O lendário cinejornal Canal 100, que reúne imagens de grandes lances do futebol brasileiro e de outros esportes, veiculadas nas maiores salas de cinema do Brasil entre 1959 e 1986, tem finalmente sua integridade preservada para a memória nacional. Os canais ESPN exibem, a partir desta segunda, 25, até o dia 29, uma série de documentários que mesclam depoimentos atuais com imagens digitalizadas da época. A operação consumiu mais de dois anos de pesquisas e três de produção, com patrocínio da Petrobrás.
Na ESPN Brasil, os filmes serão exibidos após o SportsCenter 3.ª edição, na ESPN, a partir das 19h e no ESPN+, a partir das 13h30 do dia seguinte. Vinte ídolos do esporte foram ouvidos para comentar as imagens, gente como Rivellino, Carlos Alberto Torres, Jairzinho, Tostão, Falcão e Zico. Pelé ganhou uma homenagem especial: Reviva a Espera do Milésimo, filme que conta a espera pelo milésimo gol do jogador. Tem ainda Reviva o Fla Flu Épico, sobre a partida de 1963, que reuniu o maior público da história do futebol no Brasil (177 mil pagantes), e Reviva as Feras do Saldanha, sobre o time montado pelo ex-jogador, técnico e jornalista João Saldanha para a Copa de 1970.
Também estão em cena os pilotos Wilson e Emerson Fittipaldi, por meio de imagens antigas e depoimentos sobre circuitos de rua realizados no Rio e em São Paulo. Os documentários foram idealizados por Alexandre Niemeyer, filho do criador do Canal 100, Carlos Niemeyer, e desenvolvidos pela empresa Ovo em Pé. E poderão ser apresentados nos cinemas, precedendo os filmes em cartaz.
