Candidatos à Prefeitura de Goiânia participam hoje de debate na TV Anhanguera

Os candidatos à Prefeitura de Goiânia vão participar de um debate, na noite desta quinta-feira (29), na TV Anhanguera. Na ocasião, Adriana Accorsi (PT), Delegado Waldir (PR), Francisco Júnior (PSD) Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan e (PSB) poderão apresentar suas propostas e questionar seus adversários. A mediação será feita pelo jornalista da TV Globo Júlio Mosquéra. O debate começa depois da novela Velho Chico.

A TV Anhanguera, em atendimento ao disposto na Lei 9.504/97, alterada recentemente pela Lei 13.165/2015, convidou para o debate todos os candidatos “aptos”, ou seja, aqueles que são definidos na legislação como sendo aqueles filiados a partido político com representação superior a nove parlamentares na Câmara dos Deputados e que tenham requerido o registro de candidatura na Justiça Eleitoral.

Conforme permite a Lei eleitoral, devidamente corroborada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a emissora convidou também os candidatos que tiveram 5 ou mais pontos na pesquisa Ibope divulgada na semana anterior à da reunião sobre o debate, realizada com representantes dos candidatos, no último dia 20.

Regras

No total, serão quatro blocos de discussão e, no último, também haverá espaço para as considerações finais de cada candidato.

Durante os blocos, as perguntas serão feitas de candidato para candidato, apenas com a condução de um mediador. Serão dois blocos com perguntas de tema livre e dois de temas determinados.

Entre os temas determinados serão sorteadas perguntas dos seguintes assuntos no momento do debate: saúde, combate à criminalidade, educação, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), transporte público, mobilidade urbana (trânsito), geração de emprego, iluminação pública, funcionalismo público, combate à corrupção, gasto público, obras públicas, saneamento, cultura e lazer.

A ordem dos candidatos que farão as perguntas em cada bloco já foi definida por sorteio e devidamente aceita pelos representantes.

Ainda segundo as regras, o candidato que não comparecer aos estúdios da TV Anhanguera com, no máximo, 15 minutos de antecedência ao início do debate será considerado ausente.

Além disso, o candidato poderá solicitar direito de resposta se for citado por um adversário de modo ofensivo. Para isso, no momento da ofensa, deve levantar, em silêncio, o dedo. Este será o sinal de que está solicitando direito de resposta.

Assim que perceber que foi notado pelo apresentador, deve abaixar o dedo e aguardar. A produção da TV Anhanguera poderá conceder 1 minuto para que ele responda as ofensas. O ofendido deve se manter dentro do tema.

Caberá ao mediador, auxiliado pela produção, conceder ou não o direito de resposta. Se possível, o direito será concedido na hora, mas a decisão poderá demorar alguns minutos. O direito de resposta se limita a ofensas no campo moral e não a avaliações negativas sobre propostas de governo ou desempenho administrativo.

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.