Mesmo com os direitos adquiridos para acompanharem ao vivo as partidas da Copa América 2015, as emissoras de rádio não estão autorizadas a transmitirem as jornadas esportivas através da internet, ou seja, o direito é valido para as ondas terrestres (AM e/ou FM). Para não deixar apenas um aviso no áudio on-line sobre a ausência do jogo, algumas emissoras tem optado em gerar outra programação via streaming. Trata-se de uma maneira de manter as atividades na internet, mantendo assim uma audiência que talvez não esteja interessada em acompanhar a partida.
Essa prática foi percebida no jogo de estreia da Seleção Brasileira, nos áudios on-line de redes como Jovem Pan AM, Jovem Pan News, BandNews FM e Rádio Bandeirantes. Essas emissoras mantiveram suas programações jornalísticas, além de informarem o placar da partida e alguns detalhes sobre o jogo, mas sem realizar a transmissão ao vivo da jornada. Enquanto isso essas mesmas rádios realizam a transmissão dos jogos, inclusive através de suas afiliadas, porém tudo via onda terrestre (em FM e/ou AM). As afiliadas devem seguir essa orientação de direitos, mantendo outra programação via internet ou suspender o serviço de streaming durante a transmissão do jogo via dial.
Outro fato curioso envolve a Rede BandNews FM. Caso o ouvinte escolha conectar o áudio on-line de outra emissora que não seja a matriz 96.9 FM de São Paulo, vai acompanhar a programação normal da rede jornalística. Isso não ocorria durante a Copa do Mundo de 2014, quando os áudios on-line da maioria das estações que cobriram o torneio mundial eram suspensos ou executavam mensagens gravadas informando a questão da abrangência dos direitos de transmissão.
Os direitos de transmissão via internet estão com a Rede Globo, que executa a cobertura ao vivo através de seu portal de notícias esportivas. Vale lembrar que o direto de transmissão via internet não foi estendido para as rádios do Grupo Globo.
Fonte: http://tudoradio.com
