TV Cultura pode parar nesta sexta feira por falta de acordo salarial

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo enviou um comunicado para os funcionários da Rádio e TV Cultura, esclarecendo que o Governo estadual proibiu a Fundação Padre Anchieta de assinar qualquer Acordo Coletivo.

O que, traduzindo, significa que não há previsão de nenhum reajuste salarial para este ano e, talvez, nem mesmo no próximo.

Em 2015, a Justiça concluiu que por ser uma entidade de direito público, a FPA não estava obrigada a seguir a Convenção Coletiva das empresas privadas. E, por se tratar de uma decisão consolidada, houve o entendimento que não adiantava insistir judicialmente nesta via.

A situação é das mais delicadas. Com base na inflação acumulada desde 1º de dezembro de 2013, data do último reajuste, o índice totaliza 25,12% (INPC).

Uma assembleia marcada para hoje, cuja realização foi confirmada pela Cultura, poderá determinar uma greve geral já para esta sexta-feira.

Assembleia de jornalistas e radialistas da Rádio e TV Cultura

Dia: 11 de agosto (quinta-feira)
Hora: 13h30 e 16h30
Local: Rua Cenno Sbrighi, 378 – Bairro da Água Branca (em frente à emissora)

Confira a íntegra do edital de convocação:

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPRESAS DE

RADIODIFUSÃO E TELEVISÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Edital de Convocação – Assembleia Geral Extraordinária Unificada

O Diretor Coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo, e o Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, nos termos dos estatutos das Entidades e conforme a legislação vigente, convocam todos os empregados (as) Radialistas e Jornalistas da Empresa Fundação Padre Anchieta-Centro Paulista Rádio e Televisão Educativas, para participarem de Assembleia Geral Extraordinária Unificada, a realizar-se no dia 11 de agosto de 2016, às 13hs00min em primeira convocação e às 13hs30min em segunda convocação com turno da manhã; e às 16hs00min em primeira convocação e 16hs30min em segunda convocação com turno da tarde, na frente da portaria da empresa, situada na Rua Cenno Sbrighi, 378, Água Branca, São Paulo/SP, para discutir e votar a seguinte pauta: 1) discussão sobre os rumos da campanha salarial unificada, haja vista a recusa da fundação em sequer estabelecer uma negociação; 2) aprovação do estado de greve e autorização para notificação de greve, de acordo com os prazos legais; 3) manter a assembleia aberta em caráter permanente cuja convocação para as próximas será feita via boletins sindicais; 4) autorização para suscitar Dissídio Coletivo caso seja necessário.

São Paulo, 04 de agosto de 2016. Sérgio Ipoldo Guimarães – Diretor Coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo, e Paulo Leite Moraes Zocchi – Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

 

 

 

Adicionar Comentario

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.