Pesquisa mostra que maioria dos leitores não se importa com espaço para comentários

De acordo com levantamento da consultoria de marketing Ad Age, que ouviu mais de mil internautas por meio de uma pesquisa online, 63% dos internautas que acompanham o noticiário online dizem não se importar com a existência (ou falta) de espaços dedicados aos comentários do leitor. O estudo ainda revela que os entrevistados pouco se interessam que sua foto ou publicação de vídeos opinativos – em formato de comentário – estejam relacionados ao conteúdo de uma reportagem e ao nome do jornalista responsável pela notícia.

Tendo em vista que a pesquisa foi aplicada via internet, o que caracteriza os entrevistados como pessoas no mínimo interessadas em ferramentas que possibilitem sua participação na web, somente 15% afirmam escrever comentários com frequência ou sempre. O público qualificado como aquele que nunca exprimi suas opiniões em site corresponde a 37% dos internautas, a maior parte dos internautas.

A falta de interesse da maioria, entretanto, não significa que o espaço de comentários não tenha visibilidade. Quem não comenta, tem pelo menos o hábito de conferir o que outros visitantes estão dizendo em portais. A cada dez internautas, seis relatam a experiência de por vezes encontrar comentários de baixo nível nas páginas de notícias. Esse comportamento inadequado de alguns leitores pode prejudicar a audiência: aproximadamente um quarto dos internautas alega interesse em deixar de visitar determinada página que não modera os comentários tidos como agressivos.

Conteúdo colaborativo
O estuda da Ad Age, em parceria com o instituto Ipsos Observer analisou também a importância, na visão dos leitores, do portal que oferece espaço para a publicação de conteúdo colaborativo. Nesta pesquisa, os entrevistados foram divididos por idade: grupo A (18-24 anos), grupo B (25-34), grupo C (35-54) e grupo D (55+).

Uma das conclusões finais é a de que quanto mais jovem o internauta (60%), maior é o seu interesse em colaborar com notícias, enquanto pessoas com mais idade (65%) dizem desconsiderar a opção colaborativa. Confira, em inglês, demais dados e informações a respeito da pesquisa.

Comunique – se.

Comentarios Recentes

  1. Olá a todos do site do nosso grande amigo Áuvaro Maia.
    Meu nome é cecílio, sou deficiente visual, sou de Goiânia.

    olha, com relação a notícia acima, venho notando a falta de informação que os jovens tem, pois só usam o computador para utilisar o orkut e o messenger, ao invez de ler notícias, ficam lendo coisas que nõa trazem conhecimento nenhum.
    se possível, irei postar artigos que criei no seu site, caso goste do comentário, me envie a resposta no e-mail
    [email protected]
    atenciosamente, Cecílio

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.