A 10 dias para o fim de 2021, o trabalho no Ministério das Comunicações (MCom) não para. Nesta terça-feira (21), a Secretaria de Radiodifusão autorizou a migração de mais 17 rádios que hoje operam na faixa de frequência AM (amplitude modulada) para FM (frequência modulada). A adaptação das outorgas está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira e foi concedida a rádios em 17 municípios brasileiros, sendo eles: Mateus Leme (MG), Inhapim (MG), Vespasiano (MG), Fátima do Sul (MS), Faxinal (PR), Palotina (PR), Rolândia (PR), São José dos Pinhais (PR), Petrópolis (RJ), São João de Meriti (RJ), Farroupilha (RS), Brusque (SC), Descanso (SC), Joinville (SC), Estância (SE), Presidente Prudente (SP), Socorro (SP).
A mudança de uma faixa para outra traz muito mais qualidade à transmissão das ondas de rádio. É que na frequência modulada (FM) há menos ruído para o ouvinte, além de ele ter a possibilidade de escutar a rádio em aparelhos como celulares e tablets, que já contam com essa função. Outra vantagem é o aumento na diversidade de conteúdo no dial. As emissoras também ganham com a migração, pois os equipamentos para transmissão em FM são mais econômicos que os usados na amplitude modulada (AM). Sem contar no aumento de audiência, já que os usuários costumam sintonizar as estações em FM.
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, destaca que “o MCom tem se empenhado em modernizar as comunicações no País, tanto em termos de tecnologia, trazendo o 5G, quanto em termos de conectividade, ampliando o acesso à internet. E o rádio, um dos meios de comunicação mais acessados como fonte de informação e de entretenimento, também está inserido nesse contexto de atualização.” Nessa linha, o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão, complementa: “adequar todas as outorgas de rádios que até então operam em faixa de AM para a FM é uma meta que queremos cumprir até o fim de 2022”.
Balanço – Para bem acomodar todas as estações, o MCom inaugurou a faixa “FM Estendida”, que integra frequências de 76,1 a 87,5 MHz. Com essas novas autorizações, chegam a 909 o total de rádios AM autorizadas a migrar para FM desde que o processo foi iniciado. O número representa 54% do total (1.670) de emissoras que solicitaram a migração.
A equipe de Suporte do site tudoradio.com levantou as rádios AMs e suas respectivas frequências no dial FM.
Confira:
MG
Mateus Leme
Rádio 780 AM migrará para 92.5 FM classe B1.
Inhapim
Rádio Clube AM 890 migrará para 98.5 FM classe A4
Vespasiano – 95.3 classe A4 – Rádio Nossa Rádio Vespasiano AM 1250
MS
Fátima do Sul
Rádio Regional AM 1140 migrará para 102.5 FM classe A3 –
PR
Faxinal
Rádio Guaçu AM 810 migrará para 101.5 FM classe A3
Palotina
Rádio Continental AM 570 migrará para 100.7 FM classe B1
Rolândia
Rádio Cultura AM 930 migrará para 107.1 FM classe B2
São José dos Pinhais
Rádio Mais AM 1120 migrará para 88.9 FM classe A3
RJ
Petrópolis
Rádio Difusora AM 1320 migrará para 96.9 FM classe A4
São João de Meriti
Rádio Continental AM 1520 migrará para 89.9 FM classe A4
RS
Farroupilha
Rádio Miriam AM 1160 migrará para 95.7 FM classe A3
SC
Brusque
Rádio Cidade AM 850 migrará para 92.3 FM classe B1
Descanso
Rádio Progresso AM 590 migrará para 89.5 FM classe B1
Joinville
Rádio Colon AM 1090 migrará para 90.3 FM classe C
SE
Estância
Rádio TransBrasil AM 1460 migrará para 106.9 FMclasse A4
SP
Presidente Prudente
Rádio Difusora AM 900 migrará para 91.7 FM classe A4
Socorro
Rádio Socorro AM 1570 migrará para 103.1 FM classe C
Rádios AM’s de Goiânia se preparam para migrar para FM; veja novos prefixos

Comentarios Recentes
A matéria não cita as rádios (os nomes) que foram autorizadas a mudar de frequencia
Foi acrescentado na matéria.
Que bom, em fim as rádios AM da cidade do rio de janeiro começarão a migrar, embora a faixa hoje em dia esta destinada na sua quase totalidade a emissoras evangélicas (como a própria radio continental) é uma possibilidade de empregos para os radialistas…profissionais que ainda trabalham nesta faixa já que o AM está fadado ao encerramento…e por se tratar de uma igreja acredito que a assembleia de Deus não demorará a migrar..e o melhor na faixa convencional