Sinal analógico de TV será desligado nesta quarta-feira em Curitiba 

Em reunião nesta terça-feira (30), o Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil, decidiu pelo desligamento dos cinco conjuntos de municípios seguindo o cronograma do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) mas de forma escalonada, com início nesta quarta-feira (31) e término em 14 de março.

A decisão pelo desligamento escalonado veio após os percentuais de domicílios digitalizados e o grande número de cidades envolvidas: 186 no total.

Curitiba (PR) e outras 26 cidades terão a data final de desligamento do sinal analógico de TV mantida para esta quarta-feira (31). De acordo com pesquisa divulgada pelo Ibope, 91% dos domicílios da cidade estão aptos a receber o sinal digital de TV aberta. Portaria do governo federal exige que 90% dos lares devem estar preparados para o novo sinal.

Já nas regiões de Franca e Ribeirão Preto, em São Paulo, Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), o desligamento será escalonado. O cronograma em Ribeirão Preto e Franca já havia sido alterado, pois a data prevista para o desligamento era 30 de novembro de 2017. Agora, com o resultado da pesquisa (89%), o desligamento definitivo será em 21 de fevereiro.

Florianópolis também tem 89% dos domicílios prontos para o sinal digital. A data final para o desligamento será 28 de fevereiro. Em Porto Alegre (88%), o desligamento passou para o dia 14 de março.

A decisão do Gired dispensa novas pesquisas ou aferições e as emissoras que desejarem poderão desligar seus transmissores antes, porém nunca após a data final estabelecida.

As ações da Patrulha Digital e os Feirões Digitais continuam nas regiões. A meta do governo é garantir que 100% da população das cidades desligadas tenham acesso à TV digital.

Feirão Digital

O Feirão Digital do último final de semana (20 e 21) em Ribeirão Preto vendeu cerca de 5 mil kits digitais, com conversor, antena e cabos. Com o sucesso dessa edição, outros 22 feirões estão agendados até dia 9 de fevereiro. Campinas, Sumaré, Hortolândia e Nova Odessa também terão eventos para a venda de kits a preços competitivos e melhores condições de pagamento.

Nos feirões, também é possível visitar os stands informativos da Seja Digital para tirar dúvidas e saber mais sobre os kits digitais gratuitos distribuídos para beneficiários de programas sociais do governo federal.

A Patrulha Digital também está trabalhando a todo vapor. Alunos voluntários do Senai, treinados por técnicos da TV Globo, estão percorrendo os bairros dos municípios com o caminhão da TV digital e visitando as casas para auxiliar na instalação das antenas e conversores.

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.