No início da tarde deste sábado (11), o Fluminense anunciou, através de suas redes sociais, a confirmação da transmissão do clássico contra o Flamengo, neste domingo (12), às 16h (de Brasília), no Maracanã, primeiro jogo da final do Campeonato Carioca. A partida será exibida na FluTV, canal oficial do clube no YouTube. A transmissãocomeçará às 14h (de Brasília).
Confira abaixo o anúncio feito pelo Tricolor das Laranjeiras:
Amanhã é dia de Fla-Flu na #FluTV, Tricolor! É EXCLUSIVO e GRATUITO! Vamos lutar por mais essa taça e assistir na #FluTVLive com aquele pré-jogo todo feito para vocês, a partir das 14h! Inscreva-se e ative o sininho >> https://t.co/HKiatl2C5a pic.twitter.com/nslTUCr3mX
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) July 11, 2020
Apesar dos bons números, a transmissão da final da Taça Rio teve problemas. Críticas à imagem e à equipe foram recebidas com naturalidade nas Laranjeiras, já que a live foi feita às pressas. A produtora contratada prometeu mais opções de câmera e um sinal mais limpo. Por isso, a FluTV fará mudanças para a final do Campeonato Carioca.
O narrador Anderson Cardoso chamou a atenção por não falar nomes dos jogadores rivais durante o primeiro tempo. No intervalo, houve uma mudança indicada pela diretoria, e a transmissão passou a citar mais claramente os ataques do Flamengo.
A ideia inicial do Flu, após observar as lives dos rivais Fla e Vasco, era de fazer uma transmissão parcial, voltada para os torcedores, mas mais sóbria. O problema é que não houve reuniões entre a diretoria do clube com a equipe de transmissão para direcionamento da “linha editorial” que o canal devesse seguir.
Na final, não haverá festa, claro, para lances de perigo do rival, mas os nomes serão narrados. O objetivo é aproximar a transmissão aos moldes de um jogo de Copa do Mundo do Brasil, com ênfase para o Fluminense e seus torcedores, mas com narração tradicional — com menos fôlego — para lances do Flamengo.
Mesmo com alguns erros, a equipe foi toda mantida para a decisão e fará novamente a transmissão da partida contra o Flamengo, no domingo. Anderson Cardoso narra, com comentários de Marcello Pires e Phill e reportagens de Cláudia Magalhães e Rogério Ribeiro, todos profissionais de imprensa torcedores do Fluminense.
