Vereador ameaça jornalista em Goiânia; “para quem sabe ler um pingo é letra. Não me importo se é hetero ou gay”

Na manhã desta quarta-feira,5, o vereador por Goiânia Kleybe Morais, do MDB, apontou o dedo para o repórter José Bonfim (Rádio CBN) e o chamou de marginal, conforme registrado e publicado pela reportagem da TV Brasil Central.

 “Você me respeita, moleque, marginal. Eu quero que você vem para cima de mim de novo”, disse o vereador apontando o dedo para o jornalista sem explicar o motivo da fúria.

Antes, o parlamentar discursou na Câmara Municipal de Goiânia dizendo que não iria aceitar que jornalistas fizessem “caricaturas” ou “chacotas” com o Poder Legislativo da capital goiana.

  “Se jornalista vem para cá [Câmara Municipal de Goiânia] para fazer fofoquinha de vereadores, eu já dou um aviso: vou pôr para moer, não vou aceitar bandido. Para quem sabe ler um pingo é letra. Não me importo se é hetero ou gay […]. E entenda isso como uma ameaça”, disse o vereador.

Sem explicar o motivo do discurso, o vereador deixou sua mesa no Plenário da Câmara Municipal de Goiânia e apontou o dedo para o jornalista, exaltando ofensas ao comunicador.

O Grupo Jaime Câmara (GJC), responsável pela CBN Goiânia, divulgou nota repudiando com veemência a intimidação feita contra o repórter José Bonfim, da Rádio CBN Goiânia, nas dependências da Câmara Municipal, pelo parlamentar.

“Numa sociedade verdadeiramente democrática, é dever social do jornalismo acompanhar os atos das instituições e homens públicos. Qualquer tentativa de constranger esse trabalho, ainda mais com ameaça de violência física, indica tendência ao autoritarismo, diante da qual não é aceitável se omitir. Pela exata noção dessa responsabilidade, seguiremos cumprindo nosso papel, com ética e independência”, escreveu a nota do GJC.

A assessoria da câmara disse que determinou ao Conselho de Ética a instauração de um procedimento disciplinar para apurar o teor de pronunciamento e a conduta do vereador que, em sua fala, se dirigiu ao repórter da CBN.

O Sindicato dos Jornalistas de Goiás também repudiou as ameaças feitas pelo vereador e disse que “uma pessoa em posição pública deve saber aceitar críticas e respondê-las de forma democrática ou acionar a Justiça, caso se sinta pessoalmente ofendido”.

O partido do vereador goianiense disse que é solidário com o jornalista e que os “pilares” da sigla são baseados na “democracia e no profundo respeito às liberdades individuais e coletivas”. O MDB goiano ainda disse que espera que o legislador “reveja seu posicionamento” em breve. Veja nota abaixo!

“O MDB Goiás vem a público solidarizar-se com todos os jornalistas goianos, atacados injustamente pelo vereador Kleyber Moraes (MDB) durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Goiânia, nesta quarta-feira (5).

Nosso partido, cujos pilares fundamentam-se na democracia e no profundo respeito às liberdades individuais e coletivas, repudia toda e qualquer forma de censura e ameaça a uma categoria formada por profissionais cujo papel tornou-se ainda mais relevante no cenário político atual.

Esperamos ainda que o vereador emedebista, detentor de cargo público que lhe foi conferido em votação popular, reveja seu posicionamento o mais rápido possível”.

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.