O rádio no Brasil está completando 90 anos hoje

O ano era 1922. A República Federativa do Brasil comemorava 100 anos desde que o Príncipe Regente D. Pedro bradou perante a sua comitiva a célebre frase “Independência ou Morte!”. Para homenagear o centenário do feito histórico, o então presidente do Brasil Epitácio Pessoa fez um pronunciamento direto do Teatro Municipal do Rio de Janeiro por meio de uma estação de rádio, que foi captada em Niterói, Petrópolis, na  serra fluminense e em São Paulo, onde foram instalados aparelhos receptores.

A partir desse fato, nascia um dos mais importantes veículos de comunicação do Brasil. De acordo com dados históricos, para testar o novo meio de comunicação, os americanos da Westinghouse Electric instalaram uma estação de 500 W e uma antena no pico do morro do Corcovado (onde atualmente é o Cristo Redentor). O público ouviu o pronunciamento do presidente da República, Epitácio Pessoa e a ópera O Guarani, de Carlos Gomes.

Muitas pessoas ficaram impressionadas, pensando que se tratava de algo sobrenatural. A reação visionária de Roquette-Pinto a essa tecnologia foi: “Eis uma máquina importante para educar nosso povo”. Depois da primeira transmissão no Brasil em 1922, Roquette-Pinto tentou sem sucesso convencer o Governo Federal a comprar os equipamentos apresentados na Feira Internacional.

Para o bem da comunicação do Brasil, Roquette-Pinto não desistiu, e conseguiu convencer a Academia Brasileira de Ciências a comprar os equipamentos. Foi então criada a primeira rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro – atual Rádio MEC, fundada em 1922, e dirigida  por Roquette-Pinto, com um possante transmissor Marconi com dois mil Watts de potência.

Voltada para a elite do país, a programação da rádio incluía ópera, recitais de poesia, concertos e palestras culturais e  tinha uma finalidade cultural e educativa. Como os anúncios pagos eram proibidos, a rádio era mantida por doações de ouvintes.

INVENÇÃO DO RÁDIO

Além de comemorar os 90 anos do Rádio, o Brasil também homenageia um homem que pode ser considerado o inventor do rádio. O padre e cientista gaúcho Roberto Landell de Moura teve seu nome escrito no “Livro de Aço” dos grandes personagens da história do Brasil.

O padre foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radioemissão e telefonia por radio) antes mesmo que outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden (dezembro de 1900). Landell de Moura realizou, em 1893, do alto da Avenida Paulista ao morro de Sant’Anna, em São Paulo, numa distância de oito quilômetros, a primeira experiência de radiotelefonia de que se tem registro, embora não haja documentos que comprovem o fato.

Em 1899 e 1900, jornais citaram a experiência, dando fé do pioneirismo  do brasileiro na transmissão de sinais sonoros. Pelo seu  pioneirismo, o Padre Landell de Moura é o patrono dos radioamadores do Brasil.

HOMENAGENS

Várias rádios destinaram uma parte de suas programações com o intuito de homenagear os 90 anos do rádio. A Rede CBN, liderada pela CBN FM 92.5 AM 860 do Rio de Janeiro e CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo, a Rádio Globo AM 1100 de São Paulo e Rádio Globo AM 1220 FM 89.5 do Rio de Janeiro veicularam reportagens especiais durante toda a semana para homenagear a data. Outras emissoras, entre elas as rádios públicas que são controladas pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), também veicularam homenagens.

A Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) lançaram um site que sintetiza a história do rádio no Brasil. O site tem listas das principais músicas que eram tocadas em várias décadas, além de depoimentos de personalidade.

Outra homenagem que o veículo recebeu foi feita pela jornalista Magaly Prado, que lançou um livro contando os fatos mais relevantes dos 90 anos do rádio brasileiro. O lançamento da obra foi feita no mês passado e é um documento importante sobre a história de um dos mais importantes veículos de comunicação do Brasil.

 

Assista ao vídeo pelos 90 anos do rádio brasileiro comemorados neste 7 de setembro

 

 

 

 

 

Tudo Rádio/Abert.

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.