As TVs pagas Sportv, BandSports e ESPN-Brasil, que compraram da Record os direitos da Olimpíada de Londres, estão enfrentando problemas com o credenciamento para a competição. A Record tem direito a 200 credenciais e pretende utilizar pelo menos 120, dividindo o restante com os outros três canais, o que é muito pouco. Segundo fontes no departamento de esportes da Rede Globo, o canal Sportv pediu mais credenciais para cobertura, mas a Record teria informado que não pretende atender os pedidos do canal pago da Globo
A Rede Globo informou também que não irá exibir nenhuma imagem da Olimpíada de Londres, no ano que vem. O jornalismo global irá agir exatamente como fez no Pan de Guadalajara, este ano, quando apenas divulgou as notícias através de notas, sem imagens.
Não houve tentativa de se negociar com a Rede Record, detentora de todos os direitos do evento no Brasil (TVs aberta e fechada), porque a direção da Globo não aceita, em hipótese alguma, colocar qualquer imagem no ar, com o logotipo da emissora dos bispos.
Alguns jornalistas da Rede Globo são a favor de se mandar uma ou duas equipes para Londres, para fazer uma “cobertura paralela” sobre a Olimpíada. A direção de jornalismo, porém, não cogita esta hipótese, pois os repórteres da emissora não teriam credenciais e só poderiam trabalhar fora das áreas olímpicas.
Uol.