Rio de Janeiro e Vitória terão sinal analógico desligado dia 25 de outubro

Os preparativos para o desligamento do sinal analógico de TV nas cidades do Rio de Janeiro e Espírito Santo entraram na reta final. As capitais Rio de Janeiro e Vitória e mais 24 municípios vizinhos terão o sinal analógico desligado no dia 25 de outubro, e nenhuma possibilidade de adiamento é cogitada.

Nos fins de semana, as promoções dos Feirões Digitais de kits com conversor digital, antenas e cabos, atraem a população dessas cidades, que desde cedo, enfrenta filas para adquirir o equipamento. Na parceria com lojas de eletrodomésticos, os moradores conseguem comprar antenas por R$ 39,99 e conversores por R$ 76,99. Em alguns feirões, os estoques de equipamentos chegaram a acabar.

Só no Rio de Janeiro, os feirões já aconteceram em 20 shoppings e em lojas de mais de 10 bairros da cidade. A previsão é que até o dia do desligamento tenham sido realizados 40 feirões em terras cariocas. No Espírito Santo, o Feirão Digital do próximo final de semana será no Shopping Moxuara, em Cariacica (ES).

Segundo dados do Ibope, de 28 de agosto, 76% das residências já adaptaram suas TVs para receber o sinal digital no Rio de Janeiro e 80% no Espírito Santo, mas para que o desligamento ocorra, pelo menos 90% dos domicílios devem estar preparados para receber o sinal digital de TV aberta terrestre.

As famílias que participam de programas sociais do governo federal, como por exemplo, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Luz para Todos, têm direito a kits gratuitos que podem ser retirados durante os feirões. Para conferir se o nome está na lista, basta ligar para 147. A ligação é gratuita.

O diretor de Projetos Especiais da TV Globo, André Dias, participa de todos os feirões e acompanha de perto a digitalização das cidades. Segundo ele, o que falta é o “boca a boca” entre vizinhos. “Quando andamos nas cidades do desligamento vemos que a campanha de divulgação é forte. Há divulgação em campanhas de TV, jornais, outdoors, feirões, mas, ainda assim, tem gente que não fica sabendo da importância de se adequar no prazo. Por isso, toda vez orientamos os moradores para avisarem seus familiares e vizinhos para que ninguém fique sem TV”, conta.

Já em Belo Horizonte (MG), na quarta-feira (11), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) Juarez Quadros visitou o ponto de distribuição de kits da Seja Digital e entregou o de número 310 mil. Até a data prevista para o desligamento, em 8 de novembro, outros 156 mil kits deverão ser distribuídos às famílias cadastradas.

No dia 29 de novembro, algumas cidades da região metropolitana de Belo Horizonte e do interior de São Paulo terão o sinal analógico desligado. Já as capitais Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS) têm desligamento previsto para 31 de janeiro de 2018. A previsão é que todo o Brasil seja 100% digital em 2023.

 

 

 

Adicionar Comentario

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.