Com o Flamengo ausente, os clubes da Série A do Brasileirão aprovaram hoje (28), por maioria, o retorno do público aos estádios. Mas como não há 100% das cidades com autorização das autoridades, houve um “remendo” para as próximas rodadas, o que prevê adiamento de alguns jogos.
A votação foi quase unânime, já que o Athletico foi o único que não aprovou a volta do público.
O retorno da torcida fica liberado para a 23ª rodada, já no próximo fim de semana. Mas Bahia x Ceará e Santos x Fluminense serão adiados.
Isso se dá porque ainda não houve permissão do governo estadual da Bahia para jogos com torcida. Em São Paulo, o aval de João Dória passa a valer na segunda-feira (4) e, portanto, não poderia envolver a rodada que acontece sábado (2) e domingo (3).
Mesmo assim, o Palmeiras não quis adiar seu jogo. A partida contra o Juventude, no Allianz Parque, domingo, será sem torcida. O mesmo vale para o Red Bull Bragantino x Corinthians de sábado, no Nabi Abi Chedid. Na 24ª rodada, os jogos em São Paulo já terão torcida.
O Bahia aceitou na reunião que o campeonato poderá avançar com público pelo menos até a 26ª rodada, já que até lá o cenário em relação ao veto do governo estadual não deve mudar.
Mais cedo, o Flamengo soltou nota dizendo que não participaria da reunião ao alegar que “não cabe aos clubes coletivamente ou à CBF deliberar sobre o retorno do público aos estádios”. A diretoria do Fla citou ainda que “não participará da reunião até para não adotar uma conduta contraditória em relação à posição que sempre defendeu”.
Os demais clubes tinham pressão para tomar uma decisão pela volta do público, já que a liminar a favor do rubro-negro — cujo efeito ficou suspenso pelo STJD — iria voltar a vigorar de qualquer forma amanhã (29).
O fato de não haver no horizonte uma definição próxima a respeito da situação na Bahia pesou para aprovação por parte dos clubes da volta do público, mesmo sem ter 100% das permissões.
No começo da reunião, os clubes até demonstraram apoio ao tricolor baiano. Mas durante a conversa, o Atlético-MG reforçou que, se o Flamengo atuasse com torcida, faria o mesmo até por ter decisão no STJD a seu favor para isso.
O jogo entre Fortaleza e Atlético-GO, sábado, 2, às 17 horas, será o primeiro evento-teste no Castelão para o retorno do público.
Jogos com público na próxima rodada
Sábado
Fortaleza x Atlético-GO
Cuiabá x América-MG
Atlético-MG x Internacional
Domingo
Flamengo x Athletico
Chapecoense x São Paulo
Grêmio x Sport
Com informações do UOL
