Jornalistas participam da 2ª edição dos Comunicadores da Alegria

Acostumados a produzir matérias sobre saúde, jornalistas de diversos veículos de comunicação terão a oportunidade de vivenciar um outro lado do Sistema Único de Saúde (SUS). Esses profissionais conhecerão de perto as histórias de pacientes e o atendimento humanizado prestado em hospital público do Estado. Esse é o foco da 2ª edição do projeto Comunicadores da Alegria, que será promovido no Hospital Alberto Rassi (HGG), nesta terça-feira, 16, a partir das 9 horas.

Estão confirmados para a atividade 28 jornalistas de 20 veículos de comunicação – entre jornais impressos, televisão, rádio, revista e internet. O projeto, idealizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), tem como objetivo reunir formadores de opinião para uma experiência única exercendo um papel diferente do que estão acostumados. Eles serão acompanhados pela equipe de enfermagem e pelos palhaços e malabaristas do circo Lahetô.

De acordo com o coordenador executivo do Idtech, José Cláudio Romero, a ideia é fazer com que os comunicadores tenham uma visão mais ampla do SUS, quebrando tabus sobre a Saúde Pública. “Além disso, eles levarão bem-estar aos pacientes e humanizará o ambiente. Os componentes ambiental e psicológico colaboram para uma recuperação mais rápida dos pacientes e pode aliviar até mesmo a dor”, explica.

O secretário Halim Antonio Girade avalia que, além de fomentar ações que visam humanizar o ambiente das unidades de saúde, a ação tem a missão de apresentar a realidade do SUS para os formadores de opinião. “É preciso que os jornalistas vejam de perto os desafios da Saúde Pública, inclusive do SUS que funciona”, considera.

Atividade

O projeto é similar ao “Doutores da Alegria”, que utiliza a paródia do palhaço que brinca de ser médico no hospital. Antes da atividade, os comunicadores se caracterizarão com maquiagem e vestuário de palhaços. Eles se vestirão com jalecos, chapéus, perucas e nariz vermelho. Em seguida, os jornalistas, acompanhados dos cantores Amauri Garcia e Xexéu, visitarão Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ambulatório e Centro de Terapia Intensiva (CTI) para conversar com os pacientes e tirar fotos instantâneas, que serão entregues aos internos.

Participarão do projeto os comunicadores: Alex Atanásio (PUC-TV), Alysson Lima (TV Record), Alziro Zarur (O Hoje), Ana Cláudia Rocha (O Popular), Aurélia Guilherme (Boa Vida), Barbosinha (Rádio Sucesso), Carlos Magno (TV Record), Deivid Souza (Diário da Manhã), Edna Gomes (Diário da Manhã), Fabiana Pulcineli (O Popular), Fernanda Arcanjo (TV Record), Flávia Guerra (O Hoje), Iuri Godim (Contato Comunicação), Janda Nayara (O Popular), Jerônimo Venâncio (TBC), Joel Datena (TV Goiânia), Jordevá Rosa (TV Serra Dourada), José Luiz Araújo (Interativa), Luciana Finhold (TV Serra Dourada), Manoela Guerra (Interativa), Marcão (TV Goiânia), Márcia Alves (RBC), Mariana Távora (Fonte TV), Paulo Henrique (TV Record), Reynaldo Rocha (TBC), Rogério Rezende (Programa Aplauso), Samuel Straioto (730), Saulo Lopes (TV Anhanguera), Sérgio Paiva (A Redação) e Ulisses Aesse (Diário da Manhã).

 

 

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.