A Rádio Brasil Central AM conquistou o primeiro lugar na categoria Radiojornalismo do 17º Prêmio Fieg de Comunicação, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Goás (Fieg). A matéria premiada tem o seguinte título: No ano em que completa 70 anos em Goiás, Sesi expande educação básica por meio de parceria com prefeituras municipais.
A reportagem é de Gil Bomfim, com produção de Jeniffer Jacob e edição de Fausto Marciano. O prêmio foi entregue durante solenidade realizada no último sábado (25), no Sesi Multiparque, antigo Clube Ferreira Pacheco.
O trio de profissionais da Brasil Central possui um extenso currículo de prêmios. Eles já foram vencedores em premiações do Detran, Sincor, Faeg, Ministério Público e Asmego, entre outras. A receita? “Fazer com carinho e dedicação, para produzir material jornalístico de qualidade”, diz Gil Bomfim.
Segundo ele, a reportagem premiada pela Fieg este ano tem 10 minutos de duração e aborda a importância da educação profissionalizante. Ela conta que o Sesi assume uma escola municipal e desenvolve nela sua metodologia pedagógica. Por enquanto, são três prefeituras parceiras e a meta é chegar a 150 até o ano de 2030.
Produção e edição
Jeniffer Jacob foi a responsável pela produção da reportagem, e teve como foco a investigação e a busca de informações para definir o tema da reportagem. Também selecionou os personagens e as fontes certas que poderiam enriquecer o conteúdo da matéria.
O editor Fausto Marciano relata que gosta de editar reportagens especiais e escolher a trilha sonora. “É bom ver a matéria sendo construída, o trabalho fluindo e ficando pronto”, destaca. Conforme Gil Bomfim, no processo da edição eles testam várias músicas para compor a trilha sonora, para definir a que melhor se encaixa.
Este ano, a premiação da Fieg teve como tema Sesi Goiás, 70 anos: Educação Básica, Saúde e Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida, Produtividade e Competitividade na Indústria. O objetivo é incentivar a produção de reportagens e a divulgação de informações sobre o desenvolvimento industrial goiano e seu impacto na sociedade.
Ao todo, foram distribuídos R$ 80 mil em prêmios nas categorias Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo, Fotojornalismo e Webjornalismo. Os trabalhos premiados foram publicados ou veiculados no período de 1º de janeiro a 15 de outubro de 2023, em jornais, sites jornalísticos, emissoras de televisão e rádios goianos.