A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) anunciou hoje, dia 28 de novembro, na Casa da Indústria, em Goiânia, os vencedores do Prêmio Sistema Fieg de Comunicação. Ao todo, foram doze trabalhos premiados, três em cada categoria – jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo e fotojornalismo. E o Sistema Brasil Central de Rádio conquistou 1º e 2º lugares. A matéria “A certificação e as mudanças no cenário empresarial goiano” rendeu a repórter Riva Kran o primeiro lugar. A produção foi de Vânia Savioli e edição de Marcus Leandro. O segundo lugar ficou com a repórter Karine Pinheiro com a matéria “Crescimento da indústria goiana exige mão de obra qualificada” . A produção foi de Jeniffer Jacob e Marcéli Faleiros, com edição de Eduardo Faria.
Confira todos os ganhadores:
JORNALISMO IMPRESSO
1º LUGAR – Ricardo César Sebba (O POPULAR – Rumos da economia goiana: a caminho da modernização)
2º LUGAR – Lúcia Monteiro (O POPULAR – Fornecimento de energia elétrica piora em Goiás)
3º LUGAR – Lídia Borges (O POPULAR – Especial Emprego: As 10 profissões do futuro)
FOTOJORNALISMO
1º LUGAR – Jota Eurípedes (O HOJE – Aço ganha espaço do concreto na construção civil)
2º LUGAR – Paulo José (TRIBUNA DO PLANALTO – Visão de empreendedorismo)
3º LUGAR – Ricardo Rafael da Silva (O POPULAR – Forró e Churrasco)
RADIOJORNALISMO
1º LUGAR – Riva Kran (RBC – A certificação e as mudanças no cenário empresarial goiano)
2º LUGAR – Karine Pinheiro (RBC – Crescimento da indústria goiana exige mão de obra qualificada)
3º LUGAR – Luiz Geraldo (CBN – A evolução humana da indústria em Goiás)
TELEJORNALISMO
1º LUGAR – Renata Costa (TV ANHANGUERA – Qualificação profissional)
2º LUGAR – Mônica Novaes (TV RECORD – Moda goiana alcança outros países)
3º LUGAR – John William (TV ANHANGUERA – Industrialização de Goiânia)
Este ano, o concurso trouxe novidades, como o aumento no valor da premiação e a possibilidade do participante inscrever quantas matérias quisesse. Foram distribuídos R$ 42 mil em premiações.
O concurso manteve o tema central “A Evolução da Indústria Goiana” e busca incentivar a produção de reportagens e a divulgação de informações não só sobre o parque industrial goiano, mas também sobre questões relacionadas à educação, segurança no trabalho, esporte, meio ambiente, responsabilidade social, pesquisas, certificações, entre outras no âmbito de atuação das instituições do Sistema Fieg – Fieg, Sesi, Senai, IEL e ICQ Brasil.
Somente puderam concorrer os trabalhos jornalísticos de profissionais de comunicação com registro profissional no Ministério do Trabalho, publicados no período de 1º de novembro de 2012 a 31 de outubro de 2013, em jornais, emissoras de televisão e rádio goianos.
O julgamento foi realizado em novembro, por comissão julgadora especialmente formada, veja composição: Welington da Silva Vieira, coordenador técnico da Fieg; Andrea Matias, jornalista da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Magno Medeiros, diretor da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG; José Paulo, editor de Fotografia da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Cláudio Curado, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Goiás; e Sabrina Moreira de Morais Oliveira, coordenadora do curso de Jornalismo da PUC Goiás.