O Athletico Paranaense recebeu na última terça-feira,25, sinal verde da justiça para cobrar pelas transmissões do clube no rádio.
A decisão inédita foi proferida pela 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, que reconheceu o legítimo direito do clube de cobrar das emissoras de rádio pela transmissão de suas partidas de futebol.
Há mais de 15 anos, o Furação pleiteava o direto pela cobrança.
“O futebol encareceu e a tecnologia dos meios de comunicação e sua acessibilidade evoluíram. Com essa decisão, o CAP estabelece um tratamento justo e equilibrado em termos econômicos ao Direito de Arena explorado pelas rádios em suas transmissões e atribui devida contrapartida ao Club e seus jogadores, protagonistas do espetáculo desportivo”, destaca a decisão.
A posição do clube, ainda de acordo com a decisão judicial , não atinge de nenhuma maneira o livre exercício do direito de imprensa e acesso à informação, na medida em que fica resguardado o direito de todas as rádios ao flagrante de espetáculo, legalmente previsto na Lei Pelé e na Lei Geral do Esporte.
O Athletico assegura que oferece ao mercado radiofônico um modelo atrativo e compatível ao negócio, que certamente valorizará este importante produto ao futebol brasileiro.
Comentarios Recentes
Esta atitude do Atlético PR só é válida se o rádio puder mostrar a imagem do jogo que está sendo transmitindo, caso contrário não justifica a cobrança. Rádio é informação, TV (imagem) é espetáculo. Penso que o clube paranaense encontrou um Iceberg pela frente. Que outros clubes não sigam este mal exemplo.