A Fifa confirmou nesta segunda-feira (7) que o zagueiro brasileiro Thiago Silva está fora da semifinal contra a Alemanha, na terça-feira (8), e que o lateral direito Camilo Zúñiga não será punido pela Joelhada nas costas de Neymar que tirou o atacante da Copa do Mundo.
As duas decisões foram tomadas pelo comitê disciplinar da entidade depois de Pedidos feitos pela CBF no último sábado . Quanto à solicitação da anulação do cartão amarelo recebido pelo capitão da seleção no jogo contra a Colômbia, o órgão disse que “não há base legal” no argumento apresentado pela confederação brasileira.
A própria CBF já não acreditava que conseguiria reverter a decisão pelo fato de não existir nenhuma jurisprudência positiva para solicitações semelhantes.
A seleção brasileira queria anular a advertência dada a Thiago Silva por um choque com o goleiro da Colômbia. O lance rendeu o segundo cartão amarelo no torneio ao capitão, que terá de cumprir suspensão na semifinal.
A CBF baseou seu pedido no artigo 37 do código disciplinar da Fifa, que prevê a possível anulação de um cartão se houver um desequilíbrio no número de jogos disputados entre os dois adversários ou em “outras circunstâncias excepcionais”.
ZÚÑIGA
A segunda derrota da CBF nos bastidores da Fifa foi a decisão do comitê disciplinar de não punir Zúñiga pela entrada que tirou Neymar do Mundial.
Folha de São Paulo