A TV Brasil vai transmitir, ao vivo, as duas partidas da decisão da Série D do Campeonato Brasileiro 2021 com o duelo Campinense (PB) x Aparecidense (GO). Os clubes se enfrentam neste sábado, dia 6 de novembro, às 16h, no estádio Amigão, em Campina Grande (PB).
O jogo de volta pelo título da competição será no sábado seguinte, dia 13 de novembro, com mando de campo do time goiano que tem a vantagem de decidir em casa. O segundo confronto da final acontece no estádio Aníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia (GO).
A emissora pública acompanha todas as emoções da primeira disputa com a narração de Rodrigo Campos. Os comentários são de André Marques e Waldir Luiz. O árbitro Paulo Roberto Alves Junior apita o jogo de ida pela final do Brasileirão Série D.
Além da busca pela taça do campeonato, Campinense (PB) e Aparecidense (GO) garantiram vaga para a Série C da competição em 2022. Os finalistas passaram por Atlético (CE) e ABC (RN), na fase de semifinais, respectivamente. Apesar da derrota, os dois clubes eliminados também asseguraram o acesso.
Performance na temporada
Campeão paraibano de 2021, em junho, o Campinense (PB) levou o título ao vencer o Sousa (PB) por 1 a 0 no primeiro confronto da final e empatar a segunda partida por 0 a 0. Já na Copa do Brasil, a equipe não teve bom rendimento e foi eliminada ainda em março, na primeira fase, pelo Bahia (BA) com uma goleada de 7 a 1.
Eliminado nas semifinais do campeonato goiano em maio, pelo Vila Nova (GO), após empate de 1 a 1 e derrota por 1 a 0, o Aparecidense (GO) só disputou o estadual e a Série D do Campeonato Brasileiro durante esta temporada.
Desempenho no Brasileirão
Para conseguir o acesso à Série C em 2022 e decidir a atual edição do campeonato nacional, os finalistas superaram diversos adversários no decorrer das várias etapas da Série D. Os times disputaram a primeira fase regional de grupos em turno e returno. Também jogaram partidas de mata-mata. Os compromissos eliminatórios valeram pela segunda fase, oitavas, quartas de final e semifinais até a grande decisão.
O Campinense (PB) terminou a primeira fase na vice-liderança do grupo 3 com 25 pontos. A equipe paraibana teve sete vitórias, três derrotas e quatro empates. O Aparecidense (GO) conquistou o grupo 5 com 28 pontos. O time goiano triunfou em oito partidas, foi derrotado em duas e empatou quatro.
Considerando todos os jogos deste ano pela Série D até a decisão, a equipe de Goiás obteve melhor desempenho na competição que o rival, com 42 pontos, sendo 12 vitórias. Já o clube da Paraíba fez 39 pontos e conseguiu dez vitórias.
