorrentes no Brasil. Em nota, diz que “o foco é o usuário e que trabalha para trazer novidades para que o Orkut siga como rede cada vez mais relevante para seus milhões de usuários”. Procurado, o Facebook não retornou as ligações.

A consultoria britânica comScore ressalta ainda dado curioso. Hoje, o internauta brasileiro ainda passa mais tempo no Orkut: a média de navegação por usuário é de 271 minutos por mês. No Facebook, é de 53 minutos; e no Twitter, chega a 25 minutos.

– Fica óbvio que o Orkut ainda prende mais a atenção do usuário, que busca fofoca de relacionamento. No Facebook, a maior parte ainda usa como ferramenta de trabalho – avalia Vladimir Torres, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Globo.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.