Rio de Janeiro e Belo Horizonte já contam apenas com sinal digital de TV

Desde os primeiros segundos desta quinta-feira (23), 19 cidades do estado do Rio de Janeiro e 39 da Grande Belo Horizonte (MG) contam apenas com o sinal digital de TV.

Cerca de 4,5 milhões de domicílios fluminenses, ou seja, 12 milhões de pessoas, começaram a assistir à programação da TV aberta com imagens mais nítidas e sem ruídos. Em Belo Horizonte e cidades vizinhas, o sinal digital chegou para cerca de 1,9 milhão de residências mineiras, atingindo 6 milhões de pessoas.

“O desligamento nessas regiões é considerado um recorde, pois, no total, 18 milhões de pessoas serão beneficiadas com o HDTV gratuito”, afirma o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik.

As transmissões analógicas de TV foram encerradas após pesquisa Ibope divulgada na segunda-feira (20) ter constatado que 90% dos domicílios das cidades estavam aptas a receber o novo sinal. O índice mínimo atingido está estabelecido na Portaria nº 378/2016 do Ministério das Comunicações.

Interior de SP se prepara para desligamento

Já no interior de São Paulo, a partir de 30 de novembro, aproximadamente 5 milhões de domicílios das regiões de Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba, o que representa 14 milhões de pessoas, terão apenas o sinal digital. Ao todo, 158 cidades passarão pelo desligamento analógico.

Sinal digital chegará à Região Sul em janeiro

Pelo cronograma do governo federal, as capitais Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) e regiões metropolitanas terão o sinal analógico de TV desligado em 31 de janeiro de 2018. As ações para a chegada da TV digital estão sendo acompanhadas pelo presidente da Anatel e do Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil, Juarez Quadros, que visitará as três capitais em dezembro.

Dia 11, Quadros estará em Florianópolis, dia 12, em Porto Alegre e 13, em Curitiba. Ao todo, cerca de 11 milhões de pessoas de 121 municípios serão beneficiadas com o sinal digital de TV.

 

 

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.