RedeTV! entra com representação contra a Globo e não quer dividir Brasileiro com a concorrente

A RedeTV! está pronta para entrar com uma ação na Justiça por perdas e danos, caso não consiga fazer valer o contrato que assinou com o Clube dos 13, referente aos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. A emissora protocolou uma representação no Cade acusando a Globo de abuso de poder econômico, como já havia feito a citada entidade.
No documento, a emissora relata que, depois de sua vitória, a Globo assinou com vários clubes. Assim, a concorrente teve a vantagem de negociar sabendo quanto já tinha sido oferecido aos dirigentes.
“O Cade proibiu que fosse mantido no contrato o direito de preferência, que dava à Globo o poder de igualar propostas das concorrentes. Agora, se ela negocia com os clubes depois que a nossa proposta se tornou pública, continua com o mesmo direito”, afirmou Kalled Adib, diretor de operações da RedeTV!. Com esse argumento, ele alega que os clubes não cumpriram o acordo com o Cade para acabar com o direito de preferência da Globo.
A RedeTV! vai esperar o Cade enviar uma resposta ao seu requerimento. Depois disso, os advogados da emissora vão decidir se acionam a Justiça. “Temos tudo para entrar com uma ação, mas dependo do meu corpo jurídico. Nós vencemos a concorrência e não estamos podendo exercer o contrato. Isso representa grandes perdas financeiras para uma emissora que está em evolução. Também há um desgaste na nossa imagem. Alguém tem que reparar esses danos”, declarou Adib. Ele não afirmou se a ação seria contra o C13, os clubes ou a Globo. Ou contra todos.
Na audiência desta quarta-feira (27) no Senado, Adib trocou farfas com Evandro Guimarães, vice-presidente da Globo. Em sua primeira participação, Guimarães despejou números para vitaminar a tese de que o valor oferecido aos clubes não pode ser o principal componente da negociação. Defendeu que seja levado em conta o potencial técnico de cada TV. Ele citou dados de todas as emissoras, sempre demonstrando vantagem da Globo sobre as demais e colocando em último lugar a RedeTV!.
Segundo Guimarães, sua emissora tem 3.305 retransmissoras espalhadas pelo país contra menos de 700 da RedeTV!. “Fico orgulhoso com esses dados apresentados pelo Evandro. Eles mostram como a RedeTV! evoluiu”, respondeu o representante da emissora. Quando teve de volta a palavra, o executivo da Globo reclamou que o concorrente citou pelo menos nove vezes seu nome. “Citei mais de 15, mas foi para mostrar meu ponto de vista”, disse Kalled.

O superintendente de operações da RedeTV!, Edjail Antônio Kalled, disse que entrará com representação contra a Globo. A afirmação aconteceu durante debate sobre o assunto nesta quarta-feira (27), realizado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal. 
Sobre a possibilidade de dividir os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro com a Globo em um eventual acordo conciliatório, Kalled Adib foi taxativo. “Nem cogitamos essa possibilidade. Queremos transmitir o Campeonato Brasileiro sozinhos e no melhor horário para o telespectador. Queremos que ele tenha direito de assistir ao jogo cedo, para dormir tranquilo e acordar para trabalhar no dia seguinte”. UOL Esporte, Gustavo Franceschini e Ricardo Perrone

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.