Final da novela “Babilônia” bate recorde negativo histórico

“Babilônia” chegou ao fim ontem (29) sem frisson, sem expectativa alguma. A trama que estreou com cara de promissora, se enrolou nas polêmicas, mudou de curso e como um barco sem rumo deixou personagens e tramas à deriva, e o espectador, completamente perdido.

O resultado disso foi uma audiência abaixo do esperado pela emissora e um capítulo final que bateu recorde negativo na história do horário.

Segundo medição prévia do Ibope, o capítulo final de “Babilônia”, exibido das 21h20 às 22h45, marcou apenas 32,4 pontos de média. Sem sombra de dúvidas foi a pior audiência de final de uma novela das 21h na Globo. SBT e Record registraram 9 pontos no horário.

Para se ter uma ideia da queda, o desfecho da novela teve 30% a menos de audiência que o final de sua antecessora no horário, “Império”, que marcou 46 capítulo final.

A diferença é maior ainda se comparada a um dos grandes sucessos da Globo na faixa, “Avenida Brasil” (2012), que encerrou sua jornada na emissora cravando 51 pontos no capítulo final. Nesse comparativo, “Babilônia” teve 40% a menos de audiência em seu último capítulo.

Na média geral, “Babilônia” deve ficar na casa dos 25 pontos, o que é pouco para o horário na Globo, que prospecta sempre audiência acima dos 30 pontos.

Muito criticada logo no início por polêmicas como o casal de lésbicas, cenas de sexo e violência, “Babilônia” patinou.

Os autores Gilberto Braga, Ricardo Linhares, e João Ximenes, excelentes dramaturgos, pareciam desmotivados, querendo que tudo aquilo acabasse logo. Assim foi o último capítulo. O suspense de “quem matou?”, no caso, o morto era o personagem Murilo (Bruno Gagliasso), não casou frisson.

A despedida da trama teve casamentos, triângulo amoroso,  beijos, beijos gays, político corrupto preso e as vilãs despencando de um penhasco, em uma versão torta de “Thelma & Louise” (1991), o filme. Nada de mais. Emoção e expectativa de menos. Uma pena para quem gosta do estilo de Gilberto Braga. E você? O que achou?

Confira a audiência dos últimos capítulos de outras novelas das 21h:

“Império” – 46 pontos

“Em Família” – 37 pontos

“Amor à Vida” – 48 pontos

“Salve Jorge” – 46 pontos

“Avenida Brasil” – 51 pontos

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.