O Sistema Sagres de Comunicação oficializou, nesta sexta-feira (9), sua agenda de cobertura das eleições municipais de 2024, com os candidatos e candidatas às prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A cobertura do pleito nas duas maiores cidades do estado ocorrerá no modelo iniciado em 2020, quando a Sagres se tornou signatária do Pacto Global de Mídia da Organização das Nações Unidas (ONU), que promove a Agenda 2030.
A Agenda 2030 da ONU avança no mundo com a execução de políticas e iniciativas de empresas e da sociedade civil com as metas estabelecidas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Então, com foco em Educação, Sustentabilidade e Transcendência desde 2020, a Sagres marca presença no processo político local em Goiás, mais uma vez, com entrevistas e análises dos planos de governo dos candidatos com foco no desenvolvimento sustentável dos municípios.
Cobertura Sagres
A cobertura jornalística do Sistema Sagres para a eleição está ancorada em sete editorias: Educação; Planejamento Urbano; Gestão Ambiental; Mobilidade e Infraestrutura; Desenvolvimento Sustentável; Saúde; e Desigualdades. Assim, a Sagres irá entrevistar os três candidatos à prefeitura de Aparecida de Goiânia e os sete candidatos à prefeitura de Goiânia no programa “Pauta – Eleições 2024”.
As entrevistas serão ao vivo, na Sagres TV, canal 26.1, bem como pela Rádio Sagres 730 AM e pelo canal da Sagres no Youtube. Nestas eleições, a emissora marca o retorno do videocast pODS, com foco nos planos de governos dos candidatos. Com sete edições, o programa irá analisar com especialistas a presença das sete editorias do sistema nas propostas.
E é claro que o PodFalar estará presente na cobertura das eleições 2024. Por isso, o primeiro videocast de política de Goiás com edições semanais também irá debruçar sobre os planos de governos, e acompanhará de perto todo o processo eleitoral.
Além disso, a Sagres apresenta aos goianos uma página especial das eleições 2024 dentro do portal Sagres Online. Nele, os eleitores terão acesso a conteúdos de programas do Sistema Sagres, como reportagens que abordam demandas e soluções dos municípios brasileiros. A página já está no ar desde essa sexta-feira (9).
Programação
O PodFalar continua no mesmo dia e horário, portanto, com as edições semanais sempre às sextas-feiras, às 20h. O videocast de política da Sagres TV também é disponibilizado no YouTube e nos tocadores de podcast Apple Podcasts, Castbox, Deezer, YouTube Music e Spotify.
O pODS terá estreia na programação da Sagres no final de agosto. E em setembro, o Tom Maior entra na cobertura com um interprograma especial. Portanto, o programa vai tirar dúvidas e trazer conteúdo sobre a importância da educação, da representatividade de minorias e como é a atuação dos políticos aparece no cotidiano das pessoas. O programa é de segunda a sexta-feira, ao vivo, às 18h.
Em edição especial, o Pauta – Eleições 2024 ocupará a grade da emissora, com entrevistas ao vivo, conduzidas pelos jornalistas Rubens Salomão, Samuel Straioto, Jéssica Lima e Jéssica Dias, duas vezes na semana, sendo assim, sempre às 11h, às terças e quintas-feiras.
O início das entrevistas está marcado para 27 de agosto e o encerramento será em 26 de setembro, sendo que a ordem foi organizada em sorteio com representantes das candidaturas. Então, a programação ficou da seguinte forma:
Aparecida de Goiânia
27/08 – Leandro Vilela
29/08 – Professor Alcides
03/09 – William Panda
Goiânia
05/09 – Rogério Cruz
10/09 – Adriana Accorsi
12/09 – Vanderlan Cardoso
17/09 – Sandro Mabel
19/09 – Professor Pantaleão
24/09 – Fred Rodrigues
26/09 – Matheus Ribeiro
Eleições 2024
O Sistema Sagres de Comunicação formalizou a agenda de datas com os candidatos, portanto não haverá possibilidade de remarcação das entrevistas. As regras das entrevistas previamente acertadas com os representantes de partidos e coligações são protocoladas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/GO).
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 ocorrerá em todo o país no dia 6 de outubro, com previsão de segundo turno para 27 de outubro.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes e o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação.