Facebook gera mais audiência para sites noticiosos que Twitter, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada com os 25 portais de notícias de maior audiência nos Estados Unidos constatou que 35% a 40% do tráfego mensal de visitas únicas é obtido por links postados em outras páginas da web, como Facebook, Twitter e blogs. Dentre as redes sociais, o Facebook é responsável por 8% das visitas mensais do Huffington Post, enquanto o The New York Times tem 6% de tráfego proveniente da rede de Mark Zuckerberg.

Nessa mesma análise, divulgada pelo Centro Pew Research de Excelência em Jornalismo, os números de audiência gerada por meio do Twitter são menores. O jornal Los Angeles Times, veículo de comunicação que melhor tira proveito do microblog para audiência, credita 3,5% das visitas únicas do seu portal aos links publicados em seu perfil na rede social.

Drudge Report
Estima-se que a rede dos 140 caracteres tenha 200 milhões de usuários, contra mais de 500 milhões de internautas cadastrados no Facebook. A diferença no número total de usuários colabora para a “vitória” do Facebook, mas não é fator decisivo. Segundo reportagem do Mashable, especializado em novas mídias, o Drudge Report, agregador de notícias americano, é a origem de pouco mais de 30% do tráfego total do britânico Daily Mail, 19% do New York Post e 15% do Washington Post.

Google
Embora o Facebook tenha, em 2010, ultrapassado o Google em quantidade de visitas ao seu site de relacionamento, o serviço de buscas continua como fonte campeã na geração de audiência para os portais de notícias. Segundo estatísticas do Nieman Lab, o Google responde por 30% dos cliques que resultam na leitura dos 25 portais que participaram da pesquisa.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.