Após a goleada sofrida pela Alemanha por 7 a 1 , nesta terça-feira (8), pela semifinal da Copa do Mundo, o técnico Luiz Felipe Scolari assumiu a culpa pela derrota e afirmou que a seleção brasileira ficou em pânico após o primeiro gol sofrido logo aos 11 minutos da etapa inicial.
“Quem é o responsável? Quem é o responsável, quem é colocado como técnico, quem é responsável pelas escolhas? Sou eu, então pronto. O responsável sou eu. A escolha da parte tática é minha. o responsável fui eu”, afirmou.
“Ficamos um pouco em pânico e as coisas aconteceram certo para a Alemanha e errado para nosso time”, acrescentou. “Nem sei a hora do primeiro gol, mas estava tudo organizado até o primeiro gol. Foi um branco que deu total. Foi uma pressão que deu certo e que deu errado naquele momento”.
A goleada sofrida foi a primeira derrota de Felipão no comando da seleção brasileira em Mundiais. Ele venceu os sete jogos na conquista do penta em 2002 e tinha três triunfos e dois empates em 2014. Ele ainda acumulava cinco vitórias no título da Copa das Confederações-2013.
Foi também a pior derrota sofrida pela seleção brasileira em sua história centenária. Antes, a maior goleada sofrida foi para o Uruguai por 6 a 0 na Copa América de 1920. O Brasil também foi a primeira seleção a sofrer cinco gols em 29 minutos de jogo em um Mundial.
A seleção brasileira volta a campo no sábado (12), quando enfrentará o perdedor do confronto entre Argentina e Holanda, que se enfrentam na quarta-feira (9), no Itaquerão. A decisão do terceiro lugar será às 17h, em Brasília.
Já a Alemanha aguarda o vencedor do confronto entre argentinos e holandeses. A final está marcada para domingo, às 16h, no Maracanã.
Folha de São Paulo
