A grande final da Libertadores, a ser disputada entre os times do Boca Juniors e Fluminense neste sábado (4), ganha transmissão ao vivo na Rádio Nacional. O Show de Bola Nacional, jornada esportiva da emissora pública que acompanha todos os detalhes da disputa, começa às 16h30.
A partida acontece no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. A equipe de craques do jornalismo da emissora pública conta com a narração de André Luiz Mendes e comentários de Waldir Luiz. Para a reportagem e o plantão da informação está escalado Rodrigo Campos.
Por ser em jogo único, caso a decisão termine empatada no tempo regulamentar, irá para a prorrogação. Se a igualdade no placar persistir, a disputa será nos pênaltis. Quem vencer, leva a taça.
Para o Fluminense, a vitória colocaria o clube pela primeira vez na lista dos campeões da Libertadores. O Boca pode conquistar seu sétimo título do torneio e se igualar ao Independiente como maior vencedor da história da competição.
O tricolor carioca obteve a classificação para a finalíssima ao ganhar de 2 a 1 do Internacional no segundo jogo da semifinal. Já o time argentino garantiu lugar na final ao eliminar o Palmeiras nos pênaltis, no Allianz Parque, em São Paulo.
Sobre o torneio
Organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) desde 1960, a Copa Conmebol Libertadores é a principal competição entre clubes profissionais da América do Sul. É um dos torneios mais prestigiados do mundo.
No formato atual, a Libertadores é realizada em três etapas. As seis equipes sobreviventes da primeira fase juntam-se aos outros 26 times previamente classificados na segunda, na qual existem oito grupos compostos por quatro equipes cada. Os dois melhores clubes de cada grupo vão para fase final eliminatória, sempre em jogos de ida e volta até as semifinais.
A final é disputada em jogo único. O vencedor se classifica para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA (como representante da Conmebol) e para a Recopa Sul-Americana do ano seguinte.
Cobertura esportiva da Nacional
Esporte que é paixão do povo brasileiro, o futebol é um dos destaques da programação da Rádio Nacional, emissora pública referência em transmissões de partidas no país há décadas. Os jogos das principais competições e as notícias mais importantes têm espaço nas jornadas esportivas diárias.
A Nacional apresenta, ao vivo, vários duelos de diversos campeonatos. Os torcedores podem ficar ligados pelo rádio, site ou streaming e acompanhar as emoções das disputas entre os maiores clubes brasileiros. O destaque de janeiro é o estadual do Rio de Janeiro em dias e horários diversos, de acordo com a tabela.
Antes e depois dos confrontos, o ouvinte se informa sobre a preparação das equipes e a repercussão do placar nas ondas da Nacional. A análise sobre os resultados da rodada ainda ganha janela diária para um rico debate em produções consagradas no radiojornalismo esportivo.
A ideia é oferecer ao público uma programação jornalística com noticiário preciso e informação relevante, comentários embasados e opinião fundamentada sobre o que acontece de mais recente no futebol do país e no exterior.