Ministério das Comunicações recebeu 52 pedidos do Estado de Goiás para migração de Rádios AM para FM

Na sessão pública realizada em Goiânia, o Ministério das Comunicações recebeu do Estado de Goiás, um total de 52 pedidos de migração de Rádios AM para a faixa de FM. Um número considerado alto. O blog não teve acesso aos requerimentos, que serão publicados após o dia 09 de abril no Diário Oficial da União. Das emissoras de Goiânia, acompanhamos a solicitação de migração feitas pelas Rádios: Difusora/640, Aliança/1090 e Bandeirantes/820. Em relação a Rádio 730, segundo a direção da emissora a intenção é sim de fazer o pedido, mas ele será feito posteriormente. A Rádio Brasil Central não deve optar pela mudança para o FM, já que a emissora que pertence ao Governo do Estado de Goiás,opera na frequência de 1270  kHz, 11815  kHz  (OC) e 4985 kHz  (OT) , podendo, por meio dessas duas últimas frequências, obter um longo alcance, chegando a todo o território nacional e no complexo de comunicação da Agência Goiana de Comunicação (Agecom) já possui a RBC FM 90,1.

Concluídas todas as sessões públicas, caberá à Anatel a realização de estudos de viabilidade técnica em cada unidade da federação para determinar se há espaço para a migração de todas as emissoras interessadas em cada município. Nos casos em que não haja espaço no espectro, a agência deve analisar a necessidade de uso da faixa estendida de FM (de 76 MHz a 88 MHz), que deve ser liberada com a digitalização da TV.  Hoje, a faixa FM vai de 87.9 MHz a 107.9 MHz. A previsão é que a migração das primeiras emissoras ocorra em agosto deste ano.

Confira abaixo uma entrevista com o servidor do Ministério das Comunicações, Edival Moreira que esclarece algumas dúvidas: 

Anatel Edival

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentarios Recentes

  1. “Se ela não tiver interesse, vai continuar como está, em caráter local até a vigência de sua outorga”.

    Isto por acaso significa que as emissoras que não optarem pela migração, quando terminar a concessão em vigência (que se não me engano tem a duração de 10 anos), não terá renovação?

  2. Parabéns pela iniciativa das emissoras citadas em requerer o seu canal FM, destaque vai pra Bandeirantes/820, que levará a sua ascendente programação integral incluindo as jornadas esportivas que poderão ser escutadas no radinho de pilha e celular.Destaque negativo vai pra 730 e Brasil Central,em destaque a última que no som AM,sofre forte interferência durante o dia da Rádio Daqui, e a noite pela Tupi RJ.o que faz com que escute o futebol no FM.Questionei o fato a eles e disseram que iriam aumentar a potencia do transmissor pra sanar tais problemas.Pena que não poderemos escutar a rica e excelente programação da emissora AM com som limpo e de qualidade aqui na grande Goiânia.

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.