Morre em Goiânia ex-prefeito Darci Accorsi

O ex-prefeito de Goiânia Darci Accorsi morreu na noite desta quinta-feira (20). A informação foi confirmada pela Prefeitura de Goiânia que decretou luto de três dias. Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Renaissance, no Setor Marista, em Goiânia.

O político foi diagnosticado com câncer na coluna com metástase no pulmão no ano passado. Ele vinha sendo submetido a sucessivas sessões de quimioterapia que o deixaram debilitado.

Na manhã de hoje,  a filha dele, Adriana Accorsi, delegada da Polícia Civil e recém eleita deputada estadual pelo PT, contou que todos estavam preocupados com o estado de saúde de Darci Accorsi.

O corpo do ex-prefeito de Goiânia, Darci Accorsi, está sendo velado no Paço Municipal. O sepultamento será às 17h no cemitério Parque Memorial.

Perfil

Graduado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, Darci chegou a Goiás em 1972 e lecionou na rede municipal de Itapuranga. Mais tarde foi professor na Universidade Federal de Goiás (UFG) e na Universidade Católica de Goiás (PUC).
Foi fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) em Goiás e disputou uma eleição para deputado federal em 1982. Em 1985, foi candidato a prefeito de Goiânia, mas foi derrotado por Daniel Antônio, por uma pequena diferença de votos, numa eleição em que o PT acusou ter havido fraude eleitoral, nunca comprovada. Darci elegeu-se vereador em Goiânia em 1988, deputado estadual em 1990. Ele elegeu-se prefeito de Goiânia em 1992 derrotando o candidato Luiz Bittencourt (PMDB).
Durante sua gestão, ele enfrentou resistência interna de seu partido. Por conta disso ele deixou o PT e filiou-se ao PSB, depois foi para o PTB e tentou sem sucesso eleger-se deputado estadual em 1998 e em 2002. Na eleição de 2000 ele perdeu de novo a eleição para prefeito de Goiânia contra seu ex-companheiro de partido, Pedro Wilson Guimarães (PT).

Darci também foi presidente da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) no governo de Marconi Perillo, mas deixou o cargo após denúncias de corrupção, chegando a ser preso e depois liberado.  Anos depois ele foi absolvido desta acusação. Em 2006, Darci candidatou-se novamente a deputado estadual e foi derrotado. Em 2009 retornou ao PT. Na atual gestão de Paulo Garcia (PT), Accorsi ocupava uma assessoria na Secretaria Municipal de Governo.

 

 

 

 

 

 

Fonte : O Popular

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.