As equipes de transmissão do mundo todo sofreram bastante com o forte calor em Manaus (AM), na partida entre Inglaterra e Itália, neste sábado (14), pela Copa do Mundo. Algumas emissoras, incluindo a Globo e ESPN Brasil, também tiveram problemas com áudio.
Acostumado com confortáveis cabines equipadas com ar condicionado, Galvão Bueno apareceu na tela, ao lado de Casagrande, suado e reclamando. “É bom que a gente sente o mesmo calor que os jogadores”, disse o narrador. “Eu prefiro passar por essa dificuldade a não estar na Copa”, concluiu o comentarista.
Na Band, Téo José e Neto tiveram o mesmo problema. “Está calor, mas é o melhor jogo da Copa até agora”, minimizou o ex-jogador. Milton Leite, Maurício Noriega e Edinho, no Sportv, não tiveram o mesmo problema. A emissora foi a única brasileira a utilizar uma cabine de imprensa com ar condicionado.
Em seguida, os problemas de áudio apareceram. Logo no começo da partida, o som direto do estádio da ESPN caiu, forçando William Tavares e Alê Oliveira a assumiram o comando diretamente dos estúdios. Aos 5 minutos do primeiro tempo, o áudio de Manaus voltou, com Rogério Vaughan e equipe.
Na Globo também aconteceu, mas foi rápido. Aos 7 do primeiro tempo, quando Galvão narrava um ataque perigoso da Itália, sua voz sumiu e se ouviu apenas o áudio da torcida. A falha demorou cerca de 40 segundos e Galvão retomou pedindo desculpas.
Para completar, um dos grandes destaques do jogo nas redes sociais foi a participação do humorista Geraldo Magela, deficiente visual, como comentarista da transmissão da Fox Sports 2, ao lado de Paulo Bonfá, Marília Ruiz e o goleiro Rubinho. O jornalista Paulo Arenhart, no Twitter, disse que gostou. “Magela é genial, vê mais que muito comentarista por aí”.
Num lance da Itália no primeiro tempo, Bonfá trollou Magela, dizendo que havia sido gol. No intervalo, disse que o pessoal do politicamente incorreto estava chateado com ele, por ter zombado de um deficiente visual. Era brincadeira, claro.
Transmissões
Marco de Vargas e Mauro Beting estrearam na Copa pelo Fox Sports e estavam bem entrosados. Mauro soltou durante a transmissão seu tradicional “olá”, característico da época de parceria com Milton Neves na Rádio Bandeirantes.
No segundo gol da Itália, Galvão perguntou sobre o lance para Arnaldo, que respondeu com a frase “Gol legal”. Foi uma homenagem a Mário Vianna, árbitro e primeiro comentarista de arbitragem no rádio, nos anos 1960 e 1970. Galvão parabenizou-o pela reverência ao colega, falecido em 1989.
Audiência
Segundo dados preliminares da Grande São Paulo, a partida rendeu 18,6 pontos à Globo e 5,7 à Band, que derrotou o SBT (4,0), mas perdeu para a Record (6,1).
Equipes de transmissão
Globo: Galvão Bueno (narração), Casagrande (comentários), Arnaldo Cézar Coelho (comentários de arbitragem).
Band: Téo José (narração), Neto (comentários).
Sportv: Milton Leite (narração), Maurício Noriega e Edinho (comentários), Raphael de Angeli (reportagens).
ESPN Brasil: Rogério Vaughan (narração), Mauro Cezar Pereira e Leonardo Bertozzi (comentários).
Fox Sports: Marco de Vargas (narração), Mauro Beting (comentários), Edu Elias (apresentação do intervalo).
Fox Sports 2: Paulo Bonfá (narração), Marília Ruiz, Geraldo Magela e Rubinho (comentários).
BandSports: Carlos Fernando (narração), Branco (comentários).
http://noticiasdatv.uol.com.br/
Comentarios Recentes
Bom dia
Realmente, até já havia falado sobre isso. O áudio esta péssimo, o som ambiente sobrepõe ao da transmissão e fica muito ruim para o telespectador. Com tantas preocupações nesses novos estádios, como é que deixam uma coisa dessa acontecer???? Lamentável….