Classificados para a próxima edição da Taça Libertadores da América, Santos, Corinthians, Vasco, Fluminense, Inter-RS e Flamengo já conhecem os primeiros adversários que terão pela frente na competição sul-americana.
Os primeiros times brasileiros que estrearão no torneio são o Flamengo e Internacional, que disputarão a pré-Libertadores. Quarto colocado no Campeonato Brasileiro, o time carioca vai enfrentar o Real Potosí, da Bolívia, em 25 de janeiro, fora de casa. Uma semana depois, a equipe rubro-negra recebe os bolivianos.
Se passar pelo Real Potosi, o Flamengo terá na fase de grupos o Olímpia, do Paraguai, o Emelec, do Equador, e o Lanús, da Argentina.
Já o Internacional, quinto colocado no Nacional, vai estrear no estádio Beira-Rio contra um rival colombiano ainda indefinido, em 25 de janeiro. A equipe gaúcha terá pela frente o time de melhor campanha na temporada colombiana. Assim, o adversário será o Once Caldas ou o Milionários.
Se o Once Caldas conquistar o título do Torneo Finalizacíon –disputa com o Junior Barranquilla–, o rival do Inter-RS será o Milionários. Caso seja vice-campeão, o Once Caldas entra na rota do time gaúcho. No primeiro jogo, o Júnior Barranquilla venceu por 3 a 2.
O classificado deste confronto da pré-Libertadores vai entrar no Grupo 1, que já tem o Santos, atual campeão do torneio. A chave ainda conta com o Juan Aurich, do Peru, e o campeão do Torneio Apertura da Bolívia –ainda indefinido. A decisão é entre The Strongest e Universitário. No primeiro jogo, o Strongest venceu por 2 a 0.
Já o Corinthians, atual campeão brasileiro, já conhece os três adversários que terá na fase de grupos. A equipe do Parque São Jorge pegará o Deportivo Táchira, da Venezuela, o Nacional, do Paraguai, e o Cruz Azul, do México.
Terceiro colocado no Nacional, o Fluminense terá pela frente o Boca Juniors, da Argentina, o Zamora, da Venezuela, e o vencedor do duelo entre Arsenal, da Argentina, e o Sport Huancayo, do Peru.
Já o Vasco, campeão da Copa do Brasil neste ano, pega o Nacional, do Uruguai, o Alianza Lima, do Peru, e o ganhador do confronto entre Libertad, do Paraguai, e El Nacional, do Equador.
Folha.com